Mesmo com a vacinação da população brasileira e algumas atividades já voltando ao modelo presencial, existem diversas empresas cogitando a ideia de manter o home office ou adotar uma rotina híbrida entre dias em casa e no escritório. Nesse sentido, organizar as demandas e dividir todas as tarefas em dois espaços distintos ou até mesmo apenas remotamente pode ser um desafio.
Marcos Cândido é estudante de psicologia, em Sorocaba. Para ele, a mudança de seu estágio e estudos para o lar foi difícil no começo, justamente por ter de lidar com diversas distrações as quais não eram costumeiras em sua rotina anterior. “Eu praticamente fui treinado a me acostumar com barulhos de colegas em sala de aula, por exemplo. Porém, não tive o mesmo preparo para lidar com sirenes de ambulância, campainha e etc.”, conta.
Recursos capazes de ajudar
Assim, procurar as habilidades do mindfulness, responsáveis por ensinar a desenvolver a atenção plena, são úteis para transcender esse período e ter sucesso nas diferentes atividades. Luiza Bittencourt, instrutora sênior dessa técnica pelo MTI (Mindfulness Trainings International), conta como esse termo se refere a um estilo de vida e pode auxiliar em várias frentes, inclusive na profissional.
Entre os benefícios da prática, estão melhorar o foco e a memória. “Quando estamos inteiramente presentes no labor, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores", reforça a especialista. Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois a pessoa não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa.
Interação com colegas e resultados coletivos são favorecidos
É vantajoso para o colaborador em si e para a empresa, também. "Com a prática, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas. Isso melhora a comunicação por meio da escuta ativa, evitando ruídos e facilitando o trabalho em equipe, porque as pessoas não descontam suas frustrações nos outros", explica Luiza.
Exercícios simples ocupam minutos do dia a dia e já dão início na mudança do cérebro por meio da neuroplasticidade, proporcionando os benefícios da prática. A seguir, a especialista deixa dicas para reduzir estresse e ansiedade, aumentar a concentração, produtividade, sensação de bem estar e saúde. Veja:
1 - Pausas conscientes: pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração;
2 - Uso consciente dos eletrônicos: estabeleça horários para olhar e-mails ou celular;
3 - Início, meio e fim das atividades: não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais rentável fazer cada tarefa individualmente;
4 - Escuta atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.
5 - Mindful Eating: não coma trabalhando. Quando estiver comendo, desfrute desse momento tão saboroso.
6 - Faça meditação: a prática regular, mesmo se por apenas alguns minutos ao dia, muda seu cérebro e traz benefícios. Tire esse tempo pra você.
Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, mais conhecido como “Vuca”. Mesmo sem considerar o cenário de uma pandemia como o vivido atualmente, lidar com o excesso de informações e estímulos já é bastante desafiador.
Portanto, seguir as orientações acima e buscar constantemente meios de melhorar seu foco são excelentes estratégias para se tornar um profissional preparado para qualquer realidade. Otimize seu cotidiano para aumentar seu rendimento!