Com as mudanças no mundo corporativo, sobretudo após a chegada da pandemia, apenas a formação não é suficiente. É preciso estar atento a habilidades além do conhecimento técnico, para contemplar também o modo de se relacionar com o outro e a forma como reage diante de cenários desafiadores e sob pressão. As chamadas soft skills são competências não ensinadas na graduação, mas são muito importantes para o crescimento profissional, porque dá ao indivíduo condições de fazer melhores escolhas, ter assertividade e bom desempenho em situações menos favoráveis.
As soft skills
Entretanto, em um país como o Brasil, cujo nível de escolaridade ainda é muito baixo (apenas 21% de adultos entre 25 e 34 anos possuem curso superior de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e OCDE), como fica o desenvolvimento dessas habilidades? Para o vice-presidente da eduK, Ivan Pereira, a inteligência emocional é fundamental. “Essas competências impactam a vida da pessoa como um todo. Seja no âmbito profissional, em situações de trabalho em equipe, tensão, gerenciamento de tempo ou na vida pessoal, planejando um futuro melhor, lidando com problemas do dia a dia e expandindo o autoconhecimento”, comenta.
Veja as principais aptidões socioemocionais:
Inteligência emocional: termo muito utilizado em psicologia. É a capacidade de entender os próprios sentimentos e, por isso, lidar melhor com eles. Trata-se também de compreender emoções de outras pessoas e ajuda na construção de relações mais sólidas e saudáveis. “De forma resumida, é a capacidade de sentir, agir e ponderar”, explica o executivo.
Criatividade: esse aspecto não é útil apenas para quem atua com criação, design e afins. Embora imprescindível para essas áreas, ela possibilita criar soluções práticas e a sair de ocasiões desafiadoras em qualquer setor.
Resolução de problemas: a capacidade de resolver adversidades exige organização, ordem e sistematização de informações. Em casos mais complexos, demanda também a utilização de métodos e estratégias, envolvendo tomada de decisão, saber designar tarefas e alocar recursos adequadamente, buscando sempre a maior eficácia e eficiência possíveis. Diante de um fluxo intenso de pontos de vista e diferentes leituras da realidade, essa função pode ser comprometida.
Facilidade de adaptação: “a maior prova do quão relevante é saber se adaptar rapidamente às mudanças foi justamente a pandemia, pois de um dia para o outro precisamos alterar como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos. Ter flexibilidade é crucial até mesmo para identificar alternativas e formas mais assertivas de sair de uma eventual crise ou conseguir melhores resultados em cenários adversos”, explica Pereira.
A importância de treinar a equipe
Qualificação é o principal objetivo em treinamentos corporativos atualmente, segundo o último levantamento feito pelo LinkedIn, o Workplace Learning Report de 2022. Conforme os dados, as virtudes necessárias para colaboradores em geral devem mudar cerca de 40% até 2025. Ou seja, investir no desenvolvimento do time é essencial para ter profissionais qualificados nos próximos anos.
De acordo com o estudo, para mais de 70% dos responsáveis por capacitação de equipes, a evolução se tornou multifuncional, trazendo benefícios como melhorar o desempenho, aumentar a retenção de talentos e também as promoções internas. Além disso, 75% aderem a cursos quando são indicados pelos seus líderes. Contudo, para apenas 20%, os chefes entendem quão valioso é esse assunto.
Em paralelo, isso impacta também na manutenção do grupo, pois faz parte da cultura da empresa e afeta diretamente no engajamento e permanência das pessoas por mais anos na corporação. Entre os principais cursos oferecidos, o inglês se destaca por ser uma necessidade urgente no mercado. Consoante o Instituto Cultural British Council, menos de 5% dos brasileiros dominam esse idioma.
Para a head of revenue growth da Voxy, Eliane Iwasaki, “as principais motivações para aprender a língua inglesa envolvem necessidades como se manter atualizado na área de atuação, participar mais ativamente de reuniões e negociações, alcançar novos objetivos e serem promovidos”, aponta.
Segundo ela, houve um aumento na busca por aulas on-line e isso pode ser explicado pela taxa mais alta de retenção do conhecimento nesse modelo. De acordo com uma pesquisa do Research Institute of America, o índice de aprendizagem é elevado de 25% a 60%. Isso ocorre porque os alunos têm mais controle sobre o processo e podem revisitar o conteúdo quando desejarem. “As pessoas acham cansativa a rotina presencial e muitos acabam não aderindo ao ensino. Hoje, a experiência pode incluir diversos tipos de conteúdo digital e, como a maioria deles é pressionado pelo relógio, preferem a autonomia de poder estudar quando, como e onde quiserem”, complementa Eliane.
A criatividade está bastante valorizada
Com determinação e vontade, muitas companhias conseguem alcançar o sucesso. No entanto, algumas skills também ganharam espaço nos últimos tempos. Segundo o último Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a criatividade será a 5ª capacidade mais valorizada até 2025. Atrás apenas de: pensamento crítico, resolução de problemas e estratégias de aprendizado e pensamento analítico e inovação.
A Covid-19 trouxe novos formatos, muitos profissionais precisaram se inovar para as demandas de comportamento, social e de saúde. Sair da rotina foi uma opção para encontrar a fonte de inspiração. “Existe caixa sem ser quadrada, pode ser representada multiforme e multidirecional. É necessário ter personalidade intuitiva, curiosa, cooperadora, divertida e versátil”, explica o sócio diretor da Box Ideias Marketing, Raphael Oliveira.
O mundo dos negócios passou por transformações, as companhias não pararam e se reinventaram diante do caos. A criatividade foi o alicerce para muitos continuarem a entregar um excelente serviço, priorizando a qualidade. Além disso, quem possui esse perfil se destaca ainda mais. Conforme pesquisa da Adobe, esses indivíduos têm uma renda 13% maior. “Em meio às dificuldades, muitos gestores perceberam a importância do relacionamento com os seus clientes nas redes sociais e em ter um bom planejamento de campanha”, ressaltou Oliveira.
Ademais, esse atributo é considerado essencial para a sociedade por 70% dos respondentes. Nesse sentido, o sócio-diretor cita algumas dicas:
Leia mais sobre diversos assuntos: ler mais e eleger diversos tipos de tema, nos ajuda na resolução de problemas. Comece por 15 minutos diários e vá aumentando o período a cada semana.
Tenha um planner: é diferente de uma agenda, porque por meio dele você consegue monitorar a sua evolução pessoal. O trabalho reflete a nossa rotina, logo, monitorar os bons e maus hábitos te ajudará a melhorar, traçando metas tangíveis e respeitando o seu ritmo emocional.
Tenha mais contato com a natureza: seja em um parque ou praça, acalme a mente.
O ócio é importante: tenha momentos de descanso, seja meditando, ouvindo uma música ou apreciando o pôr do sol.
Cuide de uma planta, pet ou filho: assim, capacidade adaptativa aflora. Com essa responsabilidade de cuidar do outro, empatia, resiliência e amor são fortalecidos.
Portanto, esteja de olho nas exigências do mercado e se qualifique. Dessa forma, você largará na frente dos concorrentes em um processo seletivo. Se procura uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!