Atualmente, o mercado de trabalho é extremamente competitivo. Por isso, muita gente está de fora dele, mas cheia de vontade de ingressar. Quem já tem essa oportunidade, batalha diariamente para permanecer dentro desse universo. Para os estagiários e aprendizes, é necessário evoluir e se desenvolver para dar os próximos passos. Portanto, é fundamental saber como se destacar e ter sucesso na carreira.
Como aumentar a produtividade
Esse é um dos assuntos mais debatidos nos dias de hoje, mas poucos entendem como não se trata de um privilégio de ter tempo disponível. O verdadeiro significado desse conceito é fazer as coisas de forma mais eficaz e em menor período. “Produtividade e qualidade de vida são temas interdependentes. Especialmente nesse mundo hiperconectado e repleto de distrações, aprender a administrar o dia é fundamental. Quando começamos a praticar técnicas para treinar o cérebro a realizar as tarefas cotidianas de maneira efetiva, temos uma rotina mais saudável, sem renunciar ao lazer e à vida social”, diz o vice-presidente da Skillshare, Nicolas Scafuro.
É preciso relacionar a entrega e os fatores utilizados. Não se trata de ter uma agenda repleta de compromissos e trabalhar além da conta. O correto é realizar as demandas com eficiência. “Temos os seguintes elementos na equação: tarefas, horas, utilidade e diversão. Direcionando a quantidade de energia adequada para as áreas corretas, o processo se torna mais útil e, consequentemente, agradável”, explica Scafuro.
Muitas pessoas têm dificuldade em vencer a primeira etapa. O principal vilão é a crença da necessidade de motivação para começar algo. “Esse é o caminho para a procrastinação. Afinal, trata-se de um sentimento e, como qualquer outro, é temporário, passageiro e depende de fatores externos. Ninguém acorda todos os dias com vontade de fazer algo, inclusive as coisas mais divertidas”, explica.
Para o especialista, gamificar essas ações, por exemplo, é um bom começo. Para isso, você pode criar uma competição consigo mesmo para se superar. Estudar cinco minutos a mais a cada dia ou ter melhor desempenho na academia. Assim, tudo fica mais leve e aumenta a disposição.
Nesse sentido, o executivo traz algumas dicas para serem aplicadas no cotidiano:
A regra dos dois minutos: algo leva menos de dois minutos para ser finalizado? Comece a fazer aquilo imediatamente. “Evite sobrecarregar sua lista de afazeres com pequenas coisas. Caso contrário, elas podem acumular e criar uma sobrecarga. Então, treine seu cérebro para pensar dessa forma com qualquer atividade simples. Quer um exemplo? Sua mesa está cheia de xícaras de café? Leve todas elas para a cozinha agora mesmo”.
A regra dos cinco minutos: está com dificuldade em escrever sua monografia ou montar uma apresentação para o trabalho? Faça cinco minutos de um grande projeto estressante. O segredo é convencer a mente de como é possível realizar algo considerado impossível ou muito difícil.
É preciso se manter atualizado e em reciclagem
A velocidade das informações e transformações constantes da sociedade impactam diretamente o mercado. Até poucos anos atrás, obter um diploma universitário já garantia boa vantagem na busca por emprego. Entretanto, isso mudou e as corporações valorizam cada vez mais não só quem possui qualificação profissional, mas também se mantém atualizado. O conceito de lifelong learning, a prática do aprendizado constante, é hoje um grande diferencial.
Para isso, exige-se mente aberta e foco nos objetivos. A versatilidade e a capacidade de adaptação às mais diversas situações de trabalho tornam os colaboradores mais versáteis. Especializações, portanto, são muito bem-vindas. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, indivíduos com pós-graduação possuem rendimento médio mensal de 4.500 reais, 150% acima de quem se formou apenas na graduação.
A nutricionista Viviane Valente, cursou MBA em Gestão em Serviços da Saúde e reafirma a importância dessa qualificação. “Eu me interessei justamente pela flexibilidade em ser on-line e por ser em gestão, pois faltava isso para mim. Afinal, após 12 anos de carreira e já com especializações na área, não conhecia nada sobre esse assunto. Recentemente, completei um mês como supervisora em um hospital”, afirma. Para Viviane, essa prática traz outros inúmeros benefícios. “Aumenta sua rede de contatos, a perspectiva salarial e você se torna mais apto a ocupar cargos de liderança.
Em 2018, o Fórum Econômico Mundial alertou para a necessidade de preparar os funcionários para um novo conjunto de habilidades compatíveis com os avanços tecnológicos e as mudanças provocadas por fatores socioeconômicos e demográficos. De acordo com o relatório da época, 54% dos trabalhadores precisariam de requalificação até 2022.
Hoje, as soft skills são extremamente valorizadas. Essas competências não podem ser completamente quantificadas ou medidas de forma tradicional, como a liderança e comunicação. Elas são mais consideradas devido ao aumento do modelo remoto e autônomo. Estão ganhando relevância em todos os setores, níveis e ambientes, pois o mundo se importa mais com a saúde mental e o bem-estar.
Para auxiliar nessa questão, o coordenador comercial, Gabriel Camacho, cita alguns aspectos essenciais para os colaboradores atuais:
Liderança: a principal característica para um gestor desenvolver. É a capacidade de motivar verdadeiramente um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum. Para isso, o líder precisa inspirar outras pessoas e, principalmente, saber se comunicar de forma assertiva e persuasiva. No entanto, a humildade deve estar em conjunto. Um bom comandante sabe como criticar, mas reconhece as qualidades do time e os próprios erros.
Comunicação: manter um bom relacionamento entre todos os colegas pode ser decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma companhia. O networking é uma ferramenta muito poderosa para alavancar qualquer negócio. Por isso, participar de eventos, se conectar pelas redes sociais e criar boas relações com clientes e fornecedores é essencial.
Resolução de problemas: toda organização tem problemas e, para resolvê-los, é preciso usar da criatividade para não só mapear, mas também, trazer soluções ousadas e inovadoras.
Portanto, se mantenha sempre atualizado e ligado nas tendências do seu segmento. Dessa forma, largará na frente dos concorrentes, se manterá no mercado e com grandes chances de conseguir posições cada vez mais altas! Acompanhe nosso blog e redes sociais para adquirir mais conteúdos legais sobre o universo corporativo.