Visitar lugares repletos de manifestações artísticas e culturais nos dá a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e, ao mesmo tempo, ser uma boa diversão para curtir com amigos e família. Pensando nisso, o Nube separou alguns eventos para você marcar em sua agenda.
Até 8 de dezembro - “Santo Antônio de Sá: Primeira Vila do Recôncavo da Guanabara” - Museu Nacional/UFRJ - Rio de Janeiro/RJ
A mostra reúne mais de 60 relíquias arqueológicas, incluindo peças resgatadas dos escombros do incêndio, o qual destruiu sua sede. O público pode conferir por lá itens como o Tembetá, pequena joia utilizada pelos índios Tupi no século XVI. Outros destaques são faianças, porcelanas portuguesas e espanholas com os brasões de famílias de origem de vários sobrenomes de grande parte dos brasileiros, como os Silva. Venha para a Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro.
Até 20 de dezembro - “Geração 80 no Acervo do CCUF” - Centro Cultural UFG - Goiânia/GO
O conjunto propõe um olhar específico para a arte brasileira produzida na década de 80 do século XX. O objetivo é evidenciar o trabalho de artistas expositores presentes nas três exposições icônicas dos anos 80: “Como Vai Você Geração 80”, “BR-80 Pintura Brasil Década 80” e “Onde Está Você Geração 80”. O evento ficará na Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.
Até 20 de dezembro - “Breakaway” - IMS Paulista - Galeria Bergamin & Gomide - São Paulo/SP
Toni Basil protagonizou uma das obras do artista plástico Bruce Conner, conhecido por revolucionar a videoarte. Em “Breakaway” (1966), a americana aparece em frames rápidos, com efeitos de alto-contraste e luz esbranquiçada. Além das 20 obras, o vídeo será exibido em uma caixa montada especialmente para a ocasião a fim de tornar a projeção uma experiência imersiva. Confira na Rua Oscar Freire, 379, lj. 1 - Cerqueira César.
Até 2 de fevereiro - “Raymundo Colares: de volta à estrada” - Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) - Belo Horizonte/MG
Cerca de 30 obras, entre pinturas, gravuras, guaches, os famosos gibis, o diário pessoal e farto material documental de Raymundo Colares (1944- 1986), mineiro de Grão Mogol, são retratadas no acervo. O artista iniciou sua carreira em 1966, quando entrou para a Escola de Belas Artes da Universidade Federal Fluminense e se tornou uma referência da arte moderna no Brasil. Visite a Rua. da Bahia, 2244 - Lourdes.
Programe-se e amplie seus conhecimentos!