As soft skills são habilidades comportamentais levadas muito a sério por empresas e recrutadores e têm se tornado cada vez mais populares. Essas, diferente das hard skills, são fluidas e desenvolvidas a partir das suas competências interpessoais e não necessariamente baseadas nos seus conhecimentos técnicos.
Onde entram as skills?
Com o avanço das transformações no mercado e nas relações laborais, cada vez mais as companhias estão percebendo a necessidade de profissionais com aptidões muito além da técnica. Nesse sentido, entram as soft skills as quais são relacionadas ao comportamento, muito atreladas à personalidade e às experiências.
Então, reconhecer e ampliar suas capacidades é tão importante quanto ter uma formação específica na área de atuação. “Ou seja, é o know how de aprimorar uma relação positiva com o serviço e seus colegas, influenciando positivamente o ambiente. A inteligência emocional (IE) e o relacionamento interpessoal são exemplos dessa skill”, explica a diretora de produto na BiUP Educação e especialista em estratégia educacional, Vanessa Wedekin.
Para ela, algumas pessoas parecem ter certas maestrias inatas como a criatividade ou a organização. “Contudo, com um bom autoconhecimento, é possível refinar essas qualidades espontâneas e ainda evoluir outras, trazendo destaque para um cenário de negócios tão competitivo”, afirma.
Atente-se aos anseios do mercado
Nesse sentido, elencamos algumas skills para ficar atento. Veja:
IE: ajuda a controlar e entender as emoções para elas não afetarem o seu ofício e para reconhecer e lidar com os sentimentos do outro também.
Comunicação eficaz e assertiva: saber se expressar é essencial não somente para passar uma mensagem, mas para saber captar uma. “Alguns comportamentos, como gesticular demais com as mãos e mexer o corpo com muita frequência podem impactar o resultado de uma entrevista, por exemplo”, alerta a gestora de carreira Madalena Feliciano.
Isso porque essas atitudes podem dizer muito sobre nós. No geral, quem não consegue ficar parado por alguns minutos é uma pessoa muito ansiosa e inquieta.
Resiliência: basicamente se define pela capacidade de se reerguer após uma queda emocional, motivacional, financeira, etc.
Empatia: capacidade de se colocar no lugar do próximo em inúmeras situações. Por isso, é uma caraterística buscada principalmente para cargos de liderança, aflorando o lado humano dos colaboradores.
Colaboração: esse é um pilar fundamental, afinal de contas, quem trabalha unido, cresce mais forte.
Por fim, Madalena ensina a manter a calma. “As suas manifestações corporais dizem muito sobre você. Logo, não devem ser ignoradas. Por isso, controle-as, utilize uma roupa adequada na reunião e mantenha um diálogo claro e aberto. Essas atitudes podem te garantir ou não a vaga”, finaliza.
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E aí, quais são as suas skills?