No fim de ano, grande parte da população é agraciada com o décimo terceiro salário. Essa bonificação está presente nos acordos de carteira assinada, como funcionários efetivos e jovens aprendizes. Sendo assim, estagiários não têm esse direito, pela não criação de vínculo empregatício. Portanto, quem recebe esse dinheiro deve utilizá-lo com consciência para fazer um bom proveito.
A importância do planejamento financeiro neste momento
Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese, esse pagamento injetará cerca de 250 bilhões de reais na economia brasileira em 2022, chegando a 2,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Esse momento gera muita expectativa, seja para comprar presentes, pagar dívidas ou até mesmo fazer novas. Se não for bem aproveitado, o 13º pode acabar rapidamente e, em vez de ser uma solução, aumentar o problema das finanças.
De acordo com a palestrante e consultora financeira da Zetra, Andreza Stanoski, falta conhecimento sobre o assunto para a população. “O brasileiro, infelizmente, gasta pouco tempo aprendendo educação financeira e vê esse acréscimo como uma forma de ‘autocompensação’. Muitas vezes isso acarreta o aumento de débitos e mau uso do benefício”, explica.
Para a especialista, essa é uma ótima oportunidade para iniciar a organização das finanças. Um dos principais vilões para acabar com o orçamento são as épocas festivas. Seja a Black Friday ou mesmo o Natal, o apelo e propaganda são direcionados para levarem as pessoas a gastarem mais.
Dessa forma, é importante não sair comprando de qualquer maneira, apenas porque uma oferta parece interessante. Saiba bem quais são suas necessidades reais e acompanhe os preços por um longo período. As redes sociais funcionam com algoritmos potentes e avaliam o perfil do usuário para oferecer produtos com base nos gostos desse indivíduo, coletando informações. Normalmente, entre janeiro e fevereiro, existe a troca de coleções e a chegada de lançamentos, deixando os itens antigos mais baratos.
Grande parte das dívidas e contas são recorrentes, ou seja, é possível traçar uma média de gastos ao longo do ano. Dessa maneira, é fundamental saber as despesas fixas e o quanto ganhará de remuneração. Se esse cálculo der certo sem o 13º, muito melhor. Porém, em caso contrário, utilize-o como uma forma de renda. Lembre-se, nos primeiros meses, chegam vencimentos como material escolar, IPVA, IPTU e outros impostos.
Muitos brasileiros aproveitarão para pagar dívidas
De acordo com pesquisa da Onze, apesar de ter demonstrado uma leve queda em relação a 2021, quando 50% dos entrevistados estavam endividados, o número de 2022 ainda é bastante expressivo: 43% estão com atrasos, sendo 67% negativados. O problema mais comum é o cartão de crédito (64%), seguido pelo empréstimo (26%) e pelas contas da casa (24%).
Quando perguntados sobre as causas, 34% dos respondentes apontaram a alta no preço dos alimentos como grande vilã. Na sequência aparece o desemprego, com 22% das respostas e a desorganização financeira, com 17%. A pesquisa mostra ainda uma queda no percentual de pretensão em usar parte do décimo terceiro para compras de Natal: 26% em 2021, contra apenas 9% em 2022.
Por outro lado, 85% estão otimistas para o próximo ano. O principal motivo é o bom momento pessoal (40%). "O atual cenário econômico de crescimento da inflação e consequente alta dos preços deixou muitos brasileiros com dificuldades nas finanças. No entanto, 17% estão nessa situação por desorganização”, comenta a consultora financeira Ana Paula Netto.
No entanto, só 7% pretendem investir esse bônus e, a maior parte (38%), aplicará entre 20% e 50% do total. Entre eles, a maioria pretende alocar em renda fixa (32%), seguida por poupança e fundos de investimento, ambos com 21%. O principal argumento de quem não vai aderir essa prática é ter outras prioridades de gastos (40%).
É interessante investir o décimo terceiro
Para quem tem essa possibilidade, é uma ótima opção. Afinal, estará multiplicando os recursos. “A alta taxa de juros da economia pode gerar lucros consideráveis. Apostar em renda fixa pode ser uma boa alternativa, principalmente para os investidores em busca de segurança. Se a pessoa não tiver conhecimento na área, esse é o ideal”, explica o educador financeiro, Tiago Cespe.
Nesse cenário, estão os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Eles funcionam como se alguém emprestasse o dinheiro para o banco e, em troca, a instituição pagasse os juros ao final do período estabelecido. “Antes de começar, é importante também analisar o seu perfil, se é mais conservador ou gosta de correr riscos, quais são os planos e as expectativas”, afirma Cespe.
O mais aconselhado é procurar um escritório para orientação e assessoria, evitando cair em golpes. Os mal intencionados sabem como o momento é propício e aproveitam para anunciar promessas nas redes sociais. “Não existe ganho rápido em um curto período, então é preciso conversar com um especialista para não cair em ciladas e amargar prejuízos”, complementa o educador.
Outras opções para utilizar o décimo terceiro
Cada indivíduo vive sua realidade e tem suas prioridades. Por isso, não existe apenas um jeito de usar o 13º. Nesse sentido, confira algumas possibilidades e identifique se alguma delas combina com a sua situação:
Uso imediato:
A inadimplência bateu recordes no Brasil em 2022. De janeiro a setembro, foram registradas nove altas consecutivas do número de endividados. A situação abrange mais de 68 milhões de cidadãos, segundo dados da Serasa Experian. Isso é motivo de preocupação, pois o passar do tempo significa aumento dos juros e das restrições de crédito, comprometendo ainda mais a renda. Nesse caso, a orientação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec é recorrer aos órgãos de defesa, para buscar a renegociação com os credores e orientações. Logo, a bonificação de dezembro pode ajudar.
Compras de fim de ano:
Quem está com as contas em dia tem maior liberdade com as finanças. As comemorações de final de ano representam mais gastos com presentes, confraternizações e viagens. O consumidor pode fazer essa escolha, mas o ideal é realizar um planejamento prévio. Pesquisar preços e aproveitar promoções são estratégias válidas e fazem a diferença.
Reserva para o início do ano:
O início do ano é tradicionalmente mais caro. Uma dica da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Proteste é destinar o salário extra para essas despesas e, assim, ter mais tranquilidade nos meses seguintes.
Portanto, fique ligado nas dicas e coloque-as em prática na sua vida. Dessa forma, você poderá se organizar melhor e ter um 2023 mais saudável. Se você está em busca de uma vaga de aprendiz para também receber esse benefício, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!