Há tempos, vivenciamos uma evolução constante nos modelos de gestão. Antes, eram baseados em conceitos hierárquicos, de repressão e autoritarismo. Contudo, a figura de “chefe” saiu de cena e deu lugar ao “líder”, papel com responsabilidade de influenciar e gerenciar pessoas. No entanto, os desafios não param por aí.
Segundo Dyonata Laitener Ramos, coordenador de projetos no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), em Curitiba, o cenário atual está cada vez mais direcionado pela criatividade e inovação. “O mindset corporativo deve ser ágil e resolutivo. Os novos gestores precisam de alta capacidade de análise situacional e adaptação contínua”, explica.
Além disso, o especialista cita outras exigências para a posição:
1. Soft skills: além dos conhecimentos técnicos, possuir qualidades interpessoais consistentes transmite engajamento e motivação para a equipe.
2. Paixão: é preciso estar apaixonado pelo seu trabalho, ter pensamento positivo e acreditar na sua função. Isso inspira e entusiasma o time.
3. Olho no futuro: acompanhar as mudanças e tendências no mercado contribui para o sucesso do negócio.
4. Investimento nas pessoas: é preciso lidar com indivíduos com objetivos e sonhos diferentes. Dar autonomia ao grupo, incentivar o desenvolvimento de cada um e confiar no potencial.
5. Foco no cliente: identificar necessidades da clientela para entregar as melhores experiências aos consumidores.
Assumir o cargo significa reconhecimento pelo trabalho feito. Thaís Fernandes, supervisora de administração de vagas do Nube, recebeu a promoção com esse olhar. Ao mesmo tempo, surgem muitos desafios e vivências novas por lidar com perfis diversos e guiá-los em prol dos objetivos da empresa. “Liderar é desafiador e maravilhoso. É possível ajudar profissionais a trilhar uma grande carreira e, até chegar a cargos de gestão também”, conta.
Prepare-se para essa função e absorva os aprendizados diários dessa experiência!