Você organiza seus gastos? Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 47% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos não realizam o controle das finanças pessoais. A principal justificativa é o fato de não saber fazer.
A chamada Geração Z é considerada a primeira nativa digital, tendo crescido em um ambiente com acesso a grandes quantidades de informação, recursos tecnológicos e propensão ao autoaprendizado. De acordo com o estudo, 18% dela sente preguiça de ordenar as entradas e saídas monetárias ou mesmo não possui hábito e disciplina para tal atividade.
A falta dessa prática pode ser muito prejudicial e levar ao endividamento. Tendo em vista esse cenário, muitas escolas estão adotando a educação financeira. “Essa mudança é positiva, pois preenche uma lacuna existente em nossa matriz curricular. Urge educar para o consumo, para investir e empreender”, afirma Wanderley Carreira, professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro (RJ) .
Afinal, é fundamental fazer um planejamento e não ultrapassar suas possibilidades. O ideal é registrar e tipificar as saídas, anotando todos os seus desembolsos e diferenciando cada categoria. O objetivo é saber para onde estão indo seus recursos e em quais áreas você precisa economizar.
Conte com o Nube e boa sorte!