Final de ano é quando muitas pessoas conquistam trabalho temporário tendo em vista o crescimento do comércio por conta do Natal. Neste ano, apesar de atípico pelos efeitos econômicos da pandemia, milhares de vagas foram criadas e preenchidas em todo Brasil. Então, para esses profissionais, o desafio agora é efetivar o emprego.
Aproveitar o momento para se sobressair e tornar-se parte do quadro permanente é uma ótima estratégia! Pensando em auxiliar esses colaboradores a se destacarem em suas funções, o economista especialista em capital humano e referência em empregabilidade, Rogerio Bragherolli, listou oito dicas fundamentais. São elas:
- Flexibilidade: o funcionário deve estar disposto a realizar várias tarefas e a trabalhar em diferentes horários e dias da semana.
- Disponibilidade: é importante se mostrar disponível para realizar atividades extras, além da função proposta.
- Boa comunicação: é necessário ser claro ao se comunicar e estar atento às solicitações.
- Pró-atividade: iniciativa, disposição, bom humor e educação são essenciais.
- Pontualidade e postura: esses aspectos estão diretamente ligados à disciplina e, especialmente para o comércio, são imprescindíveis. Estar à disposição da empresa dentro do horário inicial combinado denota responsabilidade com a função atribuída. Além disso, é preciso se atentar à postura e vestimenta escolhida para trabalhar, pois precisa estar de acordo com o ambiente.
- Aprendizado e interesse: é relevante absorver o máximo possível sobre o trabalho a ser realizado, além de aprender sobre o estilo de liderança e cultura da empresa, se aperfeiçoando para dar o seu melhor. É preciso demonstrar interesse na continuidade do trabalho realizado, assim será considerado na primeira oportunidade de efetivação.
- Espírito colaborativo: é fundamental participar de ações e colaborar com a equipe, essa atitude proporciona destaque.
- Protocolos de segurança: este é um item novo o qual precisa ser incluído no dia a dia. Se atentar às medidas preventivas merece atenção e demonstra cuidado, sensatez, como estar com a máscara, com álcool em gel, manter distanciamento etc.
Bragherolli ressalta: independentemente de ser um emprego com prazo, o trabalhador deve ter em mente o fato de estar sendo avaliado pelo serviço prestado. “Ficar atento a esses cuidados certamente fará diferença. Eles contarão pontos a favor na hora do RH escolher um colaborador para efetivar”, lembra o especialista em empregabilidade.
O vendedor Júlio Souza foi contratado por uma loja em Goiânia (GO) para um contrato temporário. Ele tem seguido dicas como essa para conseguir tornar a posição permanente e começar 2021 com o pé direito. “Tenho me dedicado muito para mostrar meu potencial de ser um colaborador efetivo e valioso para as vendas. Para mim, a melhor estratégia é a proatividade constante”, conta.
Mudanças no mercado
Essas dicas vão ao encontro das mudanças de mercado. Elas estão direcionando profissionais a tomarem conta de suas carreiras de forma diferente e mais planejada. O objetivo é se tornarem indispensáveis em suas posições. Afinal, os avanços tecnológicos permitem a robotização em vários setores.
Por isso, o investimento em competências comportamentais será o diferencial no futuro. Conforme a tecnologia e a automação avançam, habilidades humanas, como originalidade, iniciativa e pensamento crítico tendem a ser mais valorizadas pelos recrutadores. As máquinas nunca serão criativas ou capazes de expressar empatia, logo, as pessoas têm um diferencial.
Portanto, tais características serão decisivas para a sobrevivência no mundo corporativo. Afinal, mesmo com tanto high tech, se faz necessário ter indivíduos emocionalmente inteligentes e capacitados para atuarem de forma integrada às inovações. Vale, então, aprender a fortalecer essas aptidões.
Como você faz para ser reconhecido em seu local de trabalho?