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Gerando líderes empáticos e autênticos 

Notícia | 21/08/2020

Giovanna Cavalli

Há algum tempo as empresas tinham “chefes”, contudo, o termo "líder" é o mais adequado e utilizado nas organizações, atualmente. Afinal, só gestores habilidosos são capazes de conduzir a equipe de maneira eficiente para solucionar problemas, produzir mais e melhor e, ainda, criar estratégias para identificar as oportunidades de crescimento. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

A autenticidade é um fator de destaque em um líder

Mesmo diante de uma crise global, a tão falada escassez de talentos existe e retê-los nesse novo "normal" também exigirá das empresas investimento para criar um ambiente fértil e gerador de líderes autênticos. Esses têm como características a conquista da confiança e empatia do seu time naturalmente. Seja pela habilidade de interação de maneira honesta, buscando soluções, conduzindo as tarefas ou simplificando ações e processos.

Para a head da TackTMI e especialista em carreira e coach, Janaína Rost, eles ainda têm capacidade para inspirar e motivar o grupo e atingir sucesso nos negócios. “Esse dom pode ser desenvolvido em diferentes perfis de pessoas e fazer diferença significativa nos resultados da marca. No entanto, os diretores precisam adotar práticas estimuladoras da criatividade e evolução profissional, a partir do indivíduo”, explica a executiva.

Como despertar líderes?

Preparar esse tipo de dirigente requer muito além de oferecer jornadas flexíveis de trabalho, ambiente lúdico, folgas ou benefícios. Isso é, exige uma série de medidas para os desafiar e estimular. Logo, é preciso investir em experiências e consultorias para criar condições internas favoráveis para essas mentes brilhantes. Nesse sentido, Janaína elencou algumas dicas sobre a formação e treinamento dessas “cabeças” qualificadas. Veja:

Tenha um propósito claro - explore a força, paixões, os valores, a capacidade de gerenciar dos potenciais candidatos, mas sempre com objetivos bem definidos. Dessa forma, antes de delegar a missão a um colaborador, questione qual o propósito, motivo da escolha dessa pessoa e se ela tem todas as habilidades e perfil necessários para a condução assertiva das demandas.

Promova autoconhecimento - conhecer o verdadeiro “eu” é essencial para um gestor genuíno, pois ele precisa saber quais são e como usar seus pontos fortes. Bem como, a maneira de lidar com as limitações e emoções. Explanar essa autocompreensão é possível por meio de ações simples, tais como encorajar o feedback, promover exercícios de avaliação nos quais todos tenham a oportunidade de forma clara e esclarecedora seus colegas.

Liderança com virtude - para engajar e encorajar o staff é preciso transmitir uma imagem segura, ética e transparente. Para isso, o indivíduo deve mostrar claramente as políticas e decisões sempre pautadas em honestidade, compaixão, justiça e coragem.

Mostre paixão - é sempre bom incentivar os cooperadores a fazer perguntas, trocar experiências e compartilhar descobertas com seus superiores. “Nossa humanidade está justamente na capacidade de sentir, de gerar conexões e de nos importarmos com o outro. Logo, agir com empatia aumenta os vínculos sociais e melhora o equilíbrio das emoções durante um período de estresse e ansiedade”, expõe o doutor em psicologia social e CEO da Connekt, Celson Hupfer.

Escuta ativa - como qualquer manual de etiqueta é importante evitar interrupções quando alguma ideia está sendo exposta. Isso demonstra respeito com o ponto de vista do outro. Então, escutar é ouvir além das entrelinhas, lembre-se disso!

Portanto, “o ato de se colocar no lugar dos demais tem um papel fundamental para o bem estar corporativo. Não resolverá todos os problemas e barreiras do universo laboral, mas buscar o diálogo e se colocar em um local de escuta vai contra a maré da violência e reforça o necessário: a nossa humanidade, inclusive e principalmente, dentro do ambiente de trabalho”, finaliza Hupfer.

Fique atento e acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com opiniões de diferentes especialistas. Como são os líderes da sua empresa?

 

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