Desde o início de 2020, foram meses de mudanças e incertezas para todos – inclusive para os empreendedores e suas instituições. De acordo com a pesquisa "Pulso Empresa", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por analisar os impactos da pandemia no país, 62,4% das empresas em funcionamento relataram ter sido afetadas negativamente pela pandemia.
Além disso, 50,7% delas indicaram diminuição nas vendas de produtos e serviços – e 14,8% reduziram os seus quadros de funcionários. Então, o que os gestores podem fazer para contornar essa situação e atrair a prosperidade? A seguir, os instrutores de empreendedorismo na Udemy, Leila Adriano Ostoyke e André Bernardo, apontam habilidades essenciais para todo gestor ter bons resultados.
As cinco habilidades essenciais para os empreendedores de hoje
De acordo com Leila – instrutora com mais de 50 mil alunos na Udemy, as cinco características básicas a se possuir são: autoconhecimento, poder de análise e de pensamento crítico, flexibilidade cognitiva, capacidade de tomada de decisão e empatia. “Elas estão sendo ainda mais necessárias durante a pandemia”, afirma ela.
Para Leila, a empatia é a skill com maior ganho de importância nos últimos meses. A especialista aponta como essa questão tem sido empregada pelas organizações, tanto na comunicação com os clientes, quanto na escolha de novos produtos e serviços a oferecer no mercado.
Já para Bernardo, responsável por ensinar mais de 56 mil cursistas, as competências imprescindíveis são: gestão do tempo/produtividade, gestão de projetos e tarefas, liderança, pensamento estratégico e autodidatismo. “Este é o momento de aprendermos e nos reinventarmos rápido”, diz ele.
Novos negócios, produtos e serviços
Os instrutores também deram as suas opiniões sobre como saber se esse é o período ideal para lançar uma nova empreitada. Para Leila, a melhor oportunidade para lançar um novo comércio ocorre quando o público está precisando do serviço ofertado em questão, independentemente da pandemia.
Por exemplo, agora, estamos demandando mais soluções para ajudar a lidar com a distância, “como fazem as plataformas de ensino, os apps de videoconferência e os serviços de delivery”, explica ela. Além disso, de acordo com a especialista, é preciso se perguntar se o projeto a ser lançado continuará sendo útil para o público depois da crise.
Bernardo, por sua vez, diz ser necessário avaliar se é possível funcionar via canais digitais. “Se não, o empreendedor pode usar o momento para desenvolver a ideia e validar hipóteses. Assim, quando a situação se normalizar, o negócio estará pronto para ser lançado”, diz ele.
Aceleração na digitalização das empresas
O instrutor destaca como, atualmente, todas as organizações – as novas e as já estabelecidas – com a oportunidade de vender via web devem fazê-lo. Contudo, para isso, é vital adquirir conhecimento. “O marketing digital é muito diferente do tradicional. Portanto, é importante fazer cursos”, afirma Bernardo.
Não são só os instrutores brasileiros acreditam na importância de ter uma marca presente no universo cibernético. O espanhol Nestor Guerra, aponta como, nos últimos meses, muitos projetos on-line cresceram em um ritmo surpreendentemente rápido, impensável antes da Covid-19. “Ainda há espaço para as empresas com o interesse de passar a anunciar na Internet”, conclui.
Ter capacidade analítica para ponder sobre a realidade na qual estamos inseridos é essencial para ter sucesso em qualquer contexto. Você tem o perfil empreendedor?