Nos dias atuais, é muito comum encontrar profissionais frustrados com suas profissões. Em todo trabalho e carreira, momentos complicados, de estresse e dificuldade acontecem. Contudo, como esses indicativos revelam que você não está na carreira ideal? Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto.
Analise os sentimentos
Para o terapeuta transpessoal, João Gonsalves, essas situações demonstram um conflito interno, com sintomas não tão claros. “Quando eles estão presentes, é importante observar e pesquisar o quanto está em paz consigo e com as pessoas mais próximas, pois esse é um fator decisivo para gerar harmonia ou conflito”, explica.
Muitas vezes, essas situações geram questionamentos nas escolhas e, até a busca por algo novo, como voltar à graduação ou se especializar em outra área. Todavia, a maioria desses planos, não são colocados em ação. Todo recomeço depende de conhecer o porquê do passado não ter sido bem-sucedido, pois caso você não compreenda ou identifique os reais motivos, pode repetir os resultados negativos mesmo estando em outra atuação.
Assim, o especialista dá algumas dicas para evitar isso: “procure sentir, observar com sensibilidade dentro de si mesmo e perceba o qual é o incômodo gerador do fracasso. Dependendo da sensibilidade da pessoa, ela entenderá. No entanto, uma coisa pode ajudar muito: sentir gratidão, mesmo sem sucesso, pois assim abrimos caminho para ter satisfação e êxito no recomeço”, avalia.
Outro fator importante é: para tomar decisões como essas é necessário se livrar dos julgamentos de certo ou errado. Para ele, o preconceito é a origem do sofrimento. Afinal, ao supor, estamos criando ou aceitando regras merecedoras de punição primeiramente interna. “Se eliminarmos isso e aceitarmos a experiência ao invés de classificarmos como certo ou errado, eliminaremos a reprovação aos outros e também a nós. Assim, estaremos nos libertando e estimulando uma vida melhor”, complementa Gonsalves.
Novas possibilidades surgindo
Segundo a especialista em gestão de pessoas e analista de perfis comportamentais, Mirla Caúla, não existe idade para fazer essa transição porque dependendo da área escolhida, a bagagem com outros ofícios pode fazer toda a diferença. Para isso, é importante ter certeza dos objetivos e também da maneira como será feito.
Se existe certeza do caminho, uma boa opção é procurar informações em cursos, livros e até mesmo uma nova formação. Caso haja dúvidas, a expert recomenda ajuda de profissionais. “A resposta está dentro de cada pessoa. Então, basta correr atrás do propósito. Agora, se ainda não sabe qual o foco, o ideal é procurar um mentor para te orientar a alcançar esse entendimento, afinal, reconhecer a sua verdadeira identidade também deixa o alvo mais próximo”, ressalta.
Nos últimos meses, muitos empregos passaram por transformações e alguns foram criados. No momento, estão em alta serviços médicos e também os digitais, como produção de conteúdo para redes sociais e engenheiros de software. Além disso, o setor de alimentação, assim como todo o comércio varejista e atacadista, teve de se especializar em delivery e plataformas on-line.
Por fim, Mirla ressalta ainda a importância de estar preparado para criar coisas no mundo de hoje. “Fazer diferente nos traz resultados diversos. Então, esse é o tempo de ousar na forma de se destacar no universo corporativo. A hora de mudar é agora: mentalize a alteração, entenda e reconheça a necessidade dela, abra o coração e esteja disposto”, finaliza.
Acompanhe o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!
Você já pensou em seguir um novo caminho?