A comunicação é uma habilidade inata em nós. Mesmo antes de aprender a falar, essa aptidão já estava inserida no nosso dia a dia com gritos, choros, caras e bocas. Não sendo só verbal, desse modo, a conversação é a característica usada para sinalizar alguma vontade, sentimento, emoção, informação ou notícia.
Seu comportamento fala sobre você
Com o passar do tempo, vamos percebendo novos modos de operar a comunicabilidade. Quando crianças, nos expressamos de um jeito, adolescentes de outro e adultos de um totalmente diversa. Quando ingressamos no mercado de trabalho, usamos essa competência de uma forma diferente, pois deve ser mais assertiva.
Sendo o fracasso de alguns e o sucesso de outros, saber se comunicar bem é um fator crucial para um profissional brilhante. “Nos dias de hoje, nos deparamos com muitos tipos de pessoas. Algumas papeiam até se cansarem, outras não conseguem demonstrar seus desejos e raros são quem sabe o momento de dizer e o de ouvir”, avalia a gestora de carreiras, Madalena Feliciano.
Além disso, apesar de pensarmos em um diálogo só por meio da fala e escrita, gestos, olhares, tom de voz e outros modos de comportamento são maneiras de transmitir uma informação também. “Nós interagimos somente de 7 a 10% de forma verbal. Todo o restante é não oral”, comenta a especialista.
Na prática!
Nesse sentido, para ajudar no desenvolvimento das expressões, Madalena reuniu algumas dicas importantes tanto para a esfera profissional, quanto pessoal. Veja:
Aprenda a escutar: saber ouvir é uma qualidade essencial para uma conversa. “Prestar atenção aos gestos do outro, por exemplo, é muito importante para saber se ela está feliz, triste ou brava”, explica a gestora.
Você também é responsável pela mensagem captada: não adianta você dizer “A” e a pessoa entender “B”. A assertividade é somente tida quando uma informação é chegada ao outro de forma clara e compreensível.
Direcione o público: ao falar de assuntos jurídicos para uma criança, por exemplo, será raro seu entendimento sobre o assunto. Desse modo, é preciso conversar com o indivíduo certo sobre determinado tema.
Não precipite a comunicação: ficar interrompendo o próximo ou colocando palavras em sua fala torna chato e inconveniente o relacionamento. Bem como, dificulta a compreensão do verdadeiro sentido dito na interlocução.
Se necessário, pergunte: perguntar pode te fazer entender melhor o conteúdo e também te livrar de muitos problemas futuros.
Não seja prolixo: ficar enrolando e não responder o questionamento inicial é um grande erro. Em especial, quando se trata de uma entrevista de emprego. Afinal, o sujeito não consegue chegar direto ao ponto. Por isso, seja claro e objetivo, sem ser rude.
Se comunicar bem é a chave para bons negócios, relações e ótimos laços. “É a junção da educação, dos bons modos e da objetividade. Com essa qualidade, a chance de sua carreira alavancar é grande”, finaliza Madalena.
Contudo, lembre-se: “comunicar por comunicar” não leva a nada. Inclusive, dentro do mundo corporativo, isso só vai desperdiçar tempo e recursos. Portanto, para expandir a cultura organizacional, por exemplo, é necessário voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização. Ou seja, promover o diálogo com o público interno.
Dessa forma, a instituição entenderá como dar suporte aos contratados independentemente das circunstâncias. É assim o funcionamento de marcas dirigidas por valores, “aquelas mais preparadas para responderem por suas ações, por causarem impacto positivo na sociedade e por terem efeitos sustentáveis”, analisa a consultora organizacional, Léia Wessling, de Joinville (SC).
Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Conte com o Nube!
Como andam as relações dentro da sua equipe?