A alma do negócio é responsável por ditar as regras. Para sobreviver no mercado, é preciso dispor de dinâmicas coesas tanto no âmbito interno quanto externo. Quando há o devido acompanhamento quanto às tendências globais, fica fácil e prático seguir o ritmo nos mais variados setores. Como nunca, a priorização do trabalho em conjunto está em alta, sendo indispensável investir nas competências de apoio mútuo. Pensando nisso, as empresas estão dedicando cada vez mais o seu tempo e dinheiro para hábitos inclusivos e acolhedores com todos os seus grupos, indo desde os colaboradores até os clientes. Sendo assim, compreenda como esse novo cenário pode gerar melhores resultados para todas as partes envolvidas.
Qual foi o cenário de 2022?
Segundo a HDR Connect, 72% dos gestores de Recursos Humanos relataram o período emergencial como o principal responsável por alavancar o valor e compreensão acerca dos respectivos papéis das instituições. Dentre os entrevistados, 59% deles vislumbraram nesse momento a oportunidade de se tornarem mais visíveis e influentes. Ademais, 60% dos trabalhadores notaram mudanças positivas na atuação do ramo, desde a adoção de condutas mais propícias e com foco total nas pessoas.
Nesse contexto, fica claro como a pandemia trouxe inúmeras transformações para o ambiente de trabalho e como 2022 enfrentou significativas adversidades pelo fato de ter sido o ano da retomada das atividades presenciais. De acordo com Francisco Pereira, CEO da Trademaster, adaptar- se ao modelo híbrido foi o principal desafio do ano. “Para esse momento, desenhamos um escritório funcional, fizemos novas contratações estratégicas e mudamos o posicionamento da cultura da empresa”, comenta.
Além disso, o ciclo em questão foi de extrema importância para uma melhor compreensão do mercado, tendo em vista um melhor cálculo e planejamento sobre os limites de cada esfera. Agora, a capacidade de se flexibilizar deverá evoluir constantemente. “Isso vai gerar a necessidade de manter as equipes mais engajadas, especialmente em um ano no qual o crescimento econômico ainda é incerto”, complementa Pereira.
O funcionamento das organizações!
Desde 2020, ficou nítido como as tecnologias vieram para ficar e como vão participar ativamente da vida de todos. Após esse período, as operações laborais sofreram modificações significativas no cotidiano dos indivíduos, sendo indispensável estar preparado e devidamente preparado para essa nova realidade. Isso culminou na expansão de questões como a intensificação do pensamento crítico, flexibilidade, capacidade de aprendizado e produção das equipes, além do estímulo às habilidades técnicas.
Nesse sentido, é essencial incentivar e motivar grupos a assumirem o controle de seus processos de desenvolvimento mediante uma ligação direta com o proceder implementado e pregado pela firma. “O ponto de partida é entender sua cultura de forma profunda pela ótica dos colaboradores para conseguir priorizar, com eficácia, suas oportunidades de melhoria, bem como seus pontos fortes. Por meio de dados e análises assertivas é possível traçar estratégias impulsionadoras da cultura e engajamento”, pontua Lívia Brandini, CEO da Kultua.
Invista na cultura organizacional!
Conforme os dados da Pesquisa Global de Cultura Organizacional, realizada pela PwC, 69% das lideranças empresariais apontam grande parcela do sucesso obtido durante o período pandêmico como resultado dos valores e de todo o ambiente da instituição. Dessa maneira, as soluções voltadas para o engajamento do quadro são uma grande aliada da gestão de cultura organizacional. Sendo assim, confira como a adoção desses protocolos pode ser vantajosa para todos os envolvidos.
A inovação gera novos negócios: o apoio e incentivo ao pensamento criativo e experimentação pode facilitar o trabalho do colaborador, seja a partir de grandes ou pequenas transformações. Para manter os profissionais engajados nas organizações, é preciso inovar tanto para os clientes internos quanto externos. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. Isso só é possível com uma boa gestão da cultura da empresa”, ressalta Lívia.
Desfrute da retenção de talentos: quando a valorização e reconhecimento viram rotina em um espaço de desafios, experiências e desenvolvimento, enxergamos a permanência dos membros da equipe na entidade. Apesar dos salários e benefícios ainda serem cobiçados, a conjuntura citada acima se faz um grande diferencial frente à concorrência. Com a decisão dos funcionários em continuar, há uma significativa diminuição de custos em processos seletivos, pois a rotatividade das pessoas na corporação será reduzida.
O aumento da produtividade é constante: as práticas de engajamento impactam diretamente o desempenho do staff, tendo em vista a sua relação com a satisfação e confiança dos indivíduos. Isso auxilia no aprimoramento e performance das funções, além de proporcionar circunstâncias favoráveis para sentimentos positivos, como criatividade e diferentes formas de produzir. “Para isso, é necessário também haver uma cultura forte, coesa e autêntica para tornar o time, de fato, agente pertencente ao ambiente”, pontua a fundadora e CEO da Kultua.
O impulsionamento do lucro é colocado em prática: por meio de uma gestão estruturada sobre suas filosofias e metas, viabiliza-se um rendimento natural e progressivo. Sob essas condições, o negócio desfruta de prosperidade e alinha seus objetivos de crescimento em prol do bom funcionamento da companhia.
A vantagem competitiva faz a diferença: o alinhamento entre os discursos e práticas da entidade é um recurso estratégico para garantir concorrência e um bom posicionamento nela. A partir da coerência cultural, há um maior entendimento sobre os comportamentos e condutas instalados no local. Desse modo, fica nítido o modelo de operação e suas possíveis influências, tais como a forma como os indivíduos se relacionam e o quanto estão dispostos a implementar mudanças.
Torna-se evidente, portanto, como se manter atualizado e empenhado nas tendências é algo positivo para os integrantes dos mais variados mercados. Mediante rituais de gestão personalizados, é possível ir cada vez mais longe no mundo dos negócios. Assim, há uma melhora não apenas na jornada dos funcionários, como também na promoção de uma valorização e lucratividade da marca.
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