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O papel das redes sociais no mercado 

Notícia | 17/11/2022

Laura Pereira

Segundo as predisposições, estamos saindo da era do Marketing 4.0, caracterizado pelo diálogo das marcas com o seu público, uso dos robôs e avanço da tecnologia na comunicação, para entrarmos na 5.0, a qual irá valorizar mais os indivíduos e a humanização dos conteúdos. Assim, inúmeras estratégias de estagiários, aprendizes e efetivos precisarão ser atualizadas para seguir com as demandas do mercado. Por isso, entenda o papel das redes sociais e como se destacar por intermédio delas. 

Entenda melhor sobre o marketing do futuro e como as redes sociais são fundamentais nesse momento 

Uma coisa é certa: somos seres relacionais e compramos apenas de quem confiamos, por isso o “marketing de relacionamento” é o futuro. “Muitas pessoas e empreendedores pensam nas redes sociais como o novo caminho para gerar vendas, mas se enganam. O papel delas é criar relacionamento com os seus alvos”, afirma Déborah Ribeiro, jornalista, empresária, especialista em Marketing Digital e CEO (Chief Executive Officer) da Letra Comunicação. 

Isso porque quando pensamos em adquirir algo, vamos imediatamente ao Google pesquisar qualquer informação envolvida. Quem chega nesse patamar já tem um nível maior de consciência antes de efetuar a ação e muitas vezes já procurou bastante, dominando qualquer referência antes de finalizar. “Uma tendência recente do consumidor, após a pandemia, é iniciar a compra no presencial e finalizar no on-line para conseguir melhores condições e sentir segurança”, comenta Déborah. 

Por isso, é vital investir no desenvolvimento de um boa plataforma, seja um e-commerce, uma página institucional para apresentar o seu negócio de forma mais completa ou ainda uma landing page para captação de leads. “Uma versão ainda mais atual de modelo de site é a One Page, com um formato resumido de se apresentar”, explica a jornalista. 

Outro conselho crucial é criar uma conta gratuita no Google Meu Negócio ou Google Business. Por meio dele, é possível inserir os dados básicos da sua empresa, como fotos, endereço, telefone, etc. Além disso, os internautas podem fazer comentários e avaliações, melhorando a sua posição no ranking. “Uma dica é usar todas as opiniões positivas como publicações nas redes sociais. Isso ajuda a gerar mais autoridade, credibilidade e segurança para o seu cliente chegar a comprar”, destaca Déborah.

Já as mídias sociais são usadas para pesquisa por quem ainda está no início do “Funil de Vendas'' e começando a ter consciência sobre a solução para as suas dores. Aqui, aparece a importância de gerar um conteúdo estratégico e relevante para educar a sua audiência e despertar a necessidade de adquirir os seus produtos ou serviços. Assim como, para lembrar da sua marca ao aparecer na página de outra pessoa, indicando-a na própria rede. 

“O ideal é criar um planejamento de conteúdo mensal pensando em 80% de posts com foco em conteúdo educativo e dicas para agregar valor à vida do seu seguidor. Os outros 20% voltado para vendas. Quanto menos você buscar vender, mais compras vai gerar”, aconselha a especialista. Para chegar nessa conclusão, o utilizador passa por uma longa jornada primeiro. Por isso, é fundamental criar boas narrativas com os seus conteúdos, pois isso gera relacionamento com os seus seguidores. “Apareça em vídeos nos Stories e Feed, eles geram maior conexão e alcance”. 

Também é essencial entregar espaço para o público falar e se mostrar sempre disposto a ouvir com atenção. “Estamos falando de uma comunicação de mão-dupla e não um monólogo. Abra caixas de perguntas e responda as dúvidas. Crie legendas deixando espaço para a sua audiência comentar e responder os seus questionamentos”, aconselha a estrategista. 

Como construir autoridade e me destacar mediante a concorrência? 

Para Déborah, o terceiro passo é construir uma boa autoridade com a presença on-line, por meio de conteúdos relevantes e sendo alguém bem além do digital. “Para isso, busque uma Assessoria de Imprensa para te ajudar a aparecer na TV, Rádio, fazer publicações em Jornais, Revistas, Portais e ações de parceria com Influenciadores Digitais. Gerar conteúdo nas mídias de massa é fundamental para alcançar visibilidade”, destaca. 

Dessa forma, é possível angariar followers orgânicos e de qualidade para os seus canais, consequentemente, melhorando seu posicionamento no Google e consolidando um caminho efetivo para a conversão. “É um investimento infinitamente menor se comparado com pagar constantemente por anúncios, além de manter constância e frequência em suas veiculações. Afinal, o segredo é estar sempre aparecendo, para o seu público não esquecer e você ou da sua marca”, pontua a empresária. 

Por último, após a elaboração de um planejamento estratégico com a definição clara da sua persona, veículos de comunicação e posicionamento, mantenha a disciplina e o hábito dos seus conteúdos nos canais digitais e mídia tradicional. “Sem dúvida o resultado em vendas vai acontecer. Mas, não é um milagre! Comece e não pare”, finaliza Déborah. 

O que esperar da nova fase das redes sociais no digital? 

Para Cristovão Wanderley, sócio-diretor da Stratlab e especialista em Tecnologia e Dados, é certo o crescimento desses meios. “A tecnologia desenvolvida com foco na interação entre amigos está se tornando cada vez mais uma fonte de informação e plataformas de entretenimento”, pontua. Segundo dados do relatório Digital 2022: Global Overview, realizado pela We Are Social e Hootsuite, existem 4,62 bilhões de pessoas no mundo com pelo menos um perfil ativo em alguma rede social. 

Isto é 58,4% de toda a população do planeta. Para corroborar, outra pesquisa, feita pela empresa NordVPN, mostrou: os brasileiros se conectam por volta das 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13. Somando todo esse tempo ao longo de 7 dias, são mais de 91 horas on-line. Preocupante, não? 

“Porém, nem sempre existe a preocupação de criar algo humanizado, responsável por incentivar o diálogo, indo de encontro a essência dessas inovações”, comenta Wanderley. Por isso, é fundamental saber usá-las ao seu favor. Inclusive, para entender como fazer isso, clique aqui! 

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