Uma coisa é certa: administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, transformar uma atividade profissional em um empreendimento de sucesso exige paixão, trabalho duro, resiliência e muitos outros fatores inerentes ao desejo de empreender. Com o êxito da marca, alcançado por meio de estratégias efetivas, é possível promover oportunidades para estagiários, aprendizes e colaboradores. Assim, com a ajuda do time, o negócio só tem a crescer. Portanto, descubra algumas dicas para investir assertivamente e decolar nos lucros.
As estatísticas demonstram como abrir o próprio negócio está favorável nesse momento
Segundo a plataforma “Mapa de Empresas”, do Ministério da Economia, foram abertas no país mais de 4 milhões de companhias em 2021, um recorde histórico Entretanto, no mesmo período, cerca de 1,4 milhão foram fechadas. Sendo assim, o saldo de novos negócios ficou positivo em aproximadamente 2,6 milhões. Gerir é um desafio e muitos dos novos projetos falham, principalmente, porque o gestor não consegue traduzir suas idealizações em habilidades práticas.
Conforme os dados, atualmente há 18,915 milhões de corporações ativas no Brasil. Do total, quase metade (48,5%) é do setor de serviços, seguida pelas empresas de comércio (33%), indústria de transformação (9,3%), construção civil (7,9%), agropecuária (0,7%), extrativa mineral (0,1%) e outras (0,5%). Em um recorte geográfico, o Amapá foi o local com maior crescimento percentual, com uma elevação de 40,9% em relação ao ano de 2020. Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul registrou o menor índice, de 13,6%.
Para Rapha Avellar, fundador da Adventures, é preciso ser perseverante e buscar maneiras de inovar para manter seu estabelecimento ativo no mercado. “Eu sempre digo como não acredito em força de vontade. Confio em um alinhamento muito forte e uma compreensão radical dos objetivos para a sua vida e as ações para te levarem até eles”, afirma.
Cresce o movimento empreendedor entre os jovens brasileiros
Consoante à Avellar, muitos jovens vêm mostrando dedicação nessa trajetória. Nesse sentido, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem ganhado força por todo o país. Atualmente, são mais de 1500 empresas juniores (EJs) espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Em suma, a EJ é uma associação sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do ensino superior. A iniciativa costuma ser o primeiro vislumbre do mercado de trabalho e serve como uma preparação.
Para a presidente executiva da Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), Beatriz Nascimento, ter essa possibilidade durante a graduação é muito favorável. “Nossa missão é formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil empreendedor. Em 2021, o MEJ impactou mais de 70 milhões de reais na economia, integralmente reinvestidos na educação”, explica.
Entre os principais intuitos desse programa estão ampliar o aprendizado do universitário em sua área de atuação, aproximar ambas as dimensões, gerir de forma autônoma pessoas, processos e recursos da organização, elaborar projetos de consultoria no campo de formação, entre muitas outras vertentes. Dessa forma, o indivíduo pode começar a colecionar vivências corporativas desde o primeiro período da faculdade.
Dicas para quem quer começar o próprio negócio
Para ajudar aquelas pessoas com vontade de começar a própria loja, porém sem conhecimento de como dar o primeiro passo, o fundador da Adventures separou algumas dicas essenciais. Confira:
- Tome risco:
Para Avellar, o ponto chave é não ter medo de tentar. “Troque de trabalho 10x, comece projetos, crie. Se você tem 20 ou 30 anos, você pode literalmente errar todas as próximas decisões da sua vida e ainda ter tempo de construir um legado para muito te orgulhar. O foco no começo precisa ser autoconhecimento e aprendizado”, comenta o empreendedor.
- Encurte os ciclos de feedback:
É essencial ser sempre transparente e prestar feedbacks constantes para o time, pois isso acarreta o crescimento de todos os envolvidos. Seres humanos tentam evitar a frustração de toda maneira possível. Porém, é preciso buscar os problemas da operação, afinal, quanto mais rápido você encontrar, talvez na mesma velocidade dê para solucionar.
- Conteúdo é a moeda do momento:
Graças a globalização, não existem mais barreiras para começar um empreendimento digital, nem intermediações para te impedir de encontrar clientes em qualquer canto do mundo. Se você tem um celular com Internet, já tá na metade do caminho. Agora, só precisa produzir conteúdo sobre seus produtos e serviços para alimentar as redes. Dessa forma, você detêm a atenção dos internautas e conquista grandes resultados.
- Desafie suas ideias, mas confie no instinto:
É essencial ligar para a intuição e ter o feeling de qual escolha parece mais sensata. Entretanto, apenas confiar nesse ponto pode ser motivo de enganação. Afinal, a lógica também importa, pois ela pode ajudar a entender se você está lidando com problemas novos ou remanescentes. Quando há números para se embasar, é mais fácil desenvolver um planejamento efetivo.
Quer mais recomendações?
Além de todas essas indicações, o atendimento ao cliente e a experiência comercial são alguns dos principais tópicos para o crescimento das vendas e o êxito da companhia. Entretanto, a falta de acesso e administração efetiva ao capital financeiro, as burocracias e a incerteza do cenário econômico podem ser desafiadoras. De toda forma, é necessário entender e ter competências em um conjunto de capacidades fundamentais.
Nesse sentido, a Zippi elencou mais algumas recomendações. Veja:
1) Atenção na gestão financeira:
Ter habilidade para gerir finanças é crucial. O líder precisa prever o fluxo de caixa, monitorar as vendas, os lucros e as perdas, além de declarar renda todos os anos.
2) Foco no marketing e vendas:
É importante ser capaz de promover mercadorias de forma inteligente e eficaz. Atualmente, existem inúmeros canais de vendas gratuitos com possibilidades de apresentar seu serviço.
3) Atendimento ao cliente de excelência:
Um dos requisitos é ser capaz de desenvolver uma abordagem própria para o relacionamento com o público. É imprescindível prestar a melhor assistência possível, afinal, com uma vivência satisfatória, a fidelização é facilitada.
Por fim, para sempre estar por dentro das tendências corporativas e nunca deixar de se atualizar, o Nube é seu aliado! Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Conte conosco!