Na hora de contratar um jovem aprendiz, estagiário ou efetivo, quanta ênfase você dá para o domínio da comunicação? Essa habilidade, segundo o levantamento da Robert Half, é uma das cinco soft skills mais procuradas pelos headhunters. Ao lado da adaptabilidade, flexibilidade, visão estratégica e de negócio, trata-se de um extraordinário diferencial para se ter frente a um processo seletivo. De acordo com 69% dos recrutadores, está cada vez mais difícil encontrar candidatos com um perfil alinhado a essas qualificações. Quer descobrir como ajustar-se às tendências e desenvolver essa aptidão? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Importância da comunicação como soft skill no mercado de trabalho
Conforme o mesmo estudo, segmentos como tecnologia, bens de consumo, varejo, agronegócio e logística, são quem lideram as intenções de contratação no mercado. Apesar de captarem perfis díspares para atuação, o apreço pela boa comunicabilidade é um fator indispensável. A partir dela, é possível estabelecer relacionamentosfirmes com os clientes e adquirir sua confiança. “Essa habilidade está presente em qualquer setor de uma companhia. Uma de suas grandes vantagens é desenvolver melhor as interações dentro do ambiente corporativo. Investir nela pode nos ajudar a ter sucesso na carreira”, aponta a fonoaudióloga, Fernanda de Morais.
A troca de códigos entre duas ou mais pessoas sempre foi um desafio. Trata-se de um artifício inventado, vivo e em constante mudança. O objetivo de transmitir mensagens não é simples de se atingir. Cada um interpreta o mundo a sua volta a partir de um ponto de vista íntimo e peculiar. Por isso, passar uma verdade própria para o outro, da forma como ela se apresenta a você, é um esforço o qual requer estudo, prática e manejo. Quem masteriza essa técnica, dispara na frente dos demais. A arte de dialogar clara e precisamente, com ou sem o uso de palavras é mágica. Em um universo de ruídos, quem aprende a minimizá-los é ouvido.
Em uma entrevista de recrutamento, por exemplo, as pessoas são capazes de formar uma imagem sobre quem fala em pouquíssimos segundos. Esse retrato pode até não ser definitivo, entretanto, é um chamado “momento verdade”. Ou seja, a oportunidade de ouro para se conquistar o interlocutor. “Não é como um quebra-cabeça, porém um Lego. Eu utilizo somente as peças convenientes a mim. Qual imagem eu desejo passar? É de credibilidade, naturalidade, amistosa ou mais direta? Preciso definir minhas intenções. Apesar de sermos notados e julgados pelas ações, conhecer os objetivos é o primeiro passo para tomar iniciativa e discursar”, ressalta a linguista, Vivian Rio Stella.
A necessidade de se comunicar bem a todo momento
Perante um ecossistema cada vez mais adepto ao digital, o contato com o outro ocorre, inevitavelmente, por meio de diversos canais. Por isso, é preciso redobrar a atenção com a maneira pela qual manifesta-se em ambientes externos à labuta. Hoje, qualquer fala, vírgula ou ponto mal colocado é posto à prova. Devido à imersão nas redes, o indivíduo é avaliado a todo o tempo. Não se trata apenas de declarações controvérsias ou equívocos na linguagem. Porém, de estética, opções imagéticas entre outro fatores os quais fogem do letrado. “Uma vez inserido no meio profissional, tome cuidado com esses pontos. É preciso saber aliar elementos a fim de tornar nossa figura positiva”, recomenda Vivian.
Com a insurgência da Covid-19, em março de 2020, o modelo de operação dos estabelecimentos iniciou uma migração para o virtual. Atualmente, raro é encontrar um negócio distante do on-line. “A aparição nas social medias traz muita informação. Até mesmo selecionadores recorrem a perfis eletrônicos para analisar um candidato. Lá, eles encontram, sem os filtros impostos pelo laboral, os gostos e valores do cidadão. As fotos de perfil, conteúdos, comentários e curtidas podem dizer muito. Por esse motivo, estar alerta à forma como expressa as ideias também contribui para seu ícone ocupacional projetado”, acrescenta Fernanda.
Dicas para aprimorar sua comunicação verbal
Frente às adversidades correntes ao pleno exercício dessa competência, veja abaixo algumas orientações para aprimorar o uso verbal da língua.
Preze pela entonação vocal: é possível recitar o mesmo texto de maneiras distintas. A mera mudança no tom tem o poder de alterar a experiência do receptor e impacta-lo positivamente. Quem utiliza menos inflexão vocal, sem altos e baixos, pode até passar uma maior credibilidade, porém mostra-se menos atrativa. Por outro lado, ao usufruir da entonação, enfatizar vogais e dar pausas, ganha-se espontaneidade. Isso agrega para fixar o destinatário no aqui e agora.
Evite soar muito impositivo: Em qualquer dialeto, a escolha no uso de vocábulos é capaz de denotar intenções implícitas. Por isso, tenha cuidado ao escolher a forma verbal de suas sentenças. O excesso de imperativos - sejam afirmativos ou negativos - pode te associar a alguém autoritário, por exemplo. Ao emplacar uma série de comandos como “abra”, “corra”, “faça”, “trabalhe”, entre outros, desorizontaliza-se a relação com o próximo. Evite essa constante.
Alie a boa gramática ao amplo vocabulário: principalmente ao falar do âmbito trabalhista, dispor de uma gramática coesa é essencial. Queira ou não, seguir os padrões da norma culta é considerado, muitas vezes, um requisito mínimo para uma vaga. Quem coleciona deslizes de concordância durante a fala, por exemplo, pode comprometer um bom currículo. Junto a esse fator, o vocabulário é outro aspecto o qual merece os louros. A acertada escolha dos signos é primordial para superar a dúvida e construir um argumento límpido. Logo, dominar esse recurso mostra-se de extrema valia.
Fuja do uso constante de diminutivos: sempre importante lembrar, o seu chefe não deve ser referido da mesma forma como se trata um gatinho. Apesar de atribuir carinho, fofura e bondade, o diminutivo pode ser um tiro no pé. Prefira ganhar a confiança de alguém por meio de atitudes, em vez de um e-mail repleto de “inhos”. De acordo com a linguista, “esse atributo é maléfico, pois tem como característica conferir uma nuance menos assertiva e mais casual”, finaliza.
Gostou das orientações acerca do tema? Então, atente-se as suas palavras, abrace o dicionário e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para alterar a forma como você é visto e escutado no seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.
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