Nos últimos dois anos, a sociedade passou por uma situação desesperadora com a pandemia. Isso mudou completamente a forma como as pessoas enxergam as coisas ao seu redor e parte da população se viu em circunstâncias de um emocional abalado e fragilizado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em julho deste ano sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. Entre os principais resultados, o estudo revelou quase um bilhão de pessoas de todo o mundo convivendo com algum transtorno em 2019, incluindo 14% dos adolescentes de todos os países. Isso demonstra como, mesmo antes da Covid-19, esse já era um problema frequente no corpo social. Por essa razão, é imprescindível tornar a carreira, ocupação a qual toma a maior parte do tempo de grande parcela dos cidadãos, algo prazeroso, descartando-a de ser mais um agravante. Nesse sentido, alguns passos podem ser tomados para atingir tal objetivo, confira!
A importância de se cuidar mudando a mentalidade
O estudo da OMS revelou os transtornos mentais como sendo o principal fator de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com inaptidão. Além disso, a análise mostrou como indivíduos com condições graves de saúde mental morrem, em média, dez a 20 anos mais cedo se comparado com a população em geral, sobretudo devido a doenças físicas evitáveis. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada cem mortes. No Brasil, 112.230 pessoas tiraram a própria vida entre 2010 e 2019, de acordo com o 33º Boletim Epidemiológico - Volume 52 da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. A estatística anual de brasileiros suicidas passou de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019, um crescimento de 43%. Tais números mostram um cenário preocupante e desafiador. Por essa razão, procurar ajuda e cuidar do bem-estar deve ser algo recorrente entre os colaboradores de uma empresa para evitar agravantes ainda maiores.
Muitas vezes temos contato com profissionais atuando de forma forçada, vendo a segunda-feira como o pior dia da semana por estar voltando a sua ocupação depois de um período em descanso. Esse pensamento vem de uma soma de fatores as quais podem tornar as tarefas um fardo. Isso leva a um medo de arriscar e, consequentemente, a estagnação. “Uma mentalidade de sucesso é o potencializador de bons resultados e crescimento no dia a dia de quem ama empreender. Pensar positivo é crucial para não só vislumbrar onde se deseja chegar, como também para cumprir os requisitos até o êxito. Esse é um processo de construção ocorrido diariamente. É necessário manter o foco no almejado e ressignificar o relacionamento com o trabalho”, pontua Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor.
Portanto, para haver mudanças, é preciso começar o processo de reprogramação individual, onde se atinge a mentalidade e faz-se possível conquistar resultados nunca esperados. “Esse tipo de pensamento se caracteriza como um condicionamento, similar ao de um adestrador. A diferença é: aqui é o condicionamento mental”, comenta o especialista. Assim, pensar no ofício como algo ruim é brutalmente destrutivo. A forma como lidamos com o nosso tempo define como fica o work life balance e vice versa. Mas o mais importante disso tudo é não colocá-lo como uma coisa negativa. Fazendo isso, é provável passar muito tempo reclamando de algo o qual ocupa de 40 a 60% do dia.
“Na minha opinião e de acordo com a programação e mentalidade assumidas, para elevar a existência em um novo nível, seja financeiro, emocional ou de satisfação, é necessário ressignificar a forma como lidamos com o trabalho, o qual se caracteriza como a parte intrínseca da vida, é um pedaço fundamental de quem nós somos, a forma como entregamos valor para a sociedade e alcançamos nossos objetivos e sonhos”, aponta Senna. Logo, se conhecendo, identificando crenças limitantes e criando convicções fortalecedoras, é possível alterar certas concepções para não alimentar fontes negativas. Esse é um tipo de processo de libertação. Esforço, dedicação e comprometimento são pilares ligados diretamente ao propósito final.
Dicas de ações com o poder de melhorar a relação com o trabalho
A mudança de carreira vem se tornando algo cada vez mais comum e isso não é ruim, Contudo, é interessante pensar em porque tantas pessoas se sentem insatisfeitas com suas escolhas iniciais, com reclamações constantes ou, até mesmo, tenham tido o diagnóstico de Burnout nos últimos meses. A busca pela satisfação na profissão é gradativamente mais presente. "A verdade é: não existe empresa perfeita. Há também uma ideia errada dos benefícios serem suficientes para os colaboradores se sentirem felizes", afirma Juliana Chiavassa, CHO (Chief Happiness Officer) e consultora de felicidade corporativa.
Todavia, existem ações simples as quais, se presentes no cotidiano, podem repercutir no formato de bons frutos. Juliana chama a atenção para quatro delas:
1 - Faça elogios frequentemente; os elogios têm a capacidade de deixar o ambiente mais positivo e geram conexão, tornando o time mais unido. "Todos temos algo a elogiar no outro, seja ele o líder ou o liderado. Isso é diferente de agir com falsidade ou de puxar-saco, mas trata-se de uma capacidade de observar e valorizar as qualidades dos colegas.", afirma a especialista.
2 - Comece a reunião observando boas atitudes: Mudar o foco dos encontros para pautas positivas e deixar de lado o hábito de se reunir apenas para “puxar a orelha” do outro é uma ótima escolha. "Poucas vezes paramos para prestar atenção nas coisas boas. O negativo parece sempre ser maior, mas provavelmente não é assim", comenta a consultora.
3 - Celebre as pequenas conquistas: Para Juliana, estar em grupo celebrando é fortalecedor. “Costumamos sair das comemorações com mais energia e com a sensação de tudo ter valido à pena. Celebrar pequenas conquistas ajuda a manter os colaboradores felizes e engajados e isso pode ser feito compartilhando um intervalo no café, almoçando em equipe ou tirando 20 minutinhos para descansar e conversar livremente", indica.
4 - Promova um ambiente com segurança psicológica: "um ambiente no qual as pessoas podem expressar opiniões, dar ideias e serem elas mesmas sem nenhum tipo de repreensão é um local seguro psicologicamente", finaliza a gestora.
Gostou do texto? Assista a TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade.
Confiamos na sua capacidade de mudar a mentalidade e enxergar o trabalho de forma diferente!