Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
invista-na-atuacao-hibrida-e-mire-o-sucesso

Invista na atuação híbrida e mire o sucesso 

Notícia | 09/11/2022

Pedro Fagundes

Quantas vezes por semana você costuma atuar diretamente do escritório? Após a insurgência da Covid-19, o ecossistema laboral viu-se perante um precipício, forçado a migrar, de vez, para o on-line. Por conta disso, o modelo de home office largou o status de exceção para abraçar o de normalidade. Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 40.725 estudantes, somam 61,65% quem prefere afastar-se do presencial e trabalhar - parcial ou totalmente - de forma remota. Por anos, questionou-se a viabilidade de operar-se dessa nova maneira. No entanto, dia após dia a dúvida tem caído por terra. Quer descobrir como se beneficiar perante as alterações? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Ascensão do modelo híbrido

O período pandêmico foi um momento marcado pela reflexão. De CEO à jovem aprendiz, o replanejamento de carreira se tornou uma constante. Agora, mesmo após a tempestade, não alcança-se a calmaria desejada. Uma coisa é certa, a crise endêmica registrou, na humanidade, um antes e depois. Existe, no vocabulário corrente, o pré e pós-pandemia. Sua aparição é manifesta, pois destina-se a separar o joio do trigo. As relações mudaram, o mercado foi transformado e o espaço, apesar do afastamento físico, foi reduzido. Ou seja, há a distinção, pois tratam-se de cenários ditados por códigos díspares.

Frente às revoluções, alguns questionamentos persistentes ao universo empregatício puderam ser respondidos. “Em meio às ambiguidades, uma coisa ficou certa. Sem sombra de dúvidas, o formato híbrido está aqui para ficar. Adivinhe? Errado é quem defende a ineficiência da modalidade. É hora de parar de ver estabelecimento versus trabalho remoto em termos binários. Não é um ou outro, precisamos de ambos. Se o método garante melhora no aproveitamento e encoraja a experimentação de mecanismos, por que não repensar nossa rotina? Acreditar nessa renovação significa dar espaço para um crescimento saudável e produtivo”, indica a diretora de people latam da NotCo, Débora Bonetto.

Para tanto, precisa-se abandonar uma mentalidade retrógrada e permitir-se explorar. Uma companhia com os pés presos no passado tende a ficar estagnada. O contemporâneo exige dinamicidade e transições. Portanto, interaja, erre, aprenda e evolua com experiências capazes de tirar você da sua zona de conforto. Apostar em inovação jamais será um tiro no escuro. Portanto, é fundamental ter preso à cabeça o conceito da trajetória de uma organização se afastar do retilíneo. Altos e baixos são características intrínsecas a todo o processo. Foque, somente, em manter-se atualizado, ouvir a voz dos mais jovens - como estagiários, por exemplo - e trilhe sua jornada para o crescimento. Assim como na biologia, adaptar é sobreviver.

 

Benefícios do modelo híbrido

De acordo com um levantamento interno, realizado pela NotCo, para 89% dos colaboradores, o modelo híbrido representa um símbolo de cultura. Na visão de outros 69%, sua saúde física, mental e emocional são melhores cuidadas dessa maneira. Por fim, 93% defendem um ganho de autonomia e flexibilidade para tomada de decisões. Com base nos dados, veja abaixo algumas vantagens desse método de trabalho!

infográfico falando sobre as vantagens do regime de trabalho híbrido

Flexibilidade: a possibilidade de trafegar entre o on-line e presencial esclareceu a viabilidade de conectar-se de diversas maneiras para tratar de um mesmo assunto. Desse modo, uma sala cheia de cadeiras com um televisor na ponta deixou de ser regra. A flexibilidade vem, justamente, da capacidade de fazer uma conferência sem depender da mobilidade e disponibilidade de todos os integrantes.

Adaptabilidade: acima de tudo, empregar um quadro híbrido de atuação implica em abrir as portas do seu negócio para adaptações. Com mais de um caminho a ser tomado,  as barreiras tendem a ser cada vez menos recorrentes. Quanto mais olhares e oportunidades, melhor será o desempenho para enfrentar obstáculos.

Promoção da cultura empresarial: ao estender o local de trabalho para além do presencial, amplia-se, junto, a cultura da empresa. Ademais, auxilia no employer branding, pois divulga uma imagem mais conectada ao presente. Isso influencia muito na hora de abrir um processo seletivo em busca de candidatos. 

Atribuição de eficiência: ganhar horas do dia sem precisar se preocupar com o deslocamento é o sonho de qualquer um. Por isso, revezar entre casa e corporação é uma prática capaz de converter horas desperdiçadas em eficiência. O tête-à-tête ainda é primordial para se traçar certas decisões, porém sua unicidade é descartável. Seja certeiro na escolha dos encontros físicos, aproveite o virtual e ganhe rendimento.

 

Como o aprendizado pode aproveitar do on-line

Nesse contexto, surge, na área da educação, a expressão adaptive learning. Trata-se de uma preocupação em fornecer conteúdos personalizados para melhorar a experiência do estudante em sala de aula. Conforme os índices do Google, a expressão “aprendizagem adaptativa” cresceu 65% nas buscas da ferramenta no segundo semestre de 2022, em comparação com o ano passado. “Hoje, um mesmo aluno, sem sair da plataforma, consegue buscar por diferentes conteúdos e se desenvolver, sem bloqueios. O esforço das instituições é adaptar os recursos para melhorar a qualidade do ensino. Isso corrobora com a capacidade de manter o estudante no centro da experiência”, destaca Helaman Fernandes, CEO da Aliança. 

Em 2021, consoante os números da consultoria global de carreira, Korn Ferry, 85% das entidades contratantes, no Brasil, adotam totalmente o home office. Apesar do modelo gerar menos custos, é visível a necessidade de se consolidar um maior suporte e desenvolvimento destinado aos colaboradores. Para Fernandes, as plataformas de ensino digital passam pela mesma realidade. Por isso, urge aperfeiçoá-las cada vez mais. “O adaptive learning é uma resposta direta às evoluções do meio. Seu objetivo é utilizar as novas tecnologias a seu favor. Otimiza-se a agenda de professores e discentes, além de agregar melhora no alcance e qualidade das palestras”, finaliza.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se às mudanças de cenário, busque inovação e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

O Nube alerta para novidades, segue tendências e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete