Uma coisa é certa: a preocupação com a sustentabilidade cresce em todos os setores. O compromisso de empresas com essa causa também se reflete na sua credibilidade junto ao mercado e à sociedade. Muitos estagiários, aprendizes e efetivos levam em conta as ações voltadas ao ESG (Environmental, Social and Governance) quando pretendem comprar algo de uma marca. Por isso, entenda mais sobre o tema e como isso é gradativamente mais determinante para quem quer permanecer ativo no mercado.
Afinal, o que é ESG e por que essa pauta está em crescente?
Primeiramente, entenda o significado da sigla para compreender seus objetivos. O termo surgiu no inglês e é utilizado para medir os métodos das corporações, expondo as maneiras adotadas para minimizar seus impactos na ecologia, principalmente. Assim, busca-se um planeta mais responsável para os cidadãos, além de investir em melhores processos de administração, focando em inteligência e otimização.
Desdobrando melhor o sentido de cada letra, a concepção começa pela preservação da Terra (E). Para se enquadrar nessa categoria, é imprescindível focar em iniciativas de proteção dos recursos naturais, bem como para reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente no ambientalismo, cuidando da fauna e flora.
Também é fundamental ser engajada socialmente (S), com políticas desde a diversidade no espaço de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade, em busca de equidade em todos os aspectos. Ambas indicações são extremamente positivas para o clima organizacional e para a receita mensal da instituição.
Por fim, deve-se ter muita cautela com os procedimentos corporativos (G), investindo em mecanismos para impedir casos de corrupção, discriminando assédio e demais atitudes inadequadas, de maneira a conceber ações mais justas e humanas para todos. Nesse sentido, as resoluções devem atingir todos os graus da cadeia hierárquica.
Segundo o Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano anterior e 13 vezes superior ao ciclo de 2019. Ou seja, para os consumidores, esses atos são levados em conta na hora de escolher algum produto.
O ESG é muito presente na área de engenharia!
O segmento de engenharia e construção também seguem essa tendência, propondo ferramentas tecnológicas aplicadas em planejamentos estruturais. Assim, torna os estabelecimentos mais verdes, aumentando sua qualidade e reduzindo custos. “Para aproveitar da melhor forma as soluções disponíveis no mercado, é fundamental levar esse aspecto em conta desde a fase de planejamento de uma obra, pensando em como cada etapa de execução pode incorporar métodos, soluções e materiais mais sustentáveis”, comenta André Medina, Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.
Isso é extremamente proveitoso para a marca. “Todo o ciclo de vida de um projeto pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a comunidade como um todo, do ponto de vista ambiental, e do próprio empreendimento em si, pois se torna mais moderno, eficiente e racional”, afirma Medina.
Assim, é possível desenvolver inovações, como o caso da Levitar. A startup participou do 1º ciclo do programa Vetor AG, utilizou um drone para o lançamento dos cabos em Linhas de Transmissão e conseguiu reduzir de 75% para 24% o número de hectares desmatados. Há ainda diversas ferramentas usadas nas obras com origens distintas dessa área e cada vez mais a sociedade exige essas aplicações.
O consumidor exige cada vez mais responsabilidade ambiental!
Com a chegada da pandemia, as preocupações dos clientes se transformaram. As mudanças climáticas evidenciam como a capacidade de suporte do planeta está gradativamente menor diante das práticas agressivas por parte do ser humano. Ações desse nicho vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos para mitigar esses efeitos.
Segundo o relatório global de compras ecológicas de 2022, divulgado pela Trivium Packaging em abril e baseado em uma pesquisa com mais de 15 mil consumidores em toda a Europa, América do Norte e América do Sul, mostrou: 68% escolheram um produto nos últimos seis meses com base em sua sustentabilidade. Ou seja, os requisitos aumentaram.
Dessa forma, não apenas o setor da engenharia ou outros ligados à logística precisaram adaptar suas metodologias para continuarem competitivos. O segmento de embalagens foi impulsionado e também precisou inovar. “Estamos fazendo investimentos para poder atender às necessidades desse novo padrão e expandir os nichos, pois há uma demanda desconhecida até pelo próprio mercado. Até agora, ninguém era capaz de absorvê-la”, fala Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky.
Com o crescimento do teletrabalho, inúmeros negócios começaram on-line. “O e-commerce, por exemplo, é um caminho sem volta, mas com muito ainda a crescer e existem várias formas de explorar as embalagens”, completa Mazurkyewistz. Segundo dados da Neotrust, esse modelo de vendas atingiu a marca de R$ 161 bilhões em faturamento em 2021. Isso representa um crescimento de 27% em relação ao ano anterior.
Para corroborar, de acordo com um levantamento do International Business Report (IBR), feito pela Grant Thornton em 29 países, para 89% dos entrevistados, o ESG é crucial para as vendas. Ao falar de relacionamento com os clientes e fornecedores, 54% também acreditam na melhora ao aderirem a essa iniciativa. Outros 53% afirmam: hábitos ambientais, sociais e de governança abrem novas fontes de financiamento.
Como ser mais sustentável para contribuir com a pauta do ESG?
Existem algumas maneiras rápidas de incidir na preservação do planeta, entre elas é possível destacar a economia de água, um recurso extremamente vital e esgotável. Para garantir o insumo potável para as futuras gerações é preciso poupar. Outro ponto de atenção é a coleta do lixo, separe os resíduos orgânicos daqueles recicláveis para auxiliar no momento de refabricação.
Por fim, o Nube é seu aliado na preservação do meio ambiente, tendo em vista a busca constante por práticas mais sustentáveis, apoiadas em uma educação de qualidade, para conscientizar os brasileiros sobre a importância desse cuidado. Fique por dentro do nosso blog e acompanhe dicas e sugestões de inúmeros especialistas, para ajudar você a alcançar seus sonhos e objetivos. Além disso, conte sempre conosco para trilhar um caminho mais verde para o sucesso!