O estágio remunerado é uma das primeiras formas de contato para os jovens começarem a ter uma vivência com o mundo corporativo e darem os primeiros passos rumo à independência financeira. Essa fase da vida profissional é muito importante para podermos adquirir experiência, além de ser um grande diferencial na formação de qualquer indivíduo.
Como existe mais de uma modalidade para estudantes, é completamente normal surgir dúvidas sobre o funcionamento de cada uma delas. Pensando nisso, fizemos esse guia para te ajudar e explicar mais sobre os aspectos do estágio remunerado. Continue a leitura e aproveite!
O que é e como funciona o estágio remunerado? Entenda mais!
É um programa formal, desenvolvido e oferecido por empresas para oferecerem possibilidades aos alunos, sendo uma oportunidade de se tornarem possíveis futuros funcionários da organização, caso haja um bom desenvolvimento na função desempenhada durante o período exercido.
Além disso, é voltado para estudantes, seja dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio, educação especial ou do ensino superior.
Contrato de estágio remunerado e limite de horas, fique por dentro!
O contrato e todas as regras a serem seguidas pela companhia e pelo contratado são determinadas na Lei nº 11.788/2008. Assim como a carga horária e o seu limite de horas:
Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:
I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
Remuneração base
O valor da remuneração deve ser negociado antes da assinatura do termo de compromisso e a média da bolsa-auxílio varia. Outras vantagens podem ser adicionais na contratação, como: plano de saúde, auxílio-alimentação e mais benefícios oferecidos pelo estabelecimento, ficando a critério da mesma de disponibilizar ou não.
Recesso remunerado
Apesar de não ter vínculo empregatício, ele tem o direito a um período de recesso a cada 12 meses. Além disso, o ideal é coincidir com as férias/recesso da sua escola ou faculdade, para obter um descanso mais proveitoso.
Duração do estágio
A duração máxima é de dois anos. Em muitos casos, pode ocorrer a renovação por mais um ano. Após esse ciclo não poderá ser mais renovado. Entretanto, caso a corporação tenha interesse em continuar com o formando, pode efetivá-lo como um colaborador regularizado no seu quadro.
Esse prazo pode ser diferente no caso de ser um portador de deficiência, assim como é citado no Art. 11.
Art. 11. A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
Qual é a diferença entre estágio não-remunerado e remunerado?
Muitas pessoas optam por estágios não remunerados para ganhar o conhecimento devido na área de atuação. Além disso, visam a reputação do local e a chance de estagiar ao lado de especialistas renomados do campo. Se será ou não bonificado, cabe verificar as informações do contrato especificado entre a firma e a pessoa.
Benefícios do estágio remunerado para empresa e o colaborador
Devem ser mútuos para ambos. Para o estagiário, é um ótimo momento para vivenciar e identificar se continuará tendo interesse em seguir no ramo escolhido, entender mais sobre a carreira e analisar todo o meio ao seu redor.
Esse também é o momento de criar vínculos com pessoas do seu campo profissional e começar a se inteirar ainda mais no ambiente e, caso goste e queira continuar atuando no segmento, poderá construir uma reputação para ganhar mais credibilidade para a posteridade.
Assim como é vantajoso para o estudante, o empreendimento também tem suas bonificações, por contar com uma nova pessoa para integrar sua equipe, receber ideias e percepções novas, além de ter a possibilidade de realizar uma contratação efetiva desse estagiário, caso ele tenha um bom progresso na função.
Exigências da contratação
O empregador conta com uma série de exigências a serem seguidas, geralmente, elencadas nas normas do seu segmento. Por isso, o indivíduo deverá aprendê-las e, quando já estiver no âmbito laboral, segui-las rigorosamente para exercer a sua atuação. Caso você esteja buscando uma chance de estagiar, deve ficar atento durante a entrevista a itens como:
- Comportamento:
Seja na vestimenta, linguagem ou atitudes; - Senso de responsabilidade:
Mostre seu empenho e o motivo a querer ingressar naquela marca, além de manter uma conversa fluida para o entrevistador conhecer mais sobre o seu perfil;
Esses são os passos mais analisados para a entrada em um estágio remunerado e, como sabemos, atendendo aos requisitos, você aprenderá o restante durante seu período, enquanto é exercida a função.
O guia sobre estágio remunerado para você iniciar uma carreira de sucesso
Portanto, o estágio é o caminho ideal para entender como funciona a sua futura área de atuação, para ganhar prática e aumentar a possibilidade de continuar na empresa, efetivando-o. Para isso, tenha foco e se estiver prestes a conseguir uma oportunidade, aproveite o máximo possível!
Curtiu esse conteúdo? Gosta de ficar sabendo mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o blog do Nube!
Nosso objetivo é te manter atualizado sobre os assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelas nossas publicações no blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS.
Se quiser saber mais sobre as características da modalidade de trabalho a qual abordamos nesse texto, não deixe de conferir: o estágio não é apenas para os mais jovens. Até a próxima leitura! Conte conosco!