O curso de administração é um dos mais populares no Brasil e, certamente, é uma das carreiras com maiores oportunidades de atuação. De acordo com os últimos dados do Censo Inep/MEC, temos 481.768 alunos matriculados na graduação. Contudo, você sabe quais são as principais atividades de quem estagia na área?
A coordenadora do curso na Universidade Santo Amaro (Unisa), Anna Cristina Pascual Ramos destaca de antemão a importância de realizar o estágio desde os primeiros semestres. “O estudante pode ter contato com as principais áreas e, como uma primeira experiência, ganhará uma vantagem competitiva. É a vivência em espaço real de trabalho”, explica.
Segundo a professora, quem possui essa formação pode atuar desenvolvendo tarefas relacionadas ao marketing, recursos humanos, parte financeira, logística e outros segmentos em empresas pequenas, médias e de grande porte. “Isso proporciona uma visão geral da corporação e específica nos diversos setores por onde passam”, pontua.
Evellyn Souza Teixeira confessa gostar dessas inúmeras possibilidades atribuídas ao ramo escolhido. Para a jovem aluna na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, conhecer mais sobre o universo corporativo a motiva a seguir nesse caminho. “Sou envolvida nesse mundo de organização, estratégia e colaboração. Optei por ser mais generalista e aprender de tudo um pouco, mas tenho vontade de me especializar em planejamento e gestão de pessoas”, conta.
Sem dúvidas, a disposição é característica fundamental esperada pelas companhias desses profissionais. Além disso, a coordenadora destaca alguns comportamentos cruciais. “O comportamento, a ética e a diversidade são fatores importantes para o relacionamento no trabalho e para o desenvolvimento humano e social, os quais são os objetivos da profissão do administrador”, ressalta.
E você? Ficou interessado? Pesquise o mercado, converse com quem já exerce a função e veja se você se identifica com esse nicho. Conte sempre com o Nube!