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A liderança do amanhã 

Notícia | 17/01/2023

Ana Clara Lima

De acordo uma pesquisa publicada pela Manpower Group, 64% das companhias são financeiramente prejudicada por praticar o desenvolvimento de habilidades comportamentais em seus times. Hoje em dia, é cada vez mais comum nos depararmos com novos meios de conviver no ambiente laboral, sendo indispensável saber se relacionar bem com o coletivo, principalmente quando falamos sobre os cargos de liderança. Para os inseridos nessa função, dominar as habilidades comunicativas é fundamental para manter a cultura organizacional em prática, sendo extremamente relevantes aspectos como empatia e confiança. Sendo assim, compreenda o papel da direção em desenvolver os líderes do amanhã. 

É importante desenvolver as lideranças 

Para alcançar uma boa posição no mercado, é preciso adquirir muitas experiências e habilidades. Seja qual for o segmento, os cargos de chefia são significativamente cobiçados pelos funcionários, tendo em vista a busca constante pelo crescimento na hierarquia de uma entidade. Por essa razão, focar na capacitação dos profissionais do futuro é fundamental para acompanhar as tendências humanizadas do mercado.

Conforme dados da FGV e Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, existe uma relação positiva entre o nível de comprometimento da liderança com os valores das organizações e a sua taxa de retenção de talentos. Nesse sentido, fica nítido como fazer uma análise sobre as demandas dos setores, conversar com o time e descobrir seus interesses fortalece o alinhamento da visão sobre plano de carreira com as dinâmicas da firma. 

Desse modo, é interessante ressaltar como essa capacitação é benéfica para todos as partes. “Esse tipo de programa fortalece a cultura de liderança em todas as equipes e isso impacta na motivação dos colaboradores de forma positiva. Somos e lidamos com seres humanos desde sempre, independente da história, formação e dos talentos naturais de cada um”, comenta Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo Aprendizagem Corporativa. 

A chegada das novas gerações

Nos últimos anos, a Geração Z atingiu a maioridade e já começou a adentrar o mercado de trabalho em seus respectivos nichos. A chegada de um novo grupo é frequentemente considerado algo impactante, tendo em vista a sua energia e vontade de construir o novo, agregar ideias revolucionárias aos métodos e rotinas obsoletas. Esses jovens carregam essa característica comum e muitos deles já ocupam cargos considerados sêniores. 

Segundo o relatório Great Place to Work, as Gerações Y (Millenials) e Z já representam 60% da força de trabalho global. A partir desse viés, fica claro como os gestores devem estar preparados para lidar com os quadros cada vez mais diversos e homogêneos. Nesse meio, temáticas como qualidade de vida, flexibilidade e saúde mental estão em alta. 

Sobre o assunto, não podemos negar a existência dos conflitos geracionais. No entanto, é possível trabalhá-los de uma  maneira positiva para todos. “Vemos agora a chegada de uma nova população economicamente ativa já alfabetizada na era digital, diferentemente das outras gerações anteriores das quais carregam muitos pensamentos e crenças analógicas. Para alcançar um equilíbrio entre todos, por muitas vezes os mais velhos, devem estar abertos para as novidades, quebrar antigos paradigmas dos quais não fazem mais sentido”, pontua Heloísa Capelas, especialista em  autoconhecimento e comportamento humano.

Nesse cenário de mudança de crenças e comportamento, a principal aliada para enfrentar esses desafios é a inteligência emocional. Isso ajuda na compreensão acerca dos objetivos e visões de mundo, sendo uma grande oportunidade a troca de vivências dos mais antigos com as expertises virtuais dos mais novos. Dessa forma, é indispensável a diretoria ter consciência da sua função e como ela impacta as pessoas. 

Além disso, não se pode esquecer do grande objetivo final de fazer tudo dar certo. Em conjunto e harmonia, fica mais fácil atingir essa meta com qualidade e praticidade. “É preciso fortalecer a capacidade de ouvir, legitimar o pensamento do outro e aceitar o fato dos erros poderem continuar acontecendo, seja aderindo às ações das quais sempre deram certo ou seguindo novas ideias. Para isso, a inteligência emocional é fundamental, independentemente do contexto”, complementa Heloísa. 

A liderança precisa ser humanizada

O Recursos Humanos é responsável por ampliar a influência dos gestores sobre as pessoas. Dispor de uma maestria comunicativa é essencial para gerar uma conexão entre os membros da entidade. Nessas horas, observar de forma ampla qual o melhor caminho a ser seguido é o diferencial de um líder de sucesso. Para isso, é crucial distanciar-se das questões operacionais quando preciso e identificar os recursos disponíveis para gerenciar os indivíduos. 

Nesse contexto, esclarecer a construção de estratégias com todos os funcionários ajuda na formação de um ambiente leve e com propósitos claros. “Muitos chegam a um cargo de gestão imaginando a necessidade de tomar decisões solitárias, informar soluções prontas e cobrar resultados dos funcionários. Entretanto, é importante o planejamento ser descentralizado para o time inteiro estar comprometido e engajado. Um gestor deve saber se comunicar de forma significativa, traduzir o porquê do negócio e não ordenar como deve ser feito cada detalhe operacional”, ressalta Martinelli. 

Torna-se evidente, portanto, a importância dos profissionais de RH não deixarem o investimento de lideranças para depois. A inovação traz a capacidade de correr riscos e nada nos impede de errar de jeitos diferentes do passado. Por isso, é imprescindível fornecer as estruturas essenciais para desfrutar de uma maior qualificação. Afinal, preparar um líder também é desenvolver sua equipe e transformar a maneira como todos trabalham na firma. Assim sendo, qualquer um será capaz de evoluir junto!

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