Desentendimentos são inevitáveis nas empresas, principalmente em tempos de dificuldades. Estar em uma situação de conflito provoca um estado de pressão interna não calculado, podendo prejudicar todo o processo de trabalho. Como lidar com a circunstância e evitar problemas?
Existem dois perfis nesse tipo de ocasião. O moderador harmoniza a temperatura quando ela se eleva demais, buscando soluções e não culpados. Já o gerador não necessariamente age mal, pois às vezes a discórdia é necessária para a mudança. Contudo, isso deve ser feito com respeito e empatia, buscando sempre o bem comum.
A dica do professor da FGV e da Esic Internacional, Luciano Salamacha, é evitar aumentar o contratempo. “As pessoas aflitas cedem aos antagonismos e consequentemente ao estresse. Quem não tem um colega o qual sofre por antecipação? O problema nem aconteceu e ele já está agoniado com as possíveis consequências. Isso é um desperdício cruel de tempo”, afirma.
Na visão do consultor, o perdão é um pilar fundamental para a gestão de divergências. “Quem perdoa está mais preocupado em medir o próprio desempenho de acordo com a consciência. Já quem não perdoa mede as situações pela régua alheia. Ela age segundo a aprovação externa. Mede o próprio desempenho com base na fala dos outros e não em sua própria crença”, finaliza.
Para Ana Lígia Bacca, gerente de RH na Stefanini, em Brasília (DF), os desacordos são comuns e o desafio é olhar para eles com mentalidade de crescimento. “Ou seja, encarar oposições como aprendizados e uma forma de exercitar a empatia, colocando-se no lugar do outro” afirma.
Assim o caminho é aprender com as dificuldades e tirar importantes lições do conflito. Boa sorte!