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Você se considera um bom líder?  

Notícia | 14/12/2022

Larissa Almeida

Dentro do mundo empresarial a habilidade de liderar é algo fundamental para o desenvolvimento dos nomes. Isso porque a posição se mostra como um motor motivacional para o restante do time. Logo, as exigências acerca do responsável são ainda maiores, pois um deslize pode afetar a produtividade, satisfação, crescimento e posicionamento dos demais. Dessa forma, principalmente para orientar jovens aprendizes e estagiários em construção de carreira, o cuidado deve ser dobrado. Então veja, nesta matéria, quais aspectos fazem parte do perfil de um bom gestor. 

Liderar não é uma tarefa fácil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a partir da pergunta: “Você acha que é fácil ser gestor?”, apenas poucas pessoas, de 22.857 respondentes, concordam com esse questionamento. Sendo assim, 2,49% acredita nisso, pois para eles, essa ocupar essa posição o tornará mais respeitado e, apenas 1,93% vê como algo normal, afinal ele somente precisará dar ordens. Ao contrário dessas métricas, para 84,86%, depende de como o indivíduo agirá com a equipe, 4,89% diz não ser simples, pois haverá muita cobrança e pouca harmonia com o restante do quadro, 2,78% mantém a negativa e justifica como sempre o chefe será taxado de chato. 

Esse ofício tem diversas atribuições além de comandar uma equipe, pelo contrário do senso comum, não se trata unicamente de mandar e desmandar. Sendo assim, quem exerce essa função deve ter muito conhecimento, não apenas técnico, mas também, noções comportamentais bem claras. Dessa forma, ele consegue estabelecer uma relação de confiança, ensinamento, atenção e satisfação. 

Como exercer um cargo de gestão com exímio? 

Essa competência, assim como todas as outras dentro do mercado de trabalho, não surgem por ser um dom. Logo, ninguém nasce sabendo como gerir um público, mas sim, aprende. “Para mim, essa ocupação significa se desenvolver como profissional e vai além, é autoconhecimento diário sobre você e sobre os outros”, propõe Charlene Lacerda, formada em economia, administração e psicodinâmica em negócios. A partir dessa proposta, Bruno Cury, cofundador da Cumbuca, lista quatro pilares essenciais para compor o perfil de um gestor exemplar: 

Clareza de pensamento e comunicação

Grandes líderes pensam e se comunicam com clareza. Eles descrevem uma visão do futuro para incentivar os colaboradores a trabalharem duro para alcançá-la. Quando os seus liderados estão confusos sobre a sua missão e estratégia, ou então não a acham motivante ou credível o suficiente, eles não irão te seguir com o foco e determinação necessários para serem bem sucedidos.

A transparência no pensamento sempre precede a de linguagem. A melhor maneira de se comunicar é pensar na mensagem a ser passada. Quando tudo estiver cristalino é ainda mais relevante todos entenderem a sua intenção. Portanto, pratique explicar esses pontos em termos simples. Os mais sucedidos gastam tempo preparando comunicações relevantes. Por isso, nenhum deles improvisa, não importa o quão naturalmente talentoso ele seja como comunicador.

Julgamento de pessoas

Os especialistas têm uma boa intuição, em especial quando precisam selecionar quem eles darão mais responsabilidades e poder dentro da empresa. Assim, são capazes de enxergar o potencial escondido e identificar casos onde a ambição excede a habilidade. 

É muito danoso para uma organização recompensar comportamentos negativos, contratar, ou até mesmo, colocar o sujeito errado em posições de liderança, pois isso impacta fortemente na cultura e modus operandi. No entanto, é pior quando não tentam consertar esses erros após acontecerem.

Nem todo mundo tem capacidade para avaliar assertivamente o próximo, mas todos nós conseguimos melhorar! Alcançar mais dados pode ajudar a tomar decisões melhores. Sendo assim, tente conversar com a maior quantidade de pessoas excepcionais nessa área, isso te auxiliará a ter uma base melhor de comparação e afiar seus conceitos sobre um bom profissional naquele contexto. Além disso, é imprescindível passar mais tempo com as personalidades as quais você tem a intenção de alavancar e fazer a maior quantidade de checagens de referências possíveis.

Integridade e comprometimento

A integridade e o comprometimento são quesitos excepcionais na missão dos superiores. O primeiro item, nesse caso, é lutar por algo significativo com um propósito além dele mesmo ao invés de se motivar exclusivamente por interesses pessoais. Ademais é conseguir admitir um erro ao invés de agir como se sempre estivesse certo, tendo humildade para receber feedback crítico abertamente e trabalhar para melhorar. Também implica em evitar comportamentos como favoritismo, conflitos de interesse, linguagem inapropriada e relações inadequadas. 

Todos os caminhos levam à confiança

Construir confiança é uma mistura de arte e ciência, requer competências distintas e também caráter. Ela é construída quando líderes pensam com clareza sobre o futuro e movem suas organizações para o lugar certo. 

A arte de criar convicção é um pouco mais complicada. Também está ligada à habilidade de se comunicar com integridade. Ou seja, ela se manifesta quando você fala a coisa certa na hora certa, mostra empatia e bom julgamento. Além disso, cresce quando você luta por ideais grandiosos ao invés de ligar primeiramente para fama, dinheiro, sucesso ou cargos. Sua base é a honestidade com os outros, admitindo seus erros e não tentando ser diferente. Por isso, não se deve copiar o Steve Jobs, a Michelle Obama, Ed Catmull ou Bob Iger na sua caminhada, você só precisa ser único. 

Por fim, a maior lição a tirar dos pensamentos de Ali Rowghani é não se preocupar em imitar suas referências, seja verdadeiro com você mesmo e os seus sentimentos. Nas próximas decisões difíceis ou momentos pivotais de sua companhia, enquanto você avalia caminhos para seguir, reflita sobre qual trajeto vai gerar a maior quantidade de confiança e sempre tente escolhê-lo. 

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