Como está o seu psicológico neste início de ano? Avançar um ciclo é um momento poderoso, no entanto, repleto de desafios. O movimento de olhar para trás em busca de referências a fim de progredir pode ser um trajeto doloroso. Da mesma forma como recorda-se conquistas, mágoas e sonhos deixados pela metade também vem à tona. Para enfrentar esse processo sem abalar as estruturas, é preciso trabalhar o consciente e saber valorizar as lembranças corretas. Com esse intuito, deve-se buscar por instrumentos – como a leitura – capazes de desenvolver soft skills importantes. Quer explorar alguns exemplos deles? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Para esta semana, o Nube poupa os seus esforços e dispõe de um catálogo repleto de obras perfeitas para acalmar os ânimos e focar no desenvolvimento. Com referências nacionais e internacionais, o objetivo é instigar o autoconhecimento e impulsionar a evolução individual. Para isso, a dica é munir-se de métodos e repertórios capazes de impulsionar o seu conhecimento. Encontre, nos escritos, mensagens com o poder de vencer o estresse, aplainar a rotina e ampliar os horizontes ocupacionais. Dessa maneira, encontrar a vaga dos seus sonhos será mera questão de tempo. A fim de ampliar seu currículo particular e crescer perante o mercado, veja os exemplos abaixo!
“Mentes Ansiosas”, de Ana Beatriz Barbosa Silva
Lançado em outubro de 2011, pela renomada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e Silva, o livro visa combater o medo vigente à rotina. Para tanto, aborda-se cada uma das questões por mais de um ponto de vista. Aqui, a ansiedade parte-se em múltiplas manifestações e é compreendida em um contexto geral. O estresse, por exemplo, passa a ser percebido apenas como mais um dos fatores componentes do quadro de desassossego. Além disso, há o esforço de transportá-lo para uma visão menos pessimista. Dessa forma, despe-se o contexto de seu manto prejudicial e revela-se o fator de normalidade. Os períodos de irritação complementam o complexo comportamental do cotidiano.
No decorrer das páginas, entende-se como – na verdade – o real problema dá as caras somente quando agravado. A impaciência é um item corrente à rotina, a qual pinta telas com personalidade e até pode ajudar como fonte de motivação. Entretanto, quando evolui ao ponto de se tornar um transtorno pós-traumático, generalizado ou de pânico, as consequências podem se agravar. A fim de combater esse desenvolvimento nocivo, Ana Beatriz utiliza de uma linguagem objetiva e acessível, a qual analisa os desdobramentos dos distúrbios. Ficou interessado? Então, visite a Editora Principium e abrace a paz interior.
“Permissão para sentir”, de Marc Brackett
Elaborado em setembro de 2021, pelo pesquisador Ph.D. em psicologia, Marc Brackett, o volume procura criar um sistema capaz de auxiliar pessoas de todas as idades a compreenderem seus sentimentos. O segredo, por muitas vezes, está em acessar o coração com sabedoria. Dessa forma, abre-se ao mundo, a fim de viver suas experiências com intensidade, de maneira seletiva. O elemento disparador do discurso vem da infância de Brackett, quando seu tio perpassou por preconceitos e críticas até atingi-lo diretamente e questionar: como você se sente? Com base nessa indagação, o pesquisador ressalta como não é errado apresentar emoções negativas – incorreto é escondê-las.
A sucessão de capítulos é preenchida por uma investigação pessoal, a qual perdura por décadas. Trata-se do esforço do psicólogo em encontrar as raízes do bem-estar psíquico. Essa pesquisa resulta na exposição de uma metodologia capaz de reconhecer, rotular e regular as sensações – sejam elas positivas ou não. A fim de amarrar o levantamento científico e levá-lo ao grande público, acrescenta-se uma série de relatos particulares, os quais dão cor às folhas em branco. Quer deixar de ser prisioneiro de sua própria mente? Recorra à Editora Sextante e alcance esse objetivo!
Quer conhecer outras obras ideais para cuidar de si mesmo? Clique aqui e confira um de nossos textos semanais sobre o tema!
“A linguagem das emoções”, de Paul Ekman
Publicado em março de 2011, pelo psicólogo norte-americano, Paul Ekman, o volume busca revelar a linguagem por trás das expressões faciais. Pioneiro no tema, o autor debate a respeito de como o controle das emoções não se trata de uma habilidade inata. Pelo contrário, adquirir essa competência exige tempo e maturidade. O trunfo surge, portanto, por meio de uma proposição de Ekman: e se conseguíssemos adiantar esse ensinamento a partir de técnicas e a absorção de conhecimento? É a partir desse ponto por onde a identificação de sinais tende a aparecer.
Por entre pontos, vírgulas e travessões, compreende-se como esse recurso tem o poder de ampliar a percepção de mundo de quem o aprimora. A questão não reside em descobrir quem mente ou fala a verdade, porém em entender o entrelinhas da comunicação. Ou seja, perceber – pelas reações do outro – se as atitudes tomadas são impulsionadas por medo, inveja, orgulho ou até mesmo maldade. Dominar essa ferramenta fornece elementos capazes de agregar jogo de cintura e maleabilidade aos diálogos. Procure conhecer a si mesmo e espelhar esse know how no entendimento do próximo. Ficou empolgado com essa possibilidade? Procure pela Editora Lua de papel e desenvolva novas aptidões.
Curtiu as nossas indicações? Então, fique ligado, abra-se para as experiências, permita-se sentir e, claro, compartilhe já com os amigos! A hora para ultrapassar os bloqueios da apreensão e nervosismo é agora, basta ter iniciativa e buscar por conhecimento! Com garra, razão e persistência, o seu futuro só tende a se tornar ainda mais promissor. Quem retira as ideias da cabeça e as coloca em prática, aproxima-se do sucesso. Portanto, ponha o conteúdo adquirido em exercício e alcance o êxito.
Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
Além disso, atente-se às nossas demais matérias. Aos finais de semana, sempre publicamos em nosso blog outras dicas de cursos, concursos e exposições. Dessa maneira, conseguimos abrir mais portas a fim de incrementar o seu currículo!
O Nube incentiva a leitura, preza pelo bem-estar e acompanha o seu sucesso!