O período de descanso é perfeito para relaxar e se divertir. No entanto, também é interessante para tirar um tempo para investir em si mesmo e se preparar para encarar o próximo ano. Portanto, por meio da arte, é possível se diferenciar e ampliar seu portfólio cultural.
Para isso, o Nube encontrou alguns locais interessantes para você conhecer durantes as suas férias. Todos eles com entrada gratuita!
Até 15 de janeiro - “Quando Não Vejo Mais” - Casa de Eva - Campinas/SP
A exposição da artista visual e fotógrafa Helena Giestas é manifestada em instalações, imagens em suportes de parede, cadernos feitos à mão e transparências. Todas as obras partem de recortes sobre o papel fotográfico, as quais são imagens de pessoas em beiras de estradas de Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo com quem Helena cruza por frações de segundos e em movimento. Viva essa experiência na Rua Desembargador Antão de Moraes, 588 - Cidade Universitária II.
Até 19 de janeiro - “Território de Pesca e Poesia” - Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro/RJ
A poesia presente na fotografia de Luiz Bhering é o destaque da mostra, a qual exibe 26 imagens impressas em fine art de um ensaio sobre a vida na Colônia de Pescadores Z7, na praia de Itaipu, em Niterói. Com curadoria de Mirela Araujo, museóloga do Museu de Arqueologia de Itaipu, é registrada a atividade pesqueira no litoral fluminense a partir das redes, das pegadas na areia, dos barcos, dos cascos das canoas e das expressões estampadas no olhar de cada pescador. Venha para Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.
Até 27 de janeiro - “Linhas da Vida“ - Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo/SP
Conexão, memória e reflexões sobre a vida são os focos de Chiharu Shiota, artista japonesa conhecida principalmente por seus trabalhos intitulados site specific – obra a qual toma forma de acordo com o local onde está instalada. Como uma espécie de retrospectiva, as produções percorrem a carreira de Chiharu. O evento é um convite para o público refletir. Visite a Rua Álvares Penteado, 122 – Centro.
Até 31 de janeiro - “Mamulengo, patrimônio brasileiro” - Galerias CAL e Acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília/DF
Caracterizado por apresentações teatrais divertidas e cheias de humor, o Mamulengo é uma forma de expressão popular protagonizada por bonecos, tipo fantoches, muito comum no Nordeste brasileiro. Os amantes e curiosos dessa “animação” podem conhecer um pouco mais sobre essa cultura, no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Edifício Anápolis.
Programe-se e boa diversão!