Ao contrário de um pensamento muito comum, ser um empreendedor não significa apenas abrir seu próprio negócio. O conceito é bem diferente, além de fundar a sua própria organização, a pessoa com essa característica fez algo revolucionário e totalmente novo no mercado. Além disso, eles também estão inseridos em outras companhias, não necessariamente são donos de um estabelecimento, mas de uma ideia inovadora para o nome do qual ele contribui. Você se identifica com essa categoria empresarial? Para descobrir mais sobre quais competências compõem esse perfil, fique até o final desta matéria e confira.
Muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio
A especialista Caroline Marcon, formada em direito e administração, define o empreendedorismo pela capacidade de resolver os problemas dos outros de maneira eficiente e viável do ponto de vista financeiro. Dessa forma, para ter sucesso nessa posição, a pessoa precisa saber identificar de maneira clara suas habilidades, ou seja, aquele responsável por te fazer bem e seus valores pessoais. Tudo isso baseia o modo como o indivíduo oferecerá seus serviços. “Garra, coragem e autoconfiança são qualidades fundamentais para quem tem tendência a esse aspecto”, diz.
Seguindo essa intenção de identificar as suas skills uma pesquisa recente do próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a partir da pergunta: “Você sonha em ter o seu próprio negócio?”, revelou como a maioria com a intenção de adentrar esse meio busca se aprimorar antes de grandes passos. Dos 17.488 respondentes, 52,97% pretende, talvez no futuro, mas depois de conquistar mais experiência, 17,53% diz sim, em função de obter mais tranquilidade e controle sobre a vida, 14,57% quer ser seu próprio patrão e não trabalhar para ninguém. Ao contrário desses números, 11,02% não tem esse sonho, pois será mais feliz fazendo parte de uma organização já estruturada, por fim, apenas 3,92% nega essa vontade, afinal, sabem os riscos e preferem ter mais paz e sossego.
Para quem realmente quer usufruir do título, algumas competências devem compor o seu perfil
Para analisar se você está apto para exercer esse ofício, vale conferir a lista das características fundamentais de quem carrega esse título em sua carreira. Então, a Vice-Presidente da BNI Brasil - Business Network International, Mara Leme Martins, elenca dez competências estimadas pelo meio empresarial:
1- Liderança: como abrir um negócio se não existe o espírito de liderança? Essa característica é essencial, pois provavelmente você terá uma equipe. “Saber gerenciar pessoas e negócios não é uma tarefa fácil e um empreendedor deve ter esse dom de natureza, ou então fazer cursos para desenvolver esse requisito. Uma boa companhia sempre tem uma ótima gestão por trás”, explica a especialista.
2- Humanização: é necessário compreender se o colaborador está passando por algo na vida pessoal e profissional. Isso porque, as duas precisam estar alinhadas com o mesmo propósito. Além disso, vale frisar o fato de lidar com pessoas e não com objetos. “Indivíduos felizes produzem mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros acreditam em como o seu propósito de vida está conectado com seu trabalho atual. A responsabilidade de um líder é engajar o seu colaborador a não desmotiva-lo”, explica.
3- Espírito de equipe: de acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações vindas de contatos, provando o valor de desenvolver uma atividade em grupo adequada.
Por isso, assim como saber liderar e ter ideais de humanização, um gestor também deve possuir espírito de equipe e senso para delegar funções. “Algumas pessoas realizam todo o trabalho e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário investir em colaboradores, com funções específicas, para eles ajudarem no desenvolvimento das atribuições e melhorem os resultados da empresa. Cada um pode agregar de alguma forma para o crescimento da corporação”, salienta.
4- Autogestão: essa soft skill não é apenas importante para o empreendedor, mas também para o colaborador com a intenção de crescer dentro de uma organização. “Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais. Ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão trabalhando home office. Logo, o diligente necessita dela e também apostar em talentos com o pensamento no bem-estar e desenvolvimento da corporação”, comenta Mara.
5- Resiliência: dentro desse universo existem muitos problemas e eles aparecem a todo momento. “Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar a marca. Então saber agir sobre a pressão de uma adversidade é de extrema importância para o perfil”, diz.
6- Planejamento: conseguir incluir prazos e definir bem as suas atividades, bem como as tarefas da equipe, é uma característica essencial para aqueles com o desejo de inovar. “Desenvolver as atribuições de forma objetiva torna possível gerar resultados mensuráveis e criar um controle maior sobre o seu projeto", explica.
7- Sede de conhecimento: existe uma forte opinião hoje em dia sobre não ser mais necessário estudar para empreender. Afinal, com a chegada da Internet, ganhar dinheiro on-line se tornou uma opção para muitos jovens. No entanto, vale lembrar: podem tirar tudo de você, menos o conhecimento. “Por isso, ter vontade de estudar, investir em cursos é sempre relevante para seu crescimento e também o da sua empresa. Aprender nunca é demais”, complementa.
8- Inovação: é preciso ter uma mente inovadora, ou seja, estar sempre pensando em ideias e melhorias para a corporação. “Isso vale também para noções de melhorias na estrutura física da instituição, ou até em medidas para beneficiar um funcionário”, salienta.
9- Autoconfiança: a partir dela é possível ser capaz de enfrentar qualquer dilema em sua jornada. “Quanto mais confiante, se torna cada vez mais cabível racionalizar as tomadas de decisões. Caso você esteja inseguro, pode acabar se afundando nos problemas e triplicando os gargalos de uma corporação”, alerta.
10- Comprometimento: o empreendedor precisa cumprir com uma agenda de tarefas, ele, geralmente, tem muitas responsabilidades em suas mãos. Tudo isso requer um comprometimento sério com todos os afazeres. “Além disso, ele deve servir como um exemplo para quem trabalha no local”, finaliza.
Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número recente e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.
O Nube acredita no seu potencial e está disposto a promover o seu crescimento com a contratação dos melhores talentos!