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O impacto da Copa do Mundo no mercado 

Notícia | 13/12/2022

Carolina Amaral

Com a volta da Copa do Mundo, campeonato celebrado por diversos países ao redor do globo, muito se alterou no meio corporativo. Seja em relação à mudança na jornada de trabalho para assistir aos jogos da seleção brasileira, as novas táticas abordadas para reter clientes e chamar a atenção do grupo-alvo, ou a extensão da contratação de temporários, as quais podem render uma possível efetivação, o mercado se modificou com o evento e, agora, na reta final do torneio, essas variações ficarão nítidas, confira mais detalhes!

 

O “boom” nas contratações de temporários

A Black Friday é um evento anual a qual sempre abre uma temporada de contratações para mão-de-obra rápida em setores como varejo, logística e toda a cadeia produtiva envolvida. Além disso, a Copa do Mundo “fora de época” de 2022 e as operações logísticas para o final do ano, com forte impacto no crescimento de serviços de abastecimento e suprimentos, aquecem o mercado de empregos.

A We Can BR, consultoria em Recursos Humanos, por exemplo, deve fechar o ano com 10.200 temporários administrados, sendo 1.500 recolocados nos últimos dois meses. Segundo a consultoria, com a sazonalidade, a demanda de vagas para esse tipo de atuação aumenta cerca de 35%, em média. Segundo Letícia Colaquises, coordenadora de recrutamento e seleção da mesma, o profissional pode ficar trabalhando até o Natal ou Páscoa, dependendo do setor. Essa extensão deve contar, ainda, com a demanda para cobrir férias e licenças. “Há chances também de uma efetivação, caso apresente bons resultados neste período. A ocupação temporária é uma porta de entrada e, portanto, sempre existe oportunidade para quem se dedica”, afirma.

Há algumas empresas com o costume de aproveitar o momento para uma substituição do quadro do time. “Nessas horas quem se destaca será lembrado”, indica a especialista. Segundo ela, esse contrato de ocupação é seguro, ágil e tem gerado economia para as firmas, confirmado no processo seletivo. “Recomendamos a esses candidatos aproveitarem a chance para entender não somente sobre as condições de remuneração e carga horária, mas olhar para os valores, cultura, dia a dia, equipe e qual a expectativa do local. Esse entendimento fará toda a diferença para aproveitar as possibilidades”, explica.

Apesar de não haver uma garantia concreta dessa se tornar uma vivência permanente, com alteração para regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), as organizações costumam sempre buscar reter talentos. “Se o provisório entrar com garra e responsabilidade, vai conquistar boas oportunidades”, conclui a coordenadora.

 

A Copa como estratégia para atrair a atenção dos consumidores

A Copa do Mundo está chegando ao fim, mas os frutos arrecadados pelas corporações durante o evento tendem a ser permanentes por algum tempo, tendo em vista, principalmente, como startups e PMEs se movimentaram para fidelizar clientes e atrair prospects durante a temporada. Logo, além dos torcedores e jogadores, as marcas também ansiavam por esse momento, de olho no calendário e prontas para propor ações capazes de captar novos públicos e manter os já existentes.

De acordo com a Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), se prepararam para o campeonato mais esperado do ano.

Dados do levantamento Pulso Copa, feita pelo Google, mostram como 65% dos brasileiros os quais assistiram às partidas se mostraram engajados e absorvendo notícias sobre a competição; 31% se informam sobre o tema pelo Google/YouTube. Entre os participantes, 23% tinham pretensão de comprar roupas temáticas e 40% acompanharam os jogos com a família em casa. 

Entre as marcas, com investimentos no campeonato, está a Casai/Nomah. Com a ajuda de clientes, a companhia descobriu quais suas estadias favoritas em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília, localidades onde atua no Brasil. Ao longo de todo o evento, as unidades favoritas ganharam nomes temáticos, em homenagem aos “craques”, também escolhidos pelo público.

Além disso, a startup também ofereceu descontos especiais em dias de partidas do Brasil, de acordo com o número de gols da seleção. “Um momento único merece uma experiência a altura. Queremos incentivar os torcedores a aproveitarem os jogos bem localizados, com todo conforto e autenticidade. Por isso, disponibilizamos nossos melhores apartamentos para elevar o nível da comemoração”, explica Thomaz Guz, presidente da entidade resultante da fusão Casai e Nomah.

Assim como eles, outros empreendimentos também aproveitaram o período para usar a temática enquanto podem, tendo em vista como essa possibilidade só aparece novamente daqui quatro anos. O Museu do Futebol, na capital paulista, foi um desses estabelecimentos. Assim como divulgado em uma das matérias de indicação de exposições do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) no final de semana, a instituição do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação recheada e especial para os amantes da modalidade. Dentre os entretenimentos realizados, estão incluídos uma feira gastronômica, com barraquinhas de comidas e bebidas árabes; atrações musicais, também típicas da região; transmissão ao vivo da cerimônia de abertura, encerramento e jogos; telões de led em duas áreas distintas; arquibancada; rodas de samba antes das partidas e durante o intervalo; além de atividades educativas e visitas temáticas relacionadas.

Essas são formas inteligentes e diversificadas de chamar a atenção do público com algo, tradicionalmente, animador e contagiante para a nação. Logo, negócios os quais adotaram tais métodos de marketing conseguiram enxergar os ganhos e proveitos, indo além somente da felicidade de ver o país em campo. 

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