Algumas características são importantes para o jovem se sobressair no mercado. Além do currículo, as empresas têm buscado cada vez mais por colaboradores com competências diferenciadas para a organização. Elas vão além do conhecimento técnico. Saiba mais!
Para Juliana Gama, consultora de recursos humanos na Agos Gestão de Pessoas, em Salvador (BA), primeiro é necessário reconhecer seus pontos fortes e investir neles. “Falar a verdade nos processos seletivos e ter uma atitude ética são requisitos básicos. Aprender a falar de suas vitórias sem arrogância e apontar seus feitos de sucesso com exemplos é uma excelente forma de se destacar”, afirma.
Veja as cinco qualidades mais procuradas pelos empregadores:
1. Trabalho em equipe.
2. Responsabilidade.
3. Liderança.
4. Administração do tempo.
5. Habilidade social.
Para quem está iniciando a carreira, a dica é ser curioso, mas com equilíbrio. Além de estudar e se aperfeiçoar, é muito interessante viver a vida ‘lá fora’ para exercitar a criatividade e novas formas de pensar. Os recrutadores das corporações mais interessantes do mercado têm buscado esse perfil de trabalhador.
Vale a pena investir tanto nas aptidões técnicas quanto nas interpessoais na medida do possível. “É preciso saber lidar com frustrações, ser flexível, automotivado e ter visão sistêmica, ou seja, a capacidade de enxergar o sistema como um todo e não apenas ‘sua parte’”, finaliza Juliana.
É indispensável ter responsabilidade e vontade de aprender. Assim, você ficará na mira das grandes instituições.
Boa sorte!