Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-manter-uma-constancia-nos-estudos

Como manter uma constância nos estudos?  

Notícia | 10/11/2022

Laura Pereira

Colocar o estudo como uma constante na vida é uma recomendação tanto para estagiários, aprendizes quanto efetivos. Isso porque esse hábito abre portas para diferentes graus acadêmicos, propiciando atualização diárias das próprias habilidades. De acordo com o relatório “O Futuro do Trabalho”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, dentre as competências mais requisitadas está o tópico “Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado”. Ou seja, descubra dicas para se manter ativo nesse quesito e crescer profissionalmente. 

Permanecer sempre aprendendo é a melhor estratégia profissional e quem percebe isso sai na frente!  

Esse processo é chamado de “espiral crescente", conforme Marcelo Dias, coordenador geral da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. “É como se fosse uma jornada, eles vão iniciar em um nível de conhecimento mais introdutório, depois, com o desenrolar das atividades, passarão ao médio. Ao manter disciplina, vão atingir um patamar mais elevado. A partir desse momento, caso continuem se tornarão referência em determinado campo do conhecimento".

É claro, existem perspectivas diferentes para os discentes e docentes, por exemplo. Contudo, todas elas chegam em um lugar comum: o mercado de trabalho. No caso do estudante, a ideia de manter essa prática está ligada ao crescimento. Ao terminar a faculdade, adquire soft skills e hard skills, habilidades relacionadas a aspectos emocionais e técnicos, respectivamente. Em geral, ao pegar o diploma, a recomendação é buscar cursos de extensão, pós-graduação ou mesmo mestrado e doutorado.

Assim, a transformação gradativa das relações laborais, investir na própria capacitação é a melhor estratégia de carreira. “No caso dos professores, continuar estudando está muito ligado a aprimorar suas técnicas e aprender coisas novas. Por isso, tanto para um caso, quanto para o outro, a ideia principal é a evolução do profissional”, completa Dias.

É preciso reconhecer: existe uma grande diferença entre o profissional em contínuo aprendizado e aquele estagnado. Afinal, ao deixar de procurar informações, você perde inúmeras possibilidades. “Enquanto os outros abrem diversas gamas de oportunidades e ficam conhecidos na sua área de atuação”, finaliza o coordenador geral da ESEG.

Como manter os estudos constantemente? Quais as melhores dicas para criar o hábito do aprendizado? 

Com a chegada da pandemia, as chances de começar um curso se elevaram. Afinal, o remoto trouxe diversas opções acadêmicas. De acordo com dados da pesquisa “Observatório da Educação Superior: O Que Atraem Mais os Estudantes”, as matrículas em universidades particulares tiveram um aumento de 35% na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período em 2021. O levantamento, feito pela Educa Insights, foi divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) e contou com 22 faculdades privadas das cinco regiões do Brasil. 

Outro ponto de atenção diz respeito ao remoto. Desde 2010, a modalidade a distância cresce de forma acelerada no Brasil. Com o isolamento social, essa tendência se mostrou ainda mais evidente. Conforme os números da Abmes, de 2021 para 2022, foi registrado uma elevação de 43% em novos alunos no sistema híbrido (com aulas a distância e presenciais) e 22% no EAD (ensino à distância). 

Além disso, também mostrou um crescimento na intenção de aderir ao EAD. Em meses pré-pandêmicos de 2020 era considerado uma alternativa por 40% dos futuros universitários. Já depois do início da crise sanitária, a categoria se tornou uma opção para 78%. Um dos principais motivos é a comodidade e flexibilidade de aprender de onde quiser e quando for mais conveniente. 

Para quem já se decidiu e agora adquire conhecimento pela Internet, é muito importante ter disciplina e não se desligar das classes virtuais para não prejudicar o objetivo de uma constante especialização. Para o professor de literatura da Plataforma Professor Ferretto, Alencar Schueroff, existem algumas táticas. “É válido refazer alguns exercícios para testar como está o conhecimento sobre os conteúdos, assim é possível saber se você lembra de grande parte ou já se esqueceu. Caso não acerte as atividades ou tenha muita dificuldade para resolver, revisar os assuntos em questão é uma boa estratégia”, pontua. 

Conheça dicas para turbinar os estudos e aprender a ter uma aprendizagem constante! 

Infográfico ilustrado com 4 dicas para turbinar seus estudos

1) Estabeleça metas

Uma das soluções para manter as coisas aprendidas “frescas” na memória é definir metas de avanço. “Ter objetivos é fundamental em qualquer situação, tanto no período de férias quanto de aulas. Assim, os alunos vão percebendo sua evolução e suas dificuldades, e conseguem ter um controle para ser mais eficaz”, afirma o professor de história, Pedro Renno.

2) Não procrastine

“É preciso estudar, mas também garantir algum tempo livre para fazer as atividades preferidas. Assista a uma série, vá para as redes sociais, faça coisas para ter prazer, mas não deixe de pontuar suas atuais metas”, acrescenta Renno. Logo, é fundamental relembrar seu intuito para se manter motivado. 

3) Saiba priorizar as disciplinas

Muitos alunos ficam em dúvida se devem focar nas matérias com mais dificuldade ou facilidade. “Não acho uma boa ideia focar apenas nas disciplinas mais complexas, os educandos vão encontrar várias áreas nas provas. Se focarem 80% apenas naquilo difícil e não derem atenção pro fácil, podem ter problemas na hora de resolver as questões. Por isso, deve-se evitar ‘esfriar’ em alguns assuntos”, pontua o professor de história. 

4) Faça revisões frequentes

Recapitular os temas é uma boa maneira, pois isso ajuda a relembrar os tópicos das instruções, tendo afinidade ou não. “A revisão dos conteúdos estudados vale muito a pena, mas não se pode esquecer: isso não é pegar do zero, mas sim revisitar os pontos vistos anteriormente. Por isso, é preciso ter calma e não se desesperar”, finaliza Alencar. 

Por fim, para se manter sempre atualizado e em constante aprendizado, o Nube é seu aliado! Diariamente, compartilhamos dicas e sugestões, com opiniões de diversos experts, com ângulos e nichos de atuação distintos. Por isso, continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais.

Além disso, o Nube também oferece vários cursos gratuitos, com horas complementares, para você aprimorar suas habilidades e ser destaque em qualquer processo seletivo. Clique aqui e conheça as opções, desde gestão de tempo até como elaborar um currículo!  Não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete