O estrangeirismo tem sido incorporado cada vez mais no contexto brasileiro e, principalmente, no mundo empresarial. São inúmeros termos em conversas, reuniões, negociações e correios-eletrônicos no dia a dia de um ambiente institucional. Contudo, o desafio de dominar o inglês ainda aflige muitas pessoas.
Disparidade x necessidade
Seja para alcançar oportunidades em empresas de fora do Brasil ou para conquistar aquela vaga tão sonhada em uma companhia nacional, a língua inglesa se faz cada dia mais necessária. Com mais de 1,268 bilhão de falantes, o idioma é o mais falado do mundo e é fundamental para garantir uma comunicação eficaz entre indivíduos de nacionalidades diferentes.
“Aprender a falar essa segunda linguagem se torna cada vez mais fundamental em um mundo globalizado e conectado, no qual as interações se expandem nas redes sociais e o home office permite a atuação em companhias internacionais sem sair do país natal”, diz o gerente acadêmico sênior da Cultura Inglesa, Marcelo Dalpino.
Todavia, essa é uma situação conflitante, pois 91% das entidades brasileiras exigem algum nível de conhecimento desse linguajar de seus funcionários. Por outro lado, apenas 5% da população do país fala uma língua e menos de 3% é fluente, segundo pesquisa da Hays de 2019. Ao olharmos para grupos minoritários, a situação ainda é pior. De acordo com o Empreenda Afro, apenas 43% da sua base de dados tinham esse domínio, sendo a maioria só noções básicas.
Pensando nisso, o country manager para o Brasil na Deel, Cristiano Soares, elencou recomendações sobre o assunto. Veja:
Séries, filmes e músicas
Sabe aquela série ou filme queridinho? Troque a legenda em português por inglês. Esta é uma maneira fácil e eficaz de treinar o “listening”. “Aposte também em playlists com as suas músicas favoritas e busque as letras para cantar junto e aprender”, afirma o country manager.
Celular em inglês
As pessoas costumam acessar o celular diversas vezes ao dia e por isso, manter toda a configuração do aparelho com o vocábulo desejado auxilia bastante na aquisição de novas palavras e expressões. “Quanto mais em contato você estiver com os jargões, melhor”, pontua o executivo.
Leitura
Sabe quando aquela palavra importante parece sumir na hora de transmitir uma mensagem? A maneira de ampliar o portfólio linguístico é ler. “Opte por livros relacionados ao cotidiano do seu ambiente profissional. Não é necessário ser complexo e sim de fácil compreensão”, comenta Soares.
Fale sozinho
Para o gestor, conversar sozinho pode ser uma ferramenta excelente para treinar o “speaking”. Afinal, quanto maior a tentativa, mais simples será de dialogar, quando preciso. Além disso, é uma forma de melhorar a confiança e habilidades de comunicação.
Escreva
Procure começar aos poucos a colocar ideias ou pensamentos no papel usando outro dialeto. Dessa forma, é possível impulsionar o raciocínio para pensar e escrever de maneira correta. “Digite e-mails, redija um texto sobre um tema relevante ou simplesmente tente traduzir um conteúdo pronto”, finaliza o country manager.
Cursos
Para quem tem a oportunidade de fazer cursos, essa é uma chance de outro. “A Cultura Inglesa desenvolveu uma opção de aulas ágeis e assertivas, as quais permitem, dentro de um curto período, aprimorar a produção e compreensão escrita e oral para aplicação imediata nas interações pessoais e profissionais”, orienta Dalpino.
Por isso, antes ou depois da inserção laboral essa é uma preocupação importante, tanto a nível de educação governamental, quanto por parte das indústrias e entidades. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!