O vocabulário em inglês tem sido incorporado cada vez mais no contexto brasileiro e, no universo organizacional não poderia ser diferente. São inúmeros termos implantados como parte de conversas, reuniões, negociações e correios eletrônicos no dia a dia de quem atua em um ambiente corporativo.
Efeitos da globalização e revolução digital
Apesar de vivermos no Brasil e o idioma nativo ser o português, a globalização e os negócios nos pedem o domínio de um segundo dialeto. Diante desse cenário, Camila Zamberlan Magalhães, coordenadora pedagógica da Wizard by Pearson, separou algumas palavras de origem estrangeira, dando dicas de como essas expressões são aplicadas no cotidiano
Até mesmo para quem está começando a carreira, como no caso de estagiários e jovens aprendizes, é preciso se atentar. “Se você está entrando no mercado de trabalho, não tem como seguir sem saber as palavras mais usadas no mundo empresarial e é melhor ainda quando você entende a origem do significado e dá continuidade a uma conversa sem nenhum tipo de embaraço", explica a especialista.
Esse é o caso de Aline Oliveira, estudante de marketing, em Campinas. “A minha profissão já vem de uma expressão não traduzida, a qual, hoje, faz parte do nosso vocabulário. Na realidade da área, a gente costuma utilizar bastante locuções ‘importadas’, então precisei me acostumar desde cedo com isso”, comenta.
Entretanto, a universitária buscou aperfeiçoar habilidades em outra língua e continua aprendendo. “Eu tenho feito cursos gratuitos pela Internet e isso tem me ajudado muito a desenvolver mais autonomia nesse quesito”, compartilha.
Veja os termos em voga:
1 - Background
A palavra background se remete aos antecedentes de alguém. No contexto dos negócios, está relacionado à bagagem daquela pessoa. Qual cargo exerceu na empresa onde trabalhou, quais eram suas funções, vivências anteriores e também sua formação acadêmica.
2 - Budget
Essa é uma palavra utilizada quando se trata das despesas de uma negociação ou atividade. É o orçamento possível para ser gasto em determinado planejamento.
3 - Feedback
É utilizado na hora de dar uma devolutiva sobre algo ocorrido. Normalmente, líderes ou gestores de empresa dão feedback aos seus colaboradores para, de forma construtiva, instruí-los e incentivá-los a aprimorarem determinada habilidade ou aumentarem a sua performance dentro da companhia. Assim, os indivíduos seguem em contínuo desenvolvimento.
4 - Home office
A expressão do momento, ironicamente não é usada em inglês da maneira como fazemos no Brasil. Para eles - os estrangeiros - existe, sim, o home office, porém, é utilizado para se referir ao cômodo da casa destinado exclusivamente para atividades profissionais. Apesar de usarmos no mesmo sentido, a expressão "fazer home office" é total mérito da criatividade brasileira.
5 - Networking
Como anda o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos? Essa palavra se refere especificamente a pessoas com quem você se conecta no mundo corporativo. Elas podem gerar futuras oportunidades e parcerias, negócios ou simplesmente influência para você ter uma indicação a um emprego ou para prestar um serviço.
Gostou das dicas? Veja quatro dicas para aprender um novo idioma!