Há bastante tempo o inglês deixou de ser apenas um requisito a mais para ingressar em vagas no mercado de trabalho e se tornou praticamente obrigatório para qualquer um conquistar ou melhorar sua posição. Para exemplificar, um estudo realizado pelo Cambridge Assessment English e pela QS Intelligence Unit, aponta: 95% dos empregadores de países não nativos do idioma o consideram importante e o reconhecem como a “língua dos negócios’.
Para testar o nível de domínio declarado no currículo, por vezes, os recrutadores recorrem a entrevistas parciais ou totalmente realizadas em conversações no dialeto de origem britânica. Em situações como essa, até mesmo os mais preparados podem se sentir um tanto inseguros, mas isso não é motivo para desistir de seguir em frente.
Janaína Lima se inscreveu em um curso para desenvolver suas habilidades nesse campo por ter sido reprovada para uma vaga onde o requisito era ter um conhecimento ao menos intermediário para interagir com clientes. “Iria trabalhar na recepção de uma companhia, onde muitos clientes eram estrangeiros. Precisava saber conversar, passar informações, mas não sabia como”, conta.
Para ajudar nesse preparo, Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge English, separou algumas dicas para ajudar a destravar e mandar bem na hora da tão temida seleção. Acompanhe:
Mantenha a calma!
Pode parecer clichê, mas uma das principais orientações é começar fortalecendo a tranquilidade. “Para alcançar certos objetivos é necessário preparo, planejamento, pensar sem pressa e elaborar tudo a ser dito. Isso é de extrema importância para convencer o recrutador do seu real valor”, orienta. Ou seja, para tudo acontecer na maior leveza e naturalidade possível, não existe mágica, mas sim muito foco e estudo por trás em relação ao tipo de interação e de argumentos capazes de convencer a contratante.
Estude as questões mais recorrentes
Dificilmente os recrutamentos vão seguir o mesmo roteiro, mas, não importa a área de atuação, certas perguntas são bem comuns. Levando isso em conta, é interessante estudá-las um pouco mais a fundo e pensar a respeito da resposta antes mesmo de elas serem feitas. Veja abaixo:
Tell me about you/Me conte sobre você
Why did you apply for this job?/Por que se candidatou a esta vaga?
Why should we hire you?/Por que devemos lhe contratar?
Why are you interested in working at (name of the company)?/Por que está interessado em trabalhar na (nome da empresa)?
Why did you leave your last company?/Por que você saiu da última experiência?
Seja direto
Nessa situação, a objetividade é sempre uma aliada. Foque apenas apenas nos questionamentos feitos, sem desviar a atenção para outro tópico. Caso isso aconteça, pode passar uma ideia de dispersão, desorganização ou até te causar maior confusão com a língua durante o momento de tensão.
“Opte por palavras mais simples. É melhor ter certeza de ser compreendido ao invés de tentar impressionar em um momento tão decisivo. Então se lembre: menos é sempre mais”, continua. É importante também falar devagar, com frases bem estruturadas.
Pesquise a respeito da companhia
Seu objetivo é fazer parte dessa organização, certo? Então, se informar a respeito de seu modelo de negócio, cases de sucesso, valores e missão são tarefas essenciais para o processo se desenrole mais facilmente, sem grandes surpresas. O lado bom: esse tipo de informação pode ser encontrada com facilidade no site da instituição.
“Um bom raciocínio é estudar esses pontos, relacioná-los com seu perfil e usar essas conexões para criar argumentos a favor da sua contratação”, conclui. Outra ideia é rascunhar, por escrito mesmo, pequenos trechos dessa reflexão para estimular o cérebro a encontrar as relações e as palavras certas nos momentos chaves.
Siga as dicas e evolua sempre. O Nube acredita em seu potencial!