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Comunicação empresarial: o que é e a importância nas empresas 

Notícia | 05/04/2023

Rodrigo Barreto

A comunicação empresarial é um conceito presente nas práticas de todas as corporações, porém, mesmo sendo fundamental, algumas instituições ainda não adotam estratégias para melhorar esse ponto. Para quem não conhece, trata-se de uma necessidade de qualquer negócio para se apresentar aos diversos públicos, desde os atuais até futuros clientes. Afinal, toda companhia deve ter algo a dizer a respeito de si mesma, quais suas atividades e os benefícios entregues ao consumidor.

Essas informações podem parecer de relevância secundária quando comparadas a outras prioridades. Porém, a percepção é errônea e torna-se até prejudicial a longo prazo, impactando de forma negativa nos resultados. Então, conheça sobre o assunto, como funciona, qual a sua importância e até como essa característica pode impactar na reputação da marca. Confira!

O que é a comunicação empresarial?

É o modo como a organização se comunica oficialmente, seja de maneira verbal ou por outros meios. Essa gama de informações para criar um contato com o público é essencial e ajuda o negócio a alavancar suas vendas e se consolidar no mercado.

Desse modo, analisar a comunicação nos aspectos corporativos de modo geral é preocupar-se com a imagem passada para seus diversos interlocutores. Os quais são:

  • Consumidores da marca;
  • Potenciais clientes;
  • Funcionários da empresa;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Assim, a equipe de comunicação trabalha em projetos específicos para cada tipo de público. Essa área também atua na análise e solução de problemas internos, os quais podem estar afetando, por exemplo, o desempenho dos colaboradores. Por isso, seu principal objetivo é a manutenção da imagem da marca. Afinal, é necessário se expressar corretamente, a fim de esclarecer a personalidade, a missão e os valores do empreendimento perante ao mercado. Isso é crucial para alavancar as vendas e, acima de tudo, permanecer consistente como referência em seu nicho de atuação.

Por que investir para aprimorar a comunicação empresarial?

Atualmente, esse tipo de abordagem se tornou ainda mais relevante por diversos fatores. A concorrência aumentou, o mundo digital trouxe novas formas de diálogo e os consumidores estão mais acessíveis. Antes, uma marca dependia de comerciais, entre outros fatores, independentemente da sua vontade. Hoje em dia, existem métodos mais efetivos de se relacionar.

Por isso, essa conversa mais próxima é algo a ser alcançado, diferenciando uma organização e também para conseguir “pescar” novos clientes. A globalização, a tecnologia e as inovações digitais certamente nos trouxeram uma série de novas formas de fazer negócios e vantagens para todos os envolvidos. Contudo, ainda assim, lidar com todas essas novidades exige adaptação, tanto para o mercado quanto às próprias exigências individuais.

Para uma comunicação assertiva, é necessário criar uma persona, a qual definirá a personalidade do seu segmento e direcionará os produtos e serviços. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria RP Holmes Report, as falhas nessa prática custam 37 bilhões de dólares para as entidades. Ou seja, trata-se de um aspecto extremamente valioso. A razão disso são muitas, principalmente fatores como:

infográfico

  • Necessidade de se diferenciar da concorrência;
  • Capacidade de se aproximar do público;
  • Clareza sobre as intenções no mercado;
  • Informações relevantes a respeito da empresa, produtos e serviços.

Quais são os impactos causados pela falta de comunicação na empresa?

Ainda a respeito do levantamento, sobre o fator de perda financeira, é válido realçar a necessidade de se investir nesta questão. Uma instituição sem essa capacidade está fadada a se tornar genérica e incapaz de se destacar. Líderes e executivos com essa habilidade têm resultados 47% melhores em relação aos demais. Um número impressionante, concorda?

Confira depois: como reter talentos na empresa? Confira as dicas do Nube!

Quais os benefícios obtidos com uma boa comunicação empresarial?

O número de informações repassadas ao cliente todos os dias faz a diferença em sua percepção. As marcas consideradas boas comunicadoras, geralmente, são lembradas e possuem vantagens na hora de fazer negócios. Além disso, os benefícios não param por aí. Confira alguns:

  • Destacar-se no mercado;
  • Aproximar-se do seu consumidor;
  • Conseguir se expressar para os seus leads com muito mais efetividade;
  • Comunicar-se com seus próprios colaboradores com transparência;
  • Transmitir uma imagem positiva;
  • Definir seus próprios rumos e objetivos;
  • Formatar o negócio para atender às expectativas do seu público.

Lembrando: a transmissão de informações envolve diversos elementos e isso também é considerado. Quando falamos dessa modalidade, também estamos tocando no assunto da personalização, bem como na percepção sobre as necessidades da população. Logo, os modos de diálogo também se modificam com o tempo, adotando novos elementos e deixando outros de lado.

Leia também: como potencializar a experiência do consumidor.

O que faz um profissional especializado em comunicação empresarial?

Uma das funções principais desses profissionais é melhorar a troca de dados. Isso inclui comunicação interna e externa, ou seja, a famosa publicidade. Nesse último item, o indivíduo participa do diagnóstico e pesquisa da reputação da instituição para, assim, guiar o planejamento de como as campanhas serão feitas. No caso do gerenciamento de crise, o especialista é responsável por marcar coletivas de imprensa, emitir notas e, claro, traçar um plano de recuperação.

Vale a pena se especializar nessa profissão?

Certamente, pelas informações trazidas aqui, você deve ter percebido o quanto a comunicação corporativa é relevante para o mercado. Pelas razões destacadas: a globalização e a tecnologia. Logo, é uma questão essencial para qualquer instituição, com fins comerciais ou não.

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