Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
evite-os-casos-de-burnout-no-ambiente-de-trabalho

Evite os casos de Burnout no ambiente de trabalho! 

Notícia | 12/09/2022

Ana Clara Lima

O constante fluxo de notícias disponibilizado no atual cenário possui diversas vantagens. Porém, quando não há uma dosagem correta sobre a absorção dessas informações, um desgaste mental pode ser observado. Principalmente no expediente de trabalho, o excesso de demandas e preocupações consome muito a energia dos colaboradores, sobrando pouca para o seu bom aproveitamento. Nesse sentido, confira como se organizar e desenvolver a inteligência emocional pode auxiliar no equilíbrio de muitas vidas.

O alastramento dos casos de Burnout

Segundo pesquisa realizada pela Pebmed, 30 milhões de brasileiros são vítimas do Burnout, representando um terço dos trabalhadores. Até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece esse número alarmante como uma doença do trabalho. Tudo isso é consequência de episódios duradouros de aborrecimentos ocasionados por alguns motivos: alta carga horária, falta de conexão, identidade e propósito no cargo em questão. 

“Pode ser considerado um estresse crônico ocupacional, culminado pela sensação de esgotamento e exaustão emocional. É necessário aprofundamento nas questões da dinâmica psíquica de pessoas com esse quadro, a fim de trazer luz e manejo clínico à situação”, afirma Ricardo Chaves, psicólogo e especialista no desenvolvimento de líderes e colaboradores de alta performance.

A exaustão não é o único dos sintomas, até mesmo as aptidões são afetadas. Há uma significativa redução na produtividade e na qualidade das tarefas executadas. “Existe um deslocamento da energia existencial, dissipada em uma sensação de avanço ou realização. É como acelerar o carro a fim de gastar os pneus, rodando em falso no asfalto até o estouro deles”, alude o psicólogo.

Os debates quanto à saúde mental tem sido cada vez maior pelas redes. Nesse contexto, há uma comum confusão dessa síndrome com crises depressivas. É preciso muito cuidado na hora de diagnosticar esses casos, pois cada particularidade tem um determinado tratamento. Logo, fica cada vez mais notável a necessidade de investir na capacitação de lideranças humanizadas, medida essa em prol de cessar até mesmo ansiedade e depressão. 

“Os sintomas apresentados no Burnout emitem alguns sinais comportamentais, como o evitamento de reuniões, esquiva de novas tarefas e projetos, diminuição do contato visual com as pessoas, uso de adjetivos depreciativos, resistência a mudanças e transferência de responsabilidades. Além desses, a redução dos contatos sociais, desvalorização do lazer, negligência nos cuidados pessoais, automedicação e resistência em buscar por ajuda afetam ainda mais esse quadro, podendo culminar em agravamentos”, acrescenta o especialista.

Dessa forma, podemos elencar alguns dos fatores de risco desta síndrome:

  • excesso de trabalho sem conexão pessoal;
  • Conflitos éticos;
  • Remuneração desproporcional;
  • Metas inatingíveis;
  • Constantes mudanças no ambiente de trabalho;
  • Ambiente com competitividade em excesso.

Para isso, as práticas de alívio daquilo sob pressão são fortes aliadas avaliativas do estresse vinculado com o serviço e podem evitar maiores prejuízos na qualidade de vida. “O job crafting, por exemplo, é uma estratégia recente cujo objetivo é redesenhar o sentido do trabalho e das funções exercidas pelas pessoas. Assim, os líderes e profissionais conseguem ressignificar sua função, abrindo possibilidades para melhorar seu engajamento e os resultados da empresa”, aconselha Chaves.

O diferencial de dominar as emoções

Ultimamente, as soft skills têm sido cada vez mais valorizadas. Diferente do senso comum de muito tempo atrás, as hard skills não são mais as únicas exigências mercadológicas. A inteligência emocional (IE) é um termo do ramo psicológico voltado para a capacidade humana de controlar seus sentimentos. Essa peça é fundamental para lidar com as diversidades da rotina. 

De acordo com um levantamento da empresa internacional de coaching, Talent Smart, 90% dos indivíduos com desempenho elevado possuem IE. Em contrapartida, os 80% com performance reduzida dispõem de uma baixa taxa dessa condição. Dessa maneira, fica claro como o desenvolvimento dessa habilidade, em geral, ajuda no aproveitamento positivo de situações. 

Para Isabela Brisola, advogada previdenciária e fundadora do escritório Brisola Advocacia, essa habilidade tem como principal benefício construir um ambiente saudável de trabalho, tornando as pessoas empáticas com as outras, aprimorando os relacionamentos e contribuindo para a evolução da empresa. “Na minha área, a do Direito, ter inteligência emocional é um diferencial de sucesso. A pressão trazida pela atividade da advocacia é um gatilho muito forte para uma pessoa perder facilmente o controle”, constata.

No mundo constituído por uma intensa virtualização, olhar para o interior de cada um se faz imprescindível. O distanciamento entre as relações interpessoais podem impactar o psicológico de muitos. Desse modo, muita atenção deve ser direcionada a esse quesito a fim de  alcançar maiores objetivos ocupacionais. Tensões no ambiente de trabalho são inevitáveis, o diferencial está na maneira como reagir aos imprevistos. O autoconhecimento é essencial para manejar as imposições das corporações.

“Muitos profissionais almejam ter o seu próprio negócio, mas, em razão dos desafios enfrentados, acabam por desistir no meio da jornada. Contudo, uma maneira de fazer dar certo, é pensar a longo prazo de uma forma equilibrada – algo alcançado por meio da inteligência emocional. É essencial, portanto, controlar preocupações exageradas e estimular o hábito da organização e do planejamento estratégico. Dessa maneira, são apresentadas as suas ferramentas na obtenção da excelência no empreender”, finaliza Isabela. 

Torna-se evidente, portanto, como reconhecer os acontecimentos ao seu redor auxilia na sua reação consciente e certeira. Com o processamento ideal do cérebro, a postura adequada é tomada automaticamente. Ao cuidar do lado interno, uma melhor imagem é externada. Posicionamentos empáticos devem ser um costume não apenas com os clientes, como também de todo o time. Afinal, cuidar de si é se preocupar também com todo o coletivo. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça: o Nube é seu aliado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete