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O caminho para internacionalização de empresas 

Notícia | 08/11/2022

Ana Clara Lima

A partir de 2007, o Brasil adotou a International Financial Reporting Standards (IFRS), regulamentação essa presente em mais de cem países. Traduzindo para o português, a implementação das Normas Internacionais de Relatório Financeiro culminou na harmonização nos processos contábeis das companhias, viabilizando uma análise mais certeira por meio da transparência. Desde então, aumentou-se as trocas com os investidores em proporções globais e, consequentemente, as perspectivas para um mercado interconectado. Apesar dessa normatização ter sido instaurada há 15 anos, muitas empresas ainda não aproveitam-se dela devido à complexidade do sistema tributário brasileiro. Sendo assim, confira como conquistar novos territórios! 

Por que internacionalizar?

Construir uma marca de sucesso requer muitos esforços. Iniciando o processo com apenas uma sede, alcançar novas filiais, principalmente fora do país, se torna um objetivo gigantesco para os empresários. Todavia, entendemos como isso pode ser um enorme desafio, tendo em vista a necessidade de atender tanto às exigências nacionais quanto as estrangeiras. Dessa forma, contar com uma administração eficiente e organizada é definitivamente o primeiro passo para esse processo. 

De acordo com a pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, grande parcela das multinacionais aumentaram seus investimentos nesse mercado, passando de 12,9% em 2006 para 23,1% em 2022. Quanto à atuação das entidades brasileiras, elas já ocupam 40,8% do planeta. Ou seja, possuem suas franquias em 89 nações diferentes. Desse modo, podemos observar como a devida preparação pode ajudar a conquistar o mundo na medida do possível. 

Nessa conjuntura, fica nítido como esse é um movimento em crescimento pelo Brasil e se manter atualizado sobre as transações mercadológicas é um diferencial. “A internacionalização é o processo de expansão da área de atuação de uma empresa na rede internacional, dessa ação deriva-se não apenas trocas econômicas, mas também políticas e valores culturais com o intuito de oferecer produtos e serviços aceitos em diferentes mercados”, comenta Douglas Custódio, gerente administrativo da SPS Group. 

Ainda, existem as questões culturais além das legais. Cada localidade é caracterizada pela sua própria dinâmica comportamental, seja na relação com os consumidores ou parceiros comerciais. “Essa é uma estratégia eficaz na busca pelo crescimento do negócio, entretanto, o sucesso dessa jornada está no preparo da organização, a partir da estruturação dos seus processos, visando adotar práticas operacionais eficientes. Ademais, esse conjunto de ações sustentáveis e inteligentes garantem não só o crescimento da organização, como abrem novas oportunidades, afinal, para aqueles almejando crescer, o céu não deve ser o limite e sim o alvo”, acrescenta Custódio. 

 Como é o mundo lá fora? 

A Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou um levantamento envolvendo escritórios comerciais, centros de distribuição, franquias, lojas, unidades produtivas, parcerias com outras empresa, entre outros. Segundo eles, os Estados Unidos é o alvo dos brasileiros, sendo citado por 68,8% dos entrevistados. Na sequência vem a Colômbia (23,4%), México (21,3%), Argentina (17,7%) e Emirados Árabes Unidos (15,6%). Além disso, é revelado as principais motivações para tal iniciativa: aumento das vendas (72,7%); diversificação de riscos (65,3%); proteção em relação à volatilidade do mercado doméstico (61,3%). 

Antes de assumir altos riscos, é indispensável garantir aquilo já ao seu alcance. Dar conta do recado é um pré-requisito para seguir adiante. Logo, consolidar a imagem da entidade é um fator importantíssimo para fidelizar o seu público. Oferecer um bom serviço e suporte aos clientes é o primeiro passo a ser dado. Em seguida, uma boa campanha de marketing e compliance ajudam a consolidar um semblante expressivo frente à concorrência. Com esse pensamento estratégico, é possível sobreviver às altas demandas de um empreendimento.

O legado a ser deixado deve ser alvo de preocupação dos executivos. Somente fortificando essa questão, será viável encher os olhos de outros povos. “Quando estamos pensando em mercados externos, é preciso, antes de tudo, agir localmente independentemente dos sonhos estarem no âmbito global. Somente assim as coisas fluirão com naturalidade e, de fato, nossos serviços apresentarão um diferencial competitivo pertinente e para encontrar capilaridade a favor do desenvolvimento dos negócios de maneira saudável”, pontua Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience. 

A partir de uma boa apuração, é possível desvendar quais países disponibilizam os melhores espaços para determinados setores. A exportação é um dilema para os estabelecimentos, considerando a existência de distintas legislaturas. O meio de transporte, tempo de entrega, formas de pagamento e impostos são pontos relevantes quando consideramos o crescimento do e-commerce.

Sobre o assunto, os empreendedores devem se inspirar nas firmas de sucesso. “A minha dica final para uma expansão internacional saudável é estudar, e muito. Somente assim será possível desenvolver um Business e Marketing Plan correto e assertivo para o seu momento. Procure as áreas de comércios dos países, atualmente elas estão bastante preparadas para dar todo o suporte e apresentar os melhores caminhos para um crescimento mútuo. Para finalizar, nunca pare de sonhar, acreditar e lutar”, finaliza Mônica.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de calcular os possíveis erros para chegar longe nos negócios. Para triunfar, deve-se entregar o mais alto nível dos serviços. Os trâmites só fluem com naturalidade quando todas as partes são bem atendidas. Portanto, assim como a entrega de bons resultados vem de dentro para fora, um empreendimento só pode ser promissor se primeiramente agradar o povo interno para, posteriormente, os demais. 

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