Para conseguirem se destacar em um ambiente tão competitivo e pouco propício, as empreendedoras focam no planejamento de seus negócios. A etapa é muito importante para conseguir visualizar e entender quanto de dinheiro precisará investir no negócio e quais os caminhos seguir para ele ser promissor.
O portal Mulheres Empreendedoras tem como principal objetivo fomentar a discussão a respeito da abertura de negócios por mulheres, bem como desafios e tendências do setor. Segundo um estudo promovido pelo site, há, atualmente, mais de 5,7 milhões de brasileiras no comando de empresas. Além disso, esse grupo populacional também representa 30% das sociedades de instituições em atividade.
Flavia Tavares quer fazer parte desse grupo e afirma: “preciso estudar bastante para ficar pronta”, comenta. Por isso, ela cursa administração e estagia na área, em Sorocaba. “A faculdade e o estágio tem ajudado bastante a entender tanto a teórica quanto a linguagem prática das companhias”, compartilha.
Sabrina Nunes está à frente do maior e-commerce de semijoias do Brasil, Francisca Joias. Baseando-se em seus anos de experiência, ela elenca as principais etapas para o planejamento do negócio:
- Informações sobre a empresa
- Sumário executivo
- Resumo dos pontos prioritários do plano de negócio
- Dados das empreendedoras/dos empreendedores e suas funções (caso haja mais de um sócio ou sócia)
- Dados da instituição
- Princípios organizacionais (Missão, Visão e Valores)
- Setor de atividade
- Formatação jurídica
- Enquadramento tributário
- Capital social
- Fonte de recursos para o negócio
- Análise das variáveis de mercado
- Estudo do perfil dos clientes
- Análise de fornecedores
- Reconhecimento da concorrência
- Estratégia de comercialização e marketing
- Localização
- Descrição dos produtos e serviços
- Valor
- Formas de comercialização
- Projeções financeiras
Como se destacar em 2021
Assim como 2020, 2021 também é um ano com muitos desafios, afinal, a pandemia causada pelo novo coronavírus fez todas as projeções econômicas serem revisadas para baixo. “De acordo com dados do Ipea, por exemplo, a queda do PIB em 2020 é de 6%, e a trajetória de recuperação do Produto Interno Bruto deixará um carry-over de quase 2% para este ano. Ou seja, isso vai exigir empenho e as organizações precisarão se destacar”, destaca a especialista.
Dessa maneira, Sabrina também põe em evidência algumas tendências interessantes para o mercado. Acompanhe:
- Abertura de franquias
- Venda de alimentos saudáveis, com um apelo natural e até mesmo com opções vegetarianas/veganas
- Revenda de produtos de beleza
- Peças artesanais
Outras dicas importantes dizem respeito à maximização das vendas. “Por isso, é importante entender o público consumidor e seus hábitos de consumo, ampliando o leque de produtos, as ofertas e até mesmo as facilidades de pagamento”, complementa a empreendedora.
Montar uma corporação é uma tarefa difícil, levando empenho e tempo. “Dessa forma, é sempre crucial ter em mente: mesmo sendo um caminho árduo, vale a pena investir, estudar e até mesmo se adaptar, caso seja necessário. Afinal, comandar seu próprio negócio é o sonho de muitas brasileiras de destaque”, conclui.