Dentre os inúmeros projetos realizados pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), a agenda mostra onde estaremos naquela semana. Isso porque, apesar da sede da empresa ser localizada em São Paulo, marcamos presença em vários locais, viajando até cidades distintas de tempos em tempos para oferecer oportunidades a novos jovens, estudantes e instituições de ensino. Nessa matéria você verá qual local do Brasil receberá nossos colaboradores nos próximos dias, confira!
Explicando melhor o estágio: suas tarefas, direitos e oportunidades
Segundo o artigo 1º da Lei 11.788/08, o estágio “é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”. Logo, estudantes regularmente matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional (técnico), de ensino médio, anos finais do fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a EJA, e da educação especial podem ter acesso a essa experiência.
Tal oportunidade pode ser definida entre dois tipos. “Há o estágio obrigatório, previsto em plano pedagógico da instituição de ensino, no qual o estudante é obrigado a apresentar horas estagiadas. Na maioria dos casos, essa é uma das disciplinas dos últimos semestres de curso, sendo necessária para a conclusão. Existe também o estágio não obrigatório, no qual o discente pode optar em fazê-lo. Este, normalmente é realizado antes do último ano, não contabilizando para as horas obrigatórias, mas sendo interessante ao aluno, tendo em vista como já vivenciará sua profissão”, explica Patrícia Reis Paes, supervisora do Nube. Todavia, a respeito do pagamento de bolsa-auxílio, só é exigido na última situação e não há uma quantidade pré estabelecida, ficando a escolha da companhia definir qual o valor oferecido. Em ambos não é gerado vínculo empregatício, de acordo com o artigo 3º da Lei. Nesse tópico já fica clara uma grande diferença com a modalidade CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Quando se é estagiário, a empresa fica isenta de determinadas obrigações trabalhistas e a carga horária é menor, sendo de 4h diárias e 20h semanais, no caso de discentes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos; 6h por dia e 30h na semana para ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. A partir da efetivação, a contratação do funcionário segue novas normas, de acordo com o Decreto da Lei n° 5.452/43. Dentre os critérios envolvidos, há benefícios como: 13° salário, férias, registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), seguro-desemprego, aviso prévio, um terço das férias, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), abono salarial, descanso semanal remunerado, vale transporte, entre outros. Além disso, esse método tem um expediente maior, abrangendo, normalmente, um máximo de 8 horas diárias e 44h semanais.
Entretanto, apesar de seguir diferentes condutas, essa jornada também tem seus direitos. “Pela legislação, o iniciante tem acesso a bolsa auxílio e auxílio transporte (no caso de estágio não obrigatório), recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses de atuação na entidade, seguro contra acidentes pessoais, redução de carga horária em período de provas”, explica Patrícia.
Essa é uma experiência vantajosa?
De acordo com a gestora, essa jornada permite colocar em prática todo o aprendizado na sala de aula, agregando experiências com forte potencial de diferença no futuro. “É uma chance de aprender com profissionais da área, conhecer a rotina de uma empresa e se preparar para qualquer desafio”, pontua.
Sobre benefícios, no geral há muitos, inclusive conhecer melhor a área a qual está se inserindo e confirmar se isso é realmente a melhor escolha para a vida. “O período de ofício não atrapalha nos estudos, sendo no máximo 6 horas por dia, sempre no horário contrário aos ensinamentos, permitindo conciliar sua vida acadêmica com a carreira. Além de outras vantagens variando de acordo com a instituição”, comenta a especialista.
Veja se o Nube estará perto de você nos próximos dias!
Tendo em vista todos esses proveitos, o papel do Nube como agente de integração torna-se imprescindível. Por atuar como uma ponte entre o empregador e o interessado, entrega diversas possibilidades compatíveis com o perfil e vaga ideais. Assim, entrar ou renovar a vivência no universo corporativo fica mais fácil e assertivo. Para ter contato com a plataforma ao vivo, confira as instituições de ensino e estações do metrô de São Paulo onde estaremos do dia 7 até 10 de novembro, para incentivar e auxiliar você com essa missão:
07/11
BH - IFMG - Unidade Sabará (noite)
RJ - ETERJ - Santíssimo (noite)
Unasp Hortolândia (noite)
FSA - FAFIL/ FAECO/ FAENG (manhã/noite)
SP - Estação de metrô Paraíso (9h às 18h)
08/11
BH - FACEMG - Venda Nova (noite)
PR - Universidade Tuiuti do Paraná - Barigui/Matriz (noite)
RJ - UNIGAMA (noite)
Universidade Brasil Itaquera (manhã/noite)
09/11
BH - SENAC - Venda Nova (noite)
DF - Faculdade Apogeu (noite)
Feira E. E. Prof. Mário Nakata (manhã)
SP - Estação de metrô Ana Rosa (9h às 18h)
10/11
RJ - Estácio - Unidade Alcântara S. Gonçalo (noite)
BH - Feira Grau Técnico - Contagem (manhã)
CENEART (manhã/noite)
Feira Fatecsp (manhã/noite)
SP - Estação de metrô Sacomã (9h às 18h)
11/11
SP - Estação de metrô Vila Prudente (9h às 18h)
Polimig Lagoinha (manhã)
E aí? Estamos perto de você essa semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista a TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele.