O “Desafio 10x10” é uma gincana nacional cuja proposta é arrecadar fundos necessários para alimentar dez milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Ou seja, mais impactadas com as consequências da crise econômica atual, causada pela pandemia do Covid-19. Por isso, é preciso de ações rápidas para combater a fome! Quer saber mais sobre o projeto? Então, venha com a gente e continue lendo!
De onde surgiu?
A ação foi idealizada pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores, Edgard Gouveia Júnior, unido ao Founder e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, para criar a maior campanha de arrecadação de recursos do Brasil. Assim, conta com o apoio e união de ONGs, artistas, influenciadores, líderes religiosos e da iniciativa privada para criar uma campanha digital divertida.
Para Gouveia Júnior, será uma forte movimentação do país. “Artistas, esportistas e outras celebridades participarão da gincana influenciando suas respectivas bases de fãs para a arrecadação. Será uma grande mobilização em favor do nosso país, usando o melhor dos brasileiros. Ou seja, sua criatividade e capacidade de entrega em favor do próximo”, diz.
O desafio tem start hoje, 22 de junho, e durará 30 dias. O intuito é transformar a Internet em uma grande “coopetição” (competição + cooperação - lema motor do projeto) virtual, tendo a juventude como protagonista. Logo, é um estímulo do bem, instigando os times a disputarem por quem arrecada mais doações.
O poder da mobilização
O objetivo é o engajamento da Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2000. No Brasil, eles chegam a 30 milhões. Por isso, uma Onda Jovem vai entusiasmar a sociedade. O grupo tem um poder muito ativo e com grande capacidade de influência. A partir disso, essa galera se moverá para arrecadar fundos e motivar mais pessoas para entrarem na “coopetição”, por meio das redes sociais e outros meios on-line.
Quer um exemplo? Você já ouviu falar sobre a mobilização contra as mudanças climáticas promovida pela adolescente Greta Thunberg? Ela é uma referência recente e bem conhecida do poder de comoção social árduo da juventude.
Como funciona?
O jogo será todo feito pela plataforma do Desafio 10x10. Por ela os apoiadores estarão desafiando suas bases de fãs, amigos e parentes. Participar é simples: contribuir para a arrecadação e trazer pelo menos dez novas pessoas de suas respectivas redes. O resultado de todo o esforço será exibido em tempo real.
Os recursos levantados pela gincana do Desafio 10x10 serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais. Elas serão distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa. Esse benefício possibilitará a compra de produtos alimentícios e de limpeza e funcionará, ainda, como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades. Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em recolhimento de doações on-line, e distribuídos pelas reconhecidas ONGs Gerando Falcões, Cufa (Central Única das Favelas) e ChildFund. Juntas, as três têm presença nacional direta ou por meio de parceiros, chegando até a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos.
O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios já apoia esse jogo do bem. Para o presidente da empresa, Carlos Henrique Mencaci, o jogo é um potente dispositivo de superação mundial. “Sempre acreditamos nos jovens como o futuro da nação. Logo, essa iniciativa confirma essa força. Assim, pelo engajamento deles frente à sua expertise na Internet, muitas famílias terão alimentos em sua mesa”, ressalta.
Portanto, entre nessa onda com o Nube! Afinal, “não importa quem vencer, no fim, todos ganham”. Estamos juntos em mais uma missão pelo Brasil!