Devido à pandemia, a maioria das organizações tiveram de adotar novas estratégias de negócios para se adaptarem ao isolamento. Nesse cenário, com a retomada das contratações, as entrevistas on-line se tornaram cada vez mais comuns e a melhor alternativa para preenchimento das vagas disponíveis.
Saia do lugar e busque conhecimento
Nesse sentido, foi necessário adaptar e trazer modelos laborais diferentes para atender melhor esse novo estilo de vida. “O modus operandi evoluindo a cada dia é o home office. Ele reduz os gastos operacionais e faz as políticas de contratação irem além, nas quais o recrutador poderá selecionar até pessoas de outros estados”, comenta a professora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, Edna dos Santos.
Para isso, a tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para ajudar quem está na busca de oportunidades. Sendo assim, a docente listou algumas dicas para se destacar nos processos seletivos virtuais. Veja:
1- Preparo do currículo (CV)
Fazer o CV sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos selecionadores. Afinal, um documento objetivo e organizado gera curiosidade e, assim, a chance de obter sucesso cresce. Por isso, coloque habilidades e conhecimentos em vigor no mercado, isso vai chamar mais atenção.
Além disso, a questão gramatical e de concordância importam. “Confira se as suas experiências profissionais e acadêmicas estão corretas, a fim de evitar desencontro de informações”, avalia a CEO da Medei, Fernanda Medei.
2 - Desenvolvimento de skills
Atualmente, desenvolver soft skills ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções na companhia podem ser um diferencial. Para isso, cursos livres disponíveis na Internet hoje podem auxiliar. Inclusive, o Nube indica todos os sábados, vários deles de destaque no mercado, sejam virtuais ou presenciais. Além disso, temos EADs com direito a horas complementares também em nosso site.
3 - Treine para a videoentrevista
Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Por isso, escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para garantir a fluidez na apresentação. É importante seguir uma sequência linear.
Procure falar todo o seu conteúdo em até um minuto e meio. Geralmente as plataformas limitam o tempo. “Garanta-se nos dez primeiros segundos para cativar e prender a atenção de quem está assistindo. Desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características além do CV como sua personalidade e fluência verbal. Cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas”, expõe Fernanda.
4 - Pesquise a empresa
Pesquise sobre a entidade e grave o vídeo deixando claro as mesmas ideias e orientações. Se for ao vivo, lembre-se de trazer alguns desses pontos durante o diálogo. Demonstrar o interesse e, sobretudo, a compatibilidade com a posição e a cultura organizacional levará você alguns passos adiante em relação aos concorrentes.
Por fim, lembre-se: o seu “a mais” será a sua evidência. “Então, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo”, finaliza a professora Edna. Além disso, redes como o Instagram, Facebook e LinkedIn permitem adentrar no universo profissional em apenas um clique. Isso pede atualização e manutenção constante dessas mídias também.
Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!
Como você tem se preparado?