Segundo o relatório do Instituto Gallup, apenas 15% dos colaboradores em 155 países dizem estar de fato vinculados à organização onde atuam. Para os pesquisadores, esse grupo restrito de pessoas impulsiona a inovação e leva a empresa adiante. Fique por dentro com o Nube!
O estudo aponta ainda como o envolvimento dos funcionários catalisa o crescimento. O dado é revelador: profissionais motivados rendem 25% mais em relação a seus pares sem estímulo para o trabalho. Por isso, aumentar o nível de engajamento é a meta principal de muito gestores.
Para Mariza Baumbach, analista comportamental e coach de desenvolvimento humano, do Rio de Janeiro (RJ), a falta de interesse e identificação com a companhia acontece devido a variados fatores. “Motivação é interna, é pessoal, mas ela pode ser afetada pelo ambiente externo, contribuindo para ser maior ou menor. Em contrapartida, temos o incentivo, ou seja, o ato de fazer despertar, encorajar ou ainda estimular alguém a fazer algo”, explica.
Assim, a causa pode partir da instituição, do líder e do próprio funcionário. É possível ser ainda um conjunto de razões. Portanto, os supervisores devem estar atentos e realizar diagnósticos para compreender toda a situação e criar um plano estratégico de resolução do problema.
Veja algumas reações práticas:
1. Identificar o perfil correto para cada vaga.
2. Valorizar os pontos fortes de cada um.
3. Deixar explícitas todas as metas, objetivos e valores da organização;
4. Fomentar o diálogo.
5. Investir em programas de treinamento e aprimoramento.
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