Vivemos dois anos de profundas mudanças da economia, das empresas e dos profissionais. Os avanços em tecnologia e transformação digital surtiram efeitos importantes nos colaboradores e trouxeram mais uma vez a discussão sobre o mercado de trabalho, inclusive para quem deseja iniciar uma carreira em 2022. Ou seja, estagiários e aprendizes, fiquem alerta!
As empresas estão atentas
Mesmo antes da pandemia, o home office já se mostrava uma realidade para a maioria das companhias, comprovou pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, em 2018, pelo menos 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa. Já entre maio e novembro de 2020, a quantidade saltou para 8,2 milhões de pessoas, um crescimento de mais de 115% em apenas dois anos.
“O conceito de ‘anywhere office’ (“trabalhar em qualquer lugar”, em uma tradução livre) veio para ficar, com o surgimento de uma nova mão de obra totalmente desvinculada de uma sede”, afirma o CEO da Avante Assessoria Empresarial, Benito Pedro Vieira Santos. Assim, as entidades devem estar atentas a isso também para atrair talentos inovadores.
Afinal, os funcionários e aspirantes estão cada vez mais valorizando a comodidade do trabalho remoto. Ao mesmo tempo, para os recrutadores não basta um bom currículo (CV) para preencher uma vaga. Atualmente, algumas habilidades interpessoais chamam bastante a atenção e podem fazer a diferença em um processo seletivo.
Nesse sentido, a coordenadora de R&S na DISYS Brasil, Daniela Cristina Alves Silva, listou algumas características fundamentais valorizadas nos recrutamentos, inclusive da multinacional. Veja:
Autogerenciamento - o home office se mostrou produtivo, mas o profissional precisa dessa habilidade para realizar suas entregas no prazo, mesmo e, principalmente, estando longe do escritório e da sua liderança.
Comunicação - com a distância, comunicar com clareza todas as informações, sem dar abertura para duplas interpretações, se tornou essencial. Incluindo também a capacidade de falar com colaboradores de todos os níveis de conhecimento e de diferentes nacionalidades, algo comum na rotina laboral dentro de uma multinacional como a DISYS, por exemplo.
Empatia - sentimentos como insegurança, ansiedade e luto, trazidos pela pandemia, fizeram disparar o número de casos de depressão no Brasil. Nesse cenário, a empatia é muito necessária. “É um fator essencial para o convívio social e não seria diferente no ambiente empresarial. Por isso, é nossa prioridade dar atenção às questões humanas e emocionais. Quem consegue mostrar aprendizado e compaixão mesmo diante de adversidades é capaz de fazer parte de uma equipe forte e saudável”, diz Daniela.
Flexibilidade - os novos e diferentes modelos de trabalho vieram para ficar. A DISYS Brasil, por exemplo, adotou formalmente o modelo híbrido de trabalho para 2022. Por isso, segundo Daniela, é fundamental o cooperador ter a disponibilidade de se adaptar às possíveis mudanças ocasionadas por essa conjuntura de incertezas.
Sobretudo, nesse momento a palavra-chave continuará sendo adaptação. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Assista também a matéria do programa Conexão Ilimitada da TV Nube: quais as melhores soft skills para o novo normal? Conte com o Nube!