Você encontra dificuldade para tratar sobre temas de diversidade e inclusão? A essencialidade dessas pautas na atualidade não é dúvida para ninguém. Porém, ter a sensibilidade para abordá-las é tão importante quanto. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 25.505 estagiários e jovens aprendizes, demonstra com certa positividade a circulação do assunto no ecossistema laboral. Conforme o agente de integração, 37,69% dos entrevistados afirmam haver, ao menos, uma iniciativa de diálogo por parte das companhias. Entretanto, ressaltam a necessidade de uma melhora no contato. Quer descobrir como alinhar-se à sociedade e fornecer uma experiência digna a todos os públicos? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Quais as dificuldades de promover esses debates
O estudo levantado pelo Nube ressalta como as políticas citadas ainda se apresentam em desenvolvimento no meio empregatício. De acordo com os dados, 27,01% dos estudantes afirmam não enxergar a aderência de todas as companhias a esse projeto. A persistência do signo “depende” nesse contexto é inaceitável. Uma ação a fim de englobar “todos” deverá, portanto, ser apoiada por cada empreendimento, sem exceções. Promover igualdade no meio de atuação não deveria ser tratado como um esforço, porém como uma obrigação. Trata-se de uma condição básica a qualquer ser humano.
Por outro lado, é compreensível a existência de barreiras para se dar o primeiro passo. Não à toa, apenas 23,78% dos ouvidos constataram uma movimentação efetiva por parte das organizações. Concretizar ideais de mudança é sim um desafio para qualquer entidade. As estruturas do poder são, em sua maioria, compostas por mentes mais envelhecidas e presas no passado. Por conta disso, despir-se de uma cultura preconceituosa, apesar de estreitamente necessário, pode se tornar um afazer hercúleo. Com isso em mente, é preciso se preparar para a maratona e lutar pelos direitos. Com propósitos justos, não há pensamento enraizado e ultrapassado capaz de impedir a evolução.
Com o intuito de inibir os 11,51% o qual clamou a falta de sensibilidade dos estabelecimentos, procure fortalecer a comunicação e construir esse elo. No final das contas, promover um ambiente múltiplo e inclusivo apenas resultará em benefícios para as instituições. Para tanto, contar com especialistas em gênero e pluralidade é um ótimo pontapé inicial. Eles explicam como pequenas ações já podem contribuir para a construção de um espaço operacional mais abrangente.
Dicas para promover a diversidade nas companhias
Como dito, a questão da heterogeneidade ainda gera muitas dúvidas conceituais e operacionais entre gestores. Com base nisso, eles acabam por atrasar processos por, simplesmente, não saber como colocar em prática esse modelo de inclusão. A fim de sanar dúvidas e ampliar o debate, é preciso de um "empurrãozinho''. Com isso em vista, as especialistas em gênero e diversidade da Alteritat, Francine Malessa e Mariana da Rosa, ajudam a listar algumas dicas para turbinar essas mudanças e propiciar um ambiente trabalhista pautado na equidade. Veja as recomendações abaixo:
1- Pesquise sobre temas de diversidade
O cuidado é um fator universal quando precisa-se abordar questões de forte opinião e impacto. Em certos casos, é quase como aprender uma nova língua. “O letramento sobre o significado de diversidade, marcadores sociais e vieses inconscientes é o primeiro passo para entender o assunto quando trata-se de multiplicidade nas empresas. Pode-se falar a partir da perspectiva de gênero, de raça, religiosa, das Pessoas com Deficiências (PCDs) ou do público LGBTQIAP+, por exemplo”, explica Francine.
2 - Ouça a sua equipe
Outro importante passo a ser tomado é permitir-se escutar o outro. Uma das vantagens correntes ao programa de estágio e aprendizagem, por exemplo, é justamente a atualização de pontos de vista. Logo, aproveite essa renovação, ponha-se ao lado deles e ouça. “Consulte os colaboradores e veja a opinião deles a respeito desses temas. Saiba quais os seus pensamentos sobre a relevância do tópico a ser tratado internamente. Procure identificar quais assuntos são mais sensíveis e quais serão melhor aceitos por todos e todas. A construção de um universo plural e saudável para lidar com estes assuntos deve ter processos horizontais, com trocas de experiências”, ressalta Mariana.
3- Incentive a criação de um comitê de diversidade e grupos de afinidade
Procure fornecer as ferramentas necessárias para quem te ajudará a transformar o seu negócio. Vozes não poderão ser transmitidas sem o palanque para sua propagação. Portanto, dê palco a esses agentes e incentive o progresso. “Mantenha os espaços da empresa abertos e incentive seus funcionários a criarem um comitê de diversidade para tratar desses assuntos. Se engaje e acompanhe os eventos para uma escuta ativa”, enfatiza Francine.
4- Inclua qualificações e palestras sobre diversidade
Manter-se em busca de conhecimento é uma máxima para qualquer setor da humanidade. Quem habilita-se a permanecer os anos aberto para o novo sempre estará um capítulo à frente dos demais. Nessa mesma linha, procure qualificar suas equipes - além de si mesmo - a respeito desse discurso tão em voga no contemporâneo. “Invista em treinamentos e palestras sobre como valorizar a multiplicidade na sua área de ofício. Mostre aos seus pares a importância de debater este tema e busque profissionais capacitados para explicar as principais dúvidas”, reforça Mariana.
5- Atualize sempre sua jornada
Inserir um conteúdo no seu cotidiano é a melhor maneira de absorvê-lo. Para tanto, recorra à cultura pop, ao cinema e outras produções. Extrapole o contato laboral com um tema e o estenda para o lazer, por exemplo.“Leia livros, ouça músicas, veja filmes e assista séries com essas temáticas e as indique aos colegas”, finaliza Francine.
Gostou das dicas apresentadas? Então, não fique parado, apronte-se e transforme já o seu meio! A hora para alterar o mundo à sua volta com equidade e abastar-se de futuro é agora, basta ter iniciativa e estar aberto para aprender. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.
O Nube torce sempre pelo seu sucesso.