Segundo o relatório Global Trends Report, realizado pelo Linkedin, 92% dos recrutadores priorizam as habilidades interpessoais frente às denominadas hard skills. Ainda, 89% das contratações mal-sucedidas são caracterizadas pela ausência de atributos emocionais adequados. Nesse contexto, fica nítido como a adoção de novos modelos de convivência tem mudado o meio corporativo nos últimos anos, indo além de conhecimentos técnicos e formação operacional de colocações anteriores. Para aqueles com objetivo de evoluir na carreira e alcançar altos cargos, é indispensável dominar as soft skills nessa jornada. Sendo assim, compreenda a importância de estar devidamente preparado para essa nova realidade.
A humanização das relações
Como bem sabemos, a competitividade é acirrada na busca de empregos. É extremamente comum nos depararmos com indivíduos em uma corrida contra o tempo para aprimorar seu repertório sociocultural. Em meio a isso, a produtividade é algo muito cobrado, podendo trazer sérios questionamentos acerca do próprio potencial. Com o tempo, a sociedade percebeu como essa pressão não fazia bem para ninguém e, por isso, começou a investir no lado sentimental.
Sob essas condições, é primordial traçar estratégias junto dos times e escutar os feedbacks construtivos de todas as partes. “Cada pessoa tem um jeito especial, particular e impressionante de resolver de diferentes jeitos o mesmo problema, se tornando ainda mais evidente em equipes diversas. É preciso ter abertura para novas ideias, tranquilidade para entrega, espírito de colaboração, sagacidade, vontade de ver o diferente, disponibilidade de ouvir e coragem de falar e se posicionar, explicar pontos de vista, e equilibrar todas as diferentes ideias”, comenta Heloísa Capelas, especialista em Autoconhecimento e Inteligência Emocional.
Coloque as soft skills em prática
Diferentemente daquelas competências desenvolvidas em cursos, faculdades ou workshops, a expertise social demanda autoconhecimento. A partir dele, é possível exercer boas práticas de dentro para fora. Ou seja, quando há um controle sobre as próprias sensações, fica mais fácil lidar com o de terceiros. Desse modo, o bem-estar no ambiente laboral é garantido.
Além disso, a atual circunstância de adoecimento mental precisa de medidas preventivas. A partir da força de vontade, é viável dispor de condutas mais éticas. “Assim, vamos criando essas habilidades, olhando para nossas crenças e analisando se aquilo realmente faz sentido. Caso contrário, se elas não se tornarem convicções, não nos apropriamos delas. Quando você crê, o treino é a única maneira de acertar, afinal, a constância gera sucesso”, complementa Heloisa.
As soft skills mais procuradas no mercado
Hoje em dia, um dos principais desafios enfrentados pelas organizações é atrair e reter talentos compatíveis com seu fit cultural. Inclusive, conforme o Fórum Econômico Mundial, até 2025, 80% das competências mais importantes para o meio corporativo serão as socioemocionais. Pensando nisso, Mara Leme Martins, vice-presidente da BNI Brasil, elenca as cinco aptidões mais procuradas pelas empresas. Confira!
A comunicação é prioridade: o dom de dialogar de forma positiva é um dos mais procurados pelos selecionadores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Project Management Institute Brasil, dentre 300 grandes companhias levantadas, 6% delas definiram esse fator no espaço laboral como o principal motivo para o fracasso de atividades. “Desenvolver habilidades comunicacionais é uma skill trabalhada desde a infância e é aprimorada ininterruptamente durante a vida. A procura está em profissionais com o status claro de suas atividades, conseguindo coordenar com diversos setores, para evitar eventuais perdas”, pontua.
A liderança deve ser um elo entre os membros: cada vez mais, ouvimos falar sobre lideranças humanizadas e o seu relevante papel para a consolidação da cultura organizacional. Por isso, todos devem aderir ao espírito de motivar os colegas e saber lidar com frustrações. “A capacidade de leadership em quem trabalha na empresa, potencializa os resultados de toda uma rede, dando mais independência e autonomia para as atividades serem realizadas com mais agilidade e qualidade”, completa.
A adaptabilidade não pode faltar: mesmo com muito planejamento, a rotina laboral é imprevisível. Quando menos se espera, uma adversidade aparece e é preciso contar com uma boa reação por parte de todos os integrantes do time. Com isso, os problemas conseguem ser resolvidos de forma rápida e prática sem nenhum desdobramento negativo. “Se adaptar requer muito know how de seu campo de conhecimento para adquirir a capacidade de estar preparado para tudo em qualquer momento. Ter um membro assim na equipe, traz confiabilidade para todos, por ter alguém capaz de lidar com as diferentes intempéries do cotidiano”, ressalta.
O trabalho em equipe faz a diferença: o networking é uma peça fundamental para conquistar espaço e notoriedade no mercado. Para isso, se juntar com as causas de terceiros e até mesmo optar pelo apoio de outrem, pode ser essencial para desenvolver um local acolhedor. Assim, mais amizades surgem juntamente de um clima agradável no escritório. “Saber compartilhar insights, manter relacionamentos laborais, dar e receber conselhos, são algumas das características mais esperadas para dinâmicas coletivas. O conceito de ‘dividir para multiplicar’ está muito presente aqui”, destaca.
É preciso ter empatia: o respeito com o próximo é relevante tanto no serviço quanto na vida pessoal. Entender a consequência de determinados atos e impacto deles para outras pessoas diz muito a respeito do caráter. Quando há compreensão com as situações alheias, mais confiança e credibilidade são passadas. “Além de asset profissional, ser empático deve ser uma característica procurada em qualquer lugar de nossas vivências. No mundo dos negócios, facilita a conexão, com colegas de profissão, superiores e clientes, possibilitando um ambiente cada vez mais frutífero, plural e eficiente”, finaliza Mara.
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O Nube acredita na importância das soft skills!