Nos dias de hoje, as oportunidades para quem fala inglês são cada vez maiores. Seja para emprego, estágio ou jovem aprendiz, o número de vagas é crescente e é preciso se atentar a esse fato. Principalmente depois da ascensão do trabalho remoto pelo mundo, as barreiras geográficas foram derrubadas e o contato com outras nações tornou-se ainda mais fácil. Por essa razão, é de suma importância investir nessa capacitação para conquistar um bom posicionamento no mercado. Sendo assim, aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto e confira por onde estaremos ao longo da semana!
Dicas para ir bem nas entrevistas em inglês!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 68,71% dos entrevistados não aprenderam um segundo idioma por não ter condições financeiras de pagar um curso. Enquanto isso, 16,59% deles não conseguiram tempo para estudar. Por fim, somente 1,79% das pessoas não veem motivos para aprender outra língua. Fica nítido, portanto, o interesse comum dos indivíduos em expandir suas técnicas comunicativas. Pensando nisso, elencamos cinco dicas para ir bem em uma entrevista em inglês. Veja!
Aprenda a falar sobre sua trajetória: antes de tudo, o mais importante é saber se expressar. Pense no repertório padrão de um questionário e treine os relatos a serem contados. “Uma entrevista de emprego em inglês não é um concurso de gramática, tampouco de vocabulário sofisticado. Ela é uma oportunidade de curta duração para o candidato poder provar para recrutadores como é o melhor profissional para o cargo”, comenta Carla D’Elia, Mestre em Linguística Aplicada pela USP e fundadora da SaveMeTeacher.
Não conte apenas com a memória: apesar de algumas informações parecerem super frescas em nossa mente, elas precisam ser praticadas devido a questão emocional característica desse tipo de interrogatório. Na hora de se preparar, é interessante listar todos os tópicos relevantes para vaga almejada e repassar os argumentos. Com esse vocabulário na ponta da língua, o candidato conquista mais confiança e segurança.
Estude a fundo a descrição da vaga: uma dica essencial é se familiarizar com os termos da área de atuação da companhia. Assim, o indivíduo define quais experiências acadêmicas e profissionais ressaltar para persuadir o recrutador. Essa é uma recomendação até mesmo para as seleções em português, mas por se tratar de outro idioma, a atenção deve ser redobrada.
Fuja da ideia de inglês perfeito: mesmo parecendo fácil, é preciso vencer o medo de falar. Se você tem um certo nível de conhecimento e domínio sobre a língua, não hesite na hora de colocá-los em prática. “As emoções têm impacto na forma como a gente se comunica e isso altera a nossa performance. Devemos entender como isso é normal e acontece com todos. Quem ousa falar um idioma estrangeiro erra. Essas imprecisões tendem a ser mais comuns quando estamos sob pressão, certo? E se, ao invés de se afligir com deslize de pronúncia, o candidato se preocupar em mostrar-se um profissional excelente? A ideia é direcionar o olhar do entrevistador com respostas. Se elas forem persuasivas e inspiradoras, qualquer deslize linguístico perde a força. Entrevista de emprego não é exame de proficiência e a empresa só quer saber se você dá conta de fazer seu trabalho em inglês.”, pontua a professora.
Grave vídeos respondendo às possíveis perguntas do entrevistador: independentemente do idioma em questão, existem muitas técnicas de oratória voltadas para o treino na frente do espelho a fim de observar os gestos e expressões faciais. Mesmo sendo uma boa estratégia, a pessoa possui uma certa limitação na hora de rever suas ações para realizar uma autoavaliação. Para alcançar um progresso, é aconselhável ligar a câmera do celular ou computador e fazer as alterações necessárias, afinal, grande parte dos recrutamento são feitos por videoconferência.
A partir de simulações sobre situações de desconforto, é possível se acostumar a elas para não ser pego de surpresa. “O ideal é o candidato assistir às suas gravações observando os pontos positivos e depois avaliar as partes a serem melhoradas. Reconhecer as conquistas contribui para a autoestima durante o ensaio e dá gás para continuar se preparando e aprimorar o necessário”, conclui a especialista.
Acompanhe a trajetória da semana do Nube!
Você sabia? Semanalmente, o Nube visita as instituições de ensino com o objetivo de fazer um contato direto com os estudantes, futuros profissionais do nosso país! Quem encontra os nossos estandes fica por dentro dos inúmeros benefícios do Programa de Estágio e Aprendizagem, além de conseguir realizar o cadastro em nossa plataforma e concorrer a oportunidades no seu perfil. Portanto, veja por onde estaremos esta semana!
Segunda-feira, 22 de maio
Florianópolis (SC): Cesusc (manhã/noite)
Florianópolis (SC): IFSC (manhã/noite)
Florianópolis (SC): Udesc - Esag (manhã/noite)
Belo Horizonte (MG: Estácio Prado (noite)
Rio de Janeiro (RJ): Unisãojosé (noite)
Santana de Parnaíba (SP): Unip Alphaville (manhã/noite)
Bragança Paulista (SP): USF Bragança (manhã/noite)
Pirituba (SP): Anhanguera Pirituba (noite)
Terça-feira, 23 de maio
São José (SC): Anhanguera - São José (manhã/noite)
São José (SC): IES Unidade I (manhã/noite)
Florianópolis (SC): Senac Florianópolis (manhã/noite)
Itatiba (CS): USF Itatiba (manhã/noite)
São Paulo (SP): IFSP São Miguel Paulista (manhã)
São Paulo (SP): Feira Instituto Mauá (manhã/noite)
São Paulo (SP): Feira UNG Centro (noite)
Quarta-feira, 24 de maio
São Paulo (SP): Mackenzie Higienópolis (manhã/noite)
Rio de Janeiro (RJ): ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira (noite)
Balneário Camboriú (SC): UNIBTA (noite)
Santana de Parnaíba (SP): Unip Alphaville (manhã/noite)
Quinta-feira, 25 de maio
São Paulo (SP): Mackenzie Higienópolis (manhã/noite)
Rio de Janeiro (RJ): Electra - Centro (noite)
Guarulhos (SP): Feira UNG Itaquá (noite)
São Paulo (SP): PUC Perdizes (manhã/noite)
Por fim, sempre noticiamos a agenda com toda a sua trajetória. Além de apurar nos finais de semana concursos, cursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais.
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
O Nube incentiva o aprendizado de novos idiomas!