De acordo com pesquisa realizada pela Right Management, quando os profissionais estão motivados eles são 50% mais produtivos. Entre os motivos influenciadores, está a forma como os colaboradores são tratados e valorizados. Essa missão se intensifica ainda mais em épocas de crise, pois a comunicação interpessoal é drasticamente impactada.
Para André Franco, CEO da Dialog.ci, um diálogo interno eficiente, tanto em termos de conteúdo quanto de canais interativos, é fundamental nessa nova realidade. "A cultura de trabalho já vinha mudando, os funcionários querem se sentir ouvidos, serem protagonistas. Com o distanciamento social obrigatório, novos caminhos precisam dar espaço à participação horizontal da equipe. O necessário é criar senso de pertencimento e oportunidades de escuta ativa", afirma o especialista.
Para facilitar o processo dentro das empresas, ele sugere algumas dicas.
Crie uma linguagem cativante
Investir em conteúdos e formatos atrativos é fundamental para a mensagem chegar a todos e ser absorvida. “O uso exclusivo do e-mail não é envolvente, tem alcance limitado e compete em atenção com outros recursos. Por isso, é preciso criar o interesse, principalmente quando estiverem de home office, com uma linguagem e conteúdos segmentados e próximos com a identificação de cada setor", explica Franco.
Dê voz ao colaborador
Mostrar aos contratados a importância de suas opiniões faz toda a diferença, melhora a produtividade e o rendimento. "Propicie uma intercomunicação com a participação de todos os setores e níveis hierárquicos. Quando o colaborador se sente ouvido ou prestigiado por um gestor, ele enxerga seu ofício valorizado. Com a pandemia, a minha sugestão é realizar videoconferências semanais para todos serem escutados e perceberem o quanto o trabalho está sendo essencial durante a crise", revela o CEO.
Ferramentas de fácil acesso
Um dos desafios das corporações é saber se seus recados foram compreendidos pelos colaboradores. Quando todos estão de casa, esse problema fica ainda mais intenso e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Para Franco, boa parte dos funcionários têm interesse natural por saber mais sobre a empresa e está disposta a usar seus celulares pessoais para interagir com os colegas. “Agora em época de quarentena optar por um canal atuando como uma rede social pode ser a solução. Além disso, a empresa pode aproveitá-lo para postar novidades sobre o contexto de saúde pública", explica.
RH é um aliado
De acordo com Franco, ao escolher uma plataforma eficiente também é possível gerar integrações com o RH. "Ao invés de mensagens informativas, muitas vezes passando batido na correria do dia a dia, o time pode consultar as novidades por meio das redes corporativas, também é uma forma de se comunicar sobre assuntos de Recursos Humanos como holerites, canal de ideias, benefícios entre outros", complementa o especialista
O papel desses canais digitais pode ser ainda mais útil. Segundo André, é possível entregar métricas aos gestores de RH e ter uma visão clara do alcance, absorção e eficácia dos comunicados internos, sabendo exatamente como melhorar seu engajamento.
Ademais, o papel dessa área é crucial para os fluxos corporativos. Marcieli Mantovani, analista de novos negócios do Consignet, aconselha: o caminho adotado é por meio de uma gestão humanizada e empática. “Com as mudanças diárias dos dados sobre a doença, ficar atento a pessoas e seus familiares é necessário. O isolamento, nestes casos, é fundamental e poderá salvar a vida dessas pessoas e das demais. Os recursos humanos podem ajudar e orientar as equipes diante do cenário de instabilidades”, afirma a gestora.
Marcieli também ressalta, agora é o momento de todos se ajudarem: “precisamos continuar sendo humanos. O foco é nos reinventarmos e não deixar de lado os nossos valores. Como vejo muita gente comentando, logo isso tudo vai passar e vamos ter aprendido muito juntos!”
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