Nos dias atuais, uma das principais missões dos gestores é manter a motivação da equipe em alta. Para isso, existem diversas práticas e ações a serem adotadas. No entanto, os executivos precisam permanecer em constante atualização sobre as tendências do seu setor de atuação, buscar novidades para seus colaboradores e encontrar o equilíbrio entre a cobrança e a boa relação.
Os colaboradores valorizam o ambiente saudável
De acordo com pesquisa da GoAhead, 40% dos entrevistados buscam conciliar melhor o lado pessoal com o profissional. Perguntados sobre quais atributos mais os incentivam a ficarem em uma empresa, o ambiente saudável e emocionalmente estável é prioridade para 48%. Para 51%, esse aspecto facilita o dia a dia de trabalho. Atualmente, 57% são favoráveis à existência de programas dentro das corporações para retenção.
Quando pensam no "emprego ideal", 52% esperam benefícios como plano de saúde, gympass, entre outros. Na prática, apenas 30% das organizações correspondem a essas expectativas. Ainda, 43% dos respondentes gostariam de receber cursos de capacitação e, para 42%, a vaga ideal deveria oferecer aprendizado constante. No entanto, 30% dos participantes não têm essa sorte no cargo atual.
A licença maternidade estendida, foi citada como um fator determinante para 32% das pessoas. Entretanto, os tutores de animais de estimação também querem mais direitos. A licença pet (até 10 dias para doenças e tratamentos) é desejo de 29% dos trabalhadores. Os dias off aparecem na lista de atributos para retenção de talentos: 28% querem mais folgas e 23% sonham com a semana se encerrando na quinta-feira.
Segundo a CEO da GoAhead, Tatiana Vidal, os empresários precisam se adaptar à modernidade. “O mundo mudou e trabalhar nele também. Mesmo tendo alguns comportamentos ainda enraizados, os objetivos, anseios e buscas se tornaram mais humanos. Os brasileiros esperam uma liderança capaz de causar um real impacto nas suas vidas e querem absorver conhecimentos deles". Essa questão fica bem clara no levantamento: os chefes de apenas 18% dos indivíduos os apoiam e incentivam, enquanto 45% ficariam satisfeitos com essa atitude.
Os gestores precisam abrir o olho e observar sua equipe
Nos últimos anos, com a pandemia e o avanço do home office, a administração baseada no controle e aumento da produtividade imediata começou a atingir mais gente. Em suas casas, as pessoas se conectam aos computadores e são continuamente monitoradas por programas com contagem de cliques e movimentos no mouse, tempo de tela, uso do teclado e número de e-mails enviados.
Isso acontece por dois motivos: evitar fraudes e medir a performance. Quanto ao primeiro, pequenos golpes sempre existiram, mesmo em ambientes presenciais. “A questão da integridade no contrato entre a empresa e o funcionário é válida, mas resta um questionamento. Se houvesse maior vínculo de confiança, seria possível uma outra forma de resolução desta natureza de questão?”, reflete o sócio da Adigo Desenvolvimento, Marcos Thiele.
A tecnologia da informação auxilia bastante, mas a observação excessiva traz efeitos negativos. Duas das tendências pós-pandemia mais presentes e discutidas são o Burnout (esgotamento físico e mental causado pelo trabalho) e quiet-quitting (demissão silenciosa, fazer apenas o necessário). Isso acontece por conta do aumento da pressão por desempenho, cobrança por entregas cada vez mais rápidas, entre outros.
Para Thiele, ainda existe esperança. “A explicitação de práticas de desumanização em um número cada vez maior nas companhias deve provocar reflexão e ajuste. Isso gera consciência para a necessidade e relevância de um modelo pautado pela confiança e autonomia. As pessoas podem atuar de forma naturalmente engajada, não por conta de metas e controles, mas por sentir e ter construído um propósito”.
O uso da gamificação para aumentar o engajamento
De acordo com um estudo da ResearchAndMarkets, a aplicação de estratégias de gamificação aumenta os resultados em até 90%, enquanto a conscientização das metas do grupo pode chegar a 86%. Os dados demonstram a eficiência de transformar uma tarefa de outro contexto, em dinâmica de jogo, adicionando recompensas, pontuação e desafios. Tudo isso a fim de aumentar a motivação e mudar o comportamento em relação a determinada atividade a ser executada.
Segundo o CEO da Pontomais, Hendrik Machado, o ideal é desenvolver alternativas focadas em desburocratizar processos. “No geral, essa novidade serve para transformar demandas consideradas difíceis ou desagradáveis em algo leve e divertido, facilitando o empenho de todos e trazendo mais aderência do público", explica. Para auxiliar nesse sentido, Machado listou algumas dicas:
Ambientes digitais gamificados em aplicativos: toda a experiência se concentra em um universo on-line com a participação dos membros remotamente por meio de aplicativos. Para a implementação desse modelo, é necessário fazer uso de ferramentas digitais e plataformas qualificadas.
Experiências pontuais de realidade aumentada e virtual: também é possível aderir a recursos de realidade aumentada e virtual. Eles proporcionam experiências sensoriais visuais muito ricas. O cérebro é naturalmente “programado” para desfrutar de games, devido às emoções envolvidas, portanto, traz várias vantagens para o universo corporativo.
Gamificação Analógica: essa acontece fora dos dispositivos eletrônicos e utiliza materiais físicos para ser realizada. Muito similar aos jogos de tabuleiro, cartas e dinâmicas presenciais, costuma ser mais utilizado para aprendizado ou tomada de decisões básicas dentro das organizações, como por exemplo votar a prioridade do mês.
Para definir qual a melhor aplicação para cada empreendimento, é preciso levar em conta o resultado a ser atingido, o perfil dos colaboradores, a realidade da organização e onde essa iniciativa pode se encaixar. “Quando bem aplicada, a gamificação pode ser um agente para diminuição de gastos, pois ajuda a reduzir as faltas, aumentar o foco, atrair novos clientes, fidelizá-los, entre outros. Por isso, é tão importante alinhar a estratégia ao cotidiano visando obter os melhores resultados possíveis." afirma o CEO.
Portanto, esteja sempre por dentro das tendências no seu segmento, aplique inovações no seu negócio e largue na frente da concorrência. Dessa forma, você chamará a atenção dos melhores talentos e do público em geral. Para isso, acompanhe nosso blog e redes sociais para obter conteúdos diários. Se busca por estagiários e aprendizes para te ajudar nessa transformação, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!