Qual a influência dos líderes no dia a dia do seu negócio? Um gestor, dentre todos os colaboradores, possui um papel fundamental para a manutenção de uma entidade. Além de ser um profissional com capacidades técnicas apuradas e um vasto conhecimento, é preciso saber cuidar. Esse comportamento, quase fraternal, é chave para cativar uma equipe e direcioná-la até o sucesso. Para tanto, é preciso descer do pedestal e envolver-se ativamente com o grupo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 25.536 estudantes, 55,76% julgam a ausência de um chefe como negativa. Quer descobrir como fugir desse perfil? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Necessidades de um líder
Um cargo de comando distingue-se de qualquer outro por conta das responsabilidades. Não à toa, seu título confunde-se com o de capitães de embarcações ou aeronaves. No final das contas, o futuro de toda a tripulação reside nas decisões de quem as dirige. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, 60% das empresas fecham suas portas antes de completarem o segundo ano de funcionamento. Parte considerável desses reveses poderiam ser evitados com uma gestão responsável e estratégica. “O funcionamento de uma instituição tem a sua base na administração de recursos financeiros e humanos dentro da organização”, explica o diretor da APS New, Alexandre Pedro Silva.
No entanto, é preciso ser franco. O percurso de uma companhia no mercado está longe de ser definido como uma linha reta. Trata-se de um caminho, por vezes, sinuoso e repleto de adversidades. Com a insurgência da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o sentimento de dúvida foi potencializado para grande parte das esferas laborais. Os desafios tomaram o status de normalidade e cotidiano foi colocado de ponta cabeça. A mudança repentina para o ecossistema digital foi outro fator responsável por alterar métodos, métricas e estratégias por todo o canto. Quem ficou parado em meio a mudança se viu desatualizado do dia para a noite. Por esse motivo, a perspicácia e agilidade do dirigente é basilar.
Em decorrência das transformações corriqueiras, a missão de se tornar um gerente capaz de remediar ânimos internos e externos foi agravada. Hoje, deve-se aliar o alerta para a aparição de tecnologia com o cuidado pela saúde de seus funcionários “Factualmente, ser um superintendente executivo tomou um caminho mais complexo. O contexto foi alterado, as tarefas exigem mais pesquisa e, para lidar corretamente com elas, é crucial correr atrás do desenvolvimento de novas competências. Não tem para onde fugir, um profissional capacitado precisa apoiar-se no lifelong learning”, ressalta o MBA em Marketing Executivo e doutorando em neurobusiness, André Afonso Silva.
Habilidades para liderar com sucesso
Frente a um cenário empresarial pautado na dinamicidade, é preciso apegar-se a algumas posturas organizacionais, capazes de potencializar a rotina. Para tanto, o Nube separou algumas indicações perfeitas a fim de preencher lacunas e conduzir participativamente. Veja a lista abaixo!
Saiba gerir riscos: talvez uma das principais preocupações do mundo pós-pandêmico, a aptidão de lidar com o inesperado é algo fantástico para se ter na sua árvore de talentos. As incertezas jamais poderão tomar conta do ambiente de trabalho, pois desarticulam processos e entravam decisões. Outro ponto a se destacar está diretamente relacionado à maneira de um coordenador se comportar em situações de crise. “Instabilidade, ameaças externas, desequilíbrio financeiro, estagnação e problemas de imagem são alguns exemplos de desafios habituais e inevitáveis, aos quais os administradores devem estar preparados para enfrentar”, comenta Pedro Silva;
Tenha resiliência: apoiado no pano de fundo contemporâneo, estar aberto para variações é uma característica fundamental a qualquer mandante. Para destacar-se em um mundo repleto de revoluções sociais e tecnológicas, saber apanhar, para, então, ressurgir das cinzas é primordial. Aceitar, de braços abertos, a novidade retira o seu estabelecimento da estagnação e o deixa na iminência do êxito. Não é preciso ter as melhores ideias antes de todo mundo, apenas identificá-las e inseri-las em seu ambiente;
Mantenha-se atualizado: na mesma linha do item anterior, é vital manejar uma carreira de constante aprendizado. Estar antenado às evoluções nunca é demais. Seguir tendências, por muitas vezes, é tão eficiente quanto criá-las. A imersão global dos estabelecimentos no universo on-line apenas ampliou essa frenesi de ideias e concepções. Cada vez mais, consome-se pílulas de conteúdo. Ou seja, a rapidez tomou as rédeas da esfera dos negócios. “A velocidade das renovações é imensa e, muitas vezes, não estamos devidamente preparados para poder aproveitar as oportunidades. Logo, manter-se atualizado é fundamental”, indica Afonso Silva;
Reserve um tempo para o lazer: um dos primeiros passos para transpassar confiança e tranquilidade a alguém é garantindo sua própria. Exercer a labuta tomado pelo estresse e desgaste compromete a produtividade. Além disso, atua como um agente desanimador, capaz de influenciar negativamente quem está a sua volta. Por isso, busque preservar a saúde e promover o bem-estar dos seus encarregados. Para tanto, permita-se aproveitar ao lado daqueles de quem você ama. Em certos momentos, pausar os afazeres para respirar é o melhor investimento. Lembre-se, se você cair, muita gente sofrerá junto. Logo, mantenha-se positivo, com uma dieta balanceada, realize exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, fique com a família e preze pelo seu corpo e mente.
Aprenda a gerir seu tempo: um dos maiores desafios vigente da humanidade sempre foi controlar o tempo. Apesar de ser uma criação e concepção determinada pelo próprio homem, trata-se de um ser incontrolável. No ramo empregatício, ele toma a forma de um regulador, responsável por mensurar prazos e demandas. Agora mesmo, milhares - senão milhões - se perguntam, "como cumprir com tudo em apenas 24 horas?”. A resposta não envolve truques mágicos, tampouco ficção científica, é uma questão de prioridade. Por isso, procure organizar-se para gerenciar melhor o seu calendário e, consequentemente, desafogar o de quem está abaixo de você; “O triunfo, em todas as situações, está na expertise de encontrar saídas ágeis para atingir a solução”, finaliza o diretor da APS.
Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar seu comportamento perante quem atua no meio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.
O Nube preza pelo respeito, incentiva lideranças e torce pelo seu sucesso!