Com o avanço da tecnologia, muitas atividades já pode ser automatizadas e, até mesmo, realizadas à distância. No setor de RH, recursos como a vídeo entrevista agilizam a rotina de selecionadores e candidatos. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a dinâmica.
O processo é feito de maneira remota e segura. Assim, o candidato pode realizar de casa ou de onde estiver, basta possuir um smartphone, tablet ou computador com câmera e acesso à Internet. O conteúdo fica salvo e disponível para o selecionador avaliar.
Marina Fernandes, acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já participou desse tipo de seleção e vê benefícios. “Para mim foi ótimo porque eu estava desempregada há um tempo e não tinha mais condições de ficar pagando transporte para ir até as corporações. É muito bom para ajudar os participantes”, afirma.
Para as instituições, um ponto positivo é a redução de custo. Afinal, com a vídeo entrevista, não há necessidade de tantas chamadas telefônicas, impressão de currículos ou a disponibilização de espaço e recursos para fazer um processo presencial.
Como realizar?
Se você é candidato e participará da reunião à distância, a dica é se preparar. “Pesquisar sobre a empresa e ter autoconhecimento. Assim, você não será pego de surpresa com as perguntas possíveis. Verifique também sua conexão, esteja em um local calmo e sem muitas interferências ou barulhos”, recomenda Victória Almeida, assistente de gestão na CNA Idiomas.
Aproveite e faça nosso curso gratuito “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”.